Eis o motivo pelo qual o Google abandonou os botões virtuais do Android
O Google revelou ao mundo as novidades do Android P durante o primeiro dia do Google I/O. Além das inúmeras novidades que estarão presentes no sistema, a gigante das buscas chamou a atenção de inúmeros usuários do sistema, e também do iOS, por apresentar a nova forma de navegação por gestos do SO. Os debates giraram em torno da suposta "cópia" que o Big G teria feito do iPhone X.
O iPhone X é o celular mais avançado da Apple, mas está longe de ser o mais completo e avançado do mercado. Acontece que, por alguns erros estratégicos de uma e outra fabricante Android, inúmeros modelos lançados após o décimo iPhone acabam passando por comparações e críticas inevitáveis que tocam desde o visual dos smartphones até a forma como as fabricantes estão modificando o sistema.
- Android P: mais importante do que você imagina
- Cinco novidades incríveis do Android P que você precisa conhecer
O próprio Google resolveu abandonar a famosa combinação de botões virtuais - na tela - e abraçar a navegação por gestos, que é mais intuitiva, por sinal. Acontece que Dave Burke, vice-presidente de engenharia do Google para Android, revelou que esse projeto era antigo dentro da empresa e que ele vem com o objetivo de acabar com o botão de apps recentes - multitarefas - e também para manter o sistema mais padronizado entre os fabricantes.
O Android tem esses três botões na parte inferior: home, voltar e outra coisa, o de apps recentes. Nós apenas não queríamos mais botões extras. O iPhone está vindo de um movimento diferente, eles estavam removendo o botão home físico. [Nós] Estamos vindo de um lugar onde realmente gostamos do botão home. O nosso botão home sólido e determinístico que você sempre pode voltar.
O ponto chave aqui, segundo Burke, é que o Google queria padronizar os botões e manter a navegação mais intuitiva, e não "se livrar" de um botão com alguma característica, como o físico de início. O voltar, por sua vez, não foi descontinuado para manter os apps padronizados e não gerar retrabalho aos desenvolvedores. Vale lembrar também que o Android foi o primeiro, entre os grandes sistemas móveis, a levar os botões de navegação para dentro da tela. E a nova versão ficou muito bem elaborada:
"O iPhone X é o celular mais avançado da Apple, mas está longe de ser o mais completo e avançado do mercado. " Haha é seria essa afirmação? Existem melhores, agora dizer que ele está longe é coisa de fanboy.
PS 2: O Ubuntu Phone foi concebido bem antes do iPhone X e foi até onde sei o mais antigo e melhor exemplo de navegação por gestos na tela de um celular, uma pena o projeto não ter vingado.
A minha primeira experiência com gestos foi com o Sailfish OS, gostei tanto que nunca mais voltei pros botões virtuais. No Android eu sempre desativo eles e instalo o "All in One Gestures" — da direita pra esquerda abre o multitarefas, da esq pra dir é o voltar e de baixo pra cima vai pra Home. Esse é meu setup há quase 5 anos em todos os Android que tive.
Queria ter experimentado o Ubuntu Touch, mas não tive oportunidade.
Não sabia dessa possibilidade, se não exigir root é uma solução incrível.
Botões virtuais ocupam espaço desnecessário na tela, por isso sou adepto de botões capacitivos como os da Xiaomi ou Samsung.
Acredito na evolução do sistema mas sempre com a escolha do usuário em primeiro lugar...
Qualquer mudança para melhor é bem vinda, mas acho que é o usuário que deve escolher se quer usar botões virtuais ou navegação por gestos. imposição nesse caso não é legal...
Pelo teste do beta, você tem que ativar a opção de remover os botões e ativar a barra. Não vem como padrão. Até o lançamento final pode vir já ativado, mas pelo beta existe sim essa opção de ficar ou não com os botões.
Muitos já copiaram o notch agora a barrinha no Android, no meu ver não falta mais nada para copiar da Apple pois o design e o sistema já estão bem parecidos
Agora é só baixar um launcher baseado no iOS e fica show HAHAHAHA
kkkk isto é novidade? a versão 5 do redmi da Xiaomi traz está função nativa , vc desabilita os botões virtuais e usa este modo em tela cheia, há pessoas desavisadas que achavam que era um iPhone , por fim que palavrório inócuo este de quem copiou quem , apenas funciona pra preenchimento dos espaços de comentários que absolutamente ninguém de relevância na indústria ou no varejo lê .
acredito que seja somente uma nova forma de usar, para aproveitar melhor a proporção das novas telas 18:9 tbm ...
O Google não copiou esta função da Apple, pois como eu havia dito anteriormente, o "hover", ou seja, esta prática de interação com o sistema por meio de gestos com um botão, vem lá de 2012 com o time Paranoid Android estreando a com a famosa rom AOSPA 4.
Não vi vantagem nesta nova barra de navegação, com hover e voltar juntos, visto que no passado, o hover nativo da custom rom Paranoid não necessitava de um botão back para interagir. Eu particularmente acho bonita a barra de navegação transparente com o hover. E seria interessante ver o Android P com uma barra de navegação mais simplificada, já que o sistema inteiro está mais prático.
Resposta simples: porque a Apple fez. Sad but true.
Se copiou ou não o IOS, isso é subjetivo, afinal quantas vezes a Apple já copiou também o Android?
Um recurso do IOS que é muito interessante é arrastar o dedo da esquerda para a direita, para voltar a página por exemplo. Já dizia Chacrinha, nada se cria, tudo se copia.
Se alguém lança algum recurso interessante, o concorrente vai e trás, se ele agrega algo a mais, também não vejo problema. Ruim ao meu ver, é copiar algo inútil como o Notch, que é feio, de gosto duvidoso, já vi até usuário de iPhone achar feio.
Cheguei a ler em outro site, que o Android P ou 9, será uma espécie de inicialização para o novo Fuchsia, acredito que em 2019 virá esse novo sistema, mas a pergunta que fica é, e o Android, vai acabar?
Se o Fuchsia será mais abrangente, irá funcionar no mundo desktop e smartphone, precisamos de mais informações, já pensou comprar um aparelho com Android e ser descontinuado por causa do Fuchsia? Agora fica essa dúvida no ar.
Preferiria pie control nativo.
Bacana essa mudança do google!
Agora quero ver esse Android P em pelo menos 70% dos Smartphones!
Verdade, ficou mais intuitivo e o material de design saio da mesmice, gostei.
Se todo mundo comprar aparelho novo ou então instalar custom rom, pode ser que aconteça kkkkk
É uma questão de logística! Mais telas menos botões virtuais e barra de notificações iremos ter, até pq isso faz a tela aparentar muito maior do que ela é. Não considero cópia mas um processo natural das telas "infinitas".
O Moto Z2 Play possui os gestos no sensor de impressão de digital. Cara, É MARAVILHOSO! Não consigo mais viver sem! Esses botões virtuais já eram pra ser extintos há tempos.