Review do Nokia 7 Plus: o Pixel acessível que o Google nos negou
A Nokia está de volta. A marca controlada pela HDM Global foi a mais comentada no Mobile World Congress 2018 graças à apresentação de seus novos smartphones. O Nokia 7 Plus faz parte de um pequeno grupo de recém-chegados e, após algumas semanas de testes abrangentes, estamos agora prontos para avaliar este dispositivo. Então os usuários vão se empolgar para este novo smartphone Android One?
Prós
- Design original
- Detalhes exclusivos
- Grande exposição
- Ótica Zeiss
- Bateria de longa duração
- Android One
Contras
- Acima do preço médio
- Aplicativo da câmera Nokia poderia ter alguma melhoria
A HMD Global está mirando alto com esse lançamento
O Nokia 7 Plus deixa claro que a marca finlandesa tem muito a dizer sobre o cenário internacional dos smartphones. A HMD Global não está mais vendendo o dispositivo como um dispositivo de entrada e atualmente você pode encontrá-lo por US$ 389 em sites estrangeiros e de importação. Com isso, ela espera entrar em um segmento de mercado mais competitivo.
Há uma concorrência acirrada de smartphones como o Honor 9, o HTC U11 Life, o Huawei P20 Lite, o Samsung Galaxy S7 e muitos outros que certamente serão difíceis de superar, mas os compradores ainda estão atentos à Nokia.
A Nokia oferece um design original
A montagem e fabricação do Nokia 7 Plus é impecável. A HMD Global demonstrou que, apesar do fato de que várias mudanças de design (belas ou feias) terem passado, ela sempre manteve um excelente nível de qualidade de construção.
A estrutura do smartphone é em alumínio e a tampa traseira ( que não é removível) é uma capa fosca de seis camadas que parece ser plástico. Um anel de cobre envolve tudo, o que dá ao Nokia 7 Plus um design inconfundível. O logotipo da Nokia no corpo, o detalhe ao redor da câmera, o leitor de impressões digitais e a tela também são de cor de cobre. O smartphone está disponível em branco ou preto, ambos com detalhes em cobre.
Falando do sensor de impressão digital, descobri algo curioso: o smartphone é quase do mesmo tamanho que o Google Pixel 2 XL, e até a capa do Nokia 7 Plus se encaixa perfeitamente no smartphone do Google (com impedimentos óbvios aos botões laterais e câmera). O leitor de impressões digitais está no mesmo local.
É inegavelmente reminiscente do Pixel 2 XL
A forma, o tamanho, os cantos arredondados e as bordas ao redor da tela também são virtualmente iguais aos do Pixel 2 XL do Google. Colocar os dispositivos lado a lado facilita confundi-los. A diferença está na tecnologia usada: a Nokia usa um display IPS diferente do LG AMOLED usado pelo Google.
O painel de 6 polegadas em um formato de 18: 9 com resolução de 1080 x 2160 pixels tem cores brilhantes e agradáveis (mais do que meu amado Pixel, tenho que admitir) e tem brilho suficiente para qualquer tipo de iluminação interna ou externa.
A resolução também é suficiente para tirar proveito de alguns aplicativos de realidade virtual, a menos que você seja um usuário realmente exigente. Os pretos não são perfeitos por causa da tecnologia de exibição, mas pelo menos não ficam grisalhos quando você inclina o dispositivo.
Embora tenha um modo de exibição de ambiente, pois o clima e as notificações são exibidos quando você pega o dispositivo na tabela, ele não apresenta uma função de exibição sempre ativa, o Display Always On.
Todos deveriam vir com esse software
O Nokia 7 Plus vem com a versão mais recente do Android Oreo 8.1, sem qualquer personalização. Os patches de segurança já foram atualizados para abril de 2018, e a Nokia mais uma vez ficou muito atenta às atualizações e experiências que os usuários esperam.
O Nokia 7 Plus também faz parte do programa Android One. A HMD está, portanto, comprometida em fornecer ao smartphone uma versão do Android puro (com a adição de alguns aplicativos essenciais) e atualizar o sistema do dispositivo por pelo menos dois anos após seu lançamento. Patches de segurança podem ser implantados por mais tempo.
Portanto, se você está procurando uma experiência tranquila e rápida e atualizações rápidas, não ficará desapontado com o Nokia 7 Plus. As únicas adições de software que notei incluem o aplicativo Câmera (discutido abaixo) e o útil aplicativo Nokia Mobile Care. Ele contém o manual, o bate-papo com suporte, as perguntas mais freqüentes, um mapa dos centros de serviço Nokia mais próximos, o status da garantia e links para fóruns da comunidade Nokia.
Desempenho que não desaponta
O SoC usado neste smartphone é o Snapdragon 660 da Qualcomm. O chip possui uma CPU octa-core (Kryo 206 4x2.2 GHz e Kryo 260 4x1.8 GHz) e 4 GB de RAM. O chip mantém o smartphone funcionando sem problemas em todas as situações, incluindo mídias sociais, edição de fotos, operações de arquivos ou navegação na Internet.
A GPU Adreno 512 garante que a maioria dos jogos seja executada sem problemas. Os maiores problemas vêm com jogos graficamente exigentes, como Dungeon Hunter Champions, PUBG ou Final Fantasy XV Pocket Edition. Com um chip mid-range, o desempenho ainda é excelente e está em pé de igualdade ou até melhor que a concorrência.
Nokia 7 Plus: Resultados dos benchmarks
Smartphone | 3D Mark Sling Shot Extreme ES 3.1 | 3D Mark Sling Shot ES 3.0 | 3D Mark Ice Storm Unlimited ES 2.0 | Geekbench 4 - single core | Geekbench 4 - multi core |
---|---|---|---|---|---|
Honor 9 | 1849 | 2989 | 28775 | 1870 | 6561 |
ZTE Blade V9 | 446 | 805 | 12738 | 769 | 3908 |
Google Pixel 2 XL | 3581 | 4763 | 38069 | 1873 | 6291 |
Nokia 7 Plus | 1330 | 2018 | 26385 | 1634 | 5865 |
Como você pode ver nos resultados de benchmark, a CPU do Nokia 7 Plus não está longe do mais potente Snapdragon 835 do Pixel 2 XL. As performances gráficas ainda ficam para trás, por isso não é um smartphone para jogadores hardcore, mas é mais do que suficiente para 99% dos jogos e aplicativos.
A memória interna é de 64 GB e é expansível com um cartão microSD. Ele vem com Bluetooth 5.0, Wi-Fi 802.11 ac, NFC e um slot para o segundo cartão SIM, caso você queira abrir mão da memória.
Nokia 7 Plus – Áudio
O Nokia 7 Plus certamente não oferece o áudio mais excitante na categoria. O único alto-falante mono está localizado na parte inferior do seu smartphone, então você provavelmente estará cobrindo o telefone com as mãos. O som está em sintonia com muitos outros smartphones disponíveis no mercado: se você deseja uma melhor experiência de áudio, recomendo que você emparelhe seu smartphone a um alto-falante sem fio via Bluetooth.
Felizmente, além de usar a porta USB Type-C como uma saída de áudio, a HMD Global decidiu ainda incluir uma conexão para fone de ouvido na parte superior.
Uma linda e simples câmera
O Nokia 7 Plus vem com uma câmera traseira dupla. A primeira câmera é uma lente grande angular de 12 megapixels com abertura f/1.8, enquanto a segunda tem abertura f/2.6 de 13 megapixels com uma lente telefoto 2x. Ambas as lentes são feitas em colaboração com a Zeiss e a câmera principal também possui uma detecção de fase PDAF autofoco que usa tecnologia dual pixel e é incrivelmente rápida.
Pude experimentar a câmera à luz do dia e em condições difíceis, como em dias cinzentos ou chuvosos. No escuro, aparece alguns granulados que pioram a qualidade geral da foto e reduzem consideravelmente os detalhes. Isso não é preocupante, já que o smartphone tem uma câmera que pode competir com outros smartphones nessa faixa de preço. A segunda câmera com a lente telefoto é certamente mais útil do que um segundo sensor preto-e-branco na vida cotidiana.
A câmera selfie de 16 megapixels também possui lentes Zeiss com uma abertura focal de f/2.0. Os resultados são suficientes, mas são certamente piores que as duas câmeras traseiras.
O aplicativo da câmera é simples e bem trabalhado. Você pode alternar entre os modos automático e manual simplesmente movendo o botão de liberação do obturador uma vez. Movê-lo pela segunda vez abre controles manuais circulares no estilo do Nokia Lumia. Para retornar ao modo automático, você simplesmente move o botão de liberação do obturador na direção oposta.
Ele vem com recursos Dual e PIP que já vimos no Nokia 8, que permitem que você tire fotos ou grave vídeos usando as duas câmeras ao mesmo tempo.
Dois dias de autonomia sem problemas
Aqui é geralmente onde eu lamento sobre baterias de smartphones. Nos testes dos smartphones mais recentes que pude usar, tive que me render a apenas um único dia miserável de uso leve (não vou citar o smartphone coreano de primeira linha em questão) ou sequer um dia inteiro com outros modelos.
O Nokia 7 Plus não se enquadra em nenhuma dessas categorias, com um resultado de 9 horas e 58 minutos no benchmark de PC Mark Battery Work 2.0. Em nosso ranking, ele vem como um smartphone com uma das baterias mais duráveis. No uso diário, isso significa dois dias de uso completo sem sacrificar GPS, Wi-Fi, 4G ou aplicativos que consomem muita energia.
Facebook, Messenger, WhatsApp, Slack, Telegram, Gmail e Inbox são apenas alguns dos serviços em constante operação e sincronização nos smartphones que uso: apesar de tudo isso, o Nokia 7 Plus pode chegar a dois dias de uso sem precisar ser recarregado.
A bateria de 3800 mAh combinada com o software otimizado e as especificações técnicas suficientes, mas não muito poderosas, garantem excelente durabilidade. Ele é carregado através da porta USB Type-C e o carregamento rápido suporta os padrões 5V/3A, 9V/2A ou 12V/1.5A.
Nokia 7 Plus – Especificações Técnicas
Quer um Pixel, mas não tem orçamento? Invista na Nokia
Este veredito final deve aplicar-se a grande parte da nova gama Nokia com o Android One ou Go. O Nokia 7 Plus é um smartphone com excelente qualidade de construção e um design exclusivo que é reconhecido entre milhares de outros smartphones monótonos. O software no dispositivo pode ser um pouco monótono: o Android puro bem atualizado e responsivo pode ser um pouco chato, mas de um jeito bom. A melhor característica de qualquer novo smartphone deveria ser o Android feito da maneira que o Google quer que ele seja executado. A Nokia está aproveitando isso.
O Nokia 7 Plus encontra-se em uma faixa de preço difícil e lotada, mas certamente será capaz de satisfazer seus compradores. Embora não seja o dispositivo mais poderoso no mercado e não tenha os recursos mais fortes, este Nokia provou ser um smartphone completo, sem fraquezas reais.
O que você acha da nova gama de dispositivos da Nokia, incluindo o Nokia 7 Plus?
Prefiro meu HTC 10 ,a única coisa em que ele poderia ser melhor é a autonomia da bateria! Falaram que o Oreo melhoraria o consumo a autonomia mas fez exatamente o contrário.
Um belo aparelho, sem dúvida.
Nokia dona do mundo ❤️
Android puro e bom só pra performance , de resto é uma merda
Top
Só faltou o som estéreo pra ser o meu smart dos sonhos.
Já gostei por apenas 3 letras NFC.
Usas NFC brother? Nem sei o que é isso, mas acho que o meu Moto G5 Plus tem!
Usava mais no moto Z e Z2 pra fazer recarga de bilhete único..
agora tô com um MiA1 e sinto falta ainda mais agora com o Google play ..... Que precisa ter NFC
Qual é o Google Play que você tá falando? É a loja dos app?
Ah, mas o trabalho que a HMD está realizado com a NOKIA é uma delícia... A cada dia que passa, mais vontade eu sinto de sacrificar o meu smartphone e comprar um finlandês.
Confesso que este 7 Plus, assim como o 8 Sirocco, trazem à tona uma identidade visual totalmente diferente do que vemos hoje em dia, mantendo o tradicional design "barra" em toda a linha, encantando em cada detalhe. Combinando com o Android praticamente puro, a harmonia entre hardware e software é incomparável, mesmo com muitos top's de linha vendidos no nosso varejo.
A partir do momento, e se a NOKIA começar a vender em terras brasileiras, uma legião de fãs nostálgicos comprará os seus produtos apenas por causa da sua qualidade de fabricação excepcional.
Mas eis a questão.... Será que ela um dia vem pra cá?
Acho difícil!
Por isso o "e se" kkkk'
Ainda tenho guardados alguns Nokias antigos e também venho gostando desse resgate da Nokia pela HMD, graças aos quais estão saindo celulares Nokia modernos mas sem perder a essência da antiga Nokia. Minhas únicas ressalvas são a falta de som estéreo para uma boa experiência de áudio (ninguém conseguia superar os Nokias antigos, aliás, ainda não vi um celular moderno que faça frente ao som do lendário N95) e o Android Go, mas nesse caso é questão de gosto mesmo, já que prefiro a interface Android modificada e nesse ponto acaba lembrando mais a Nokia dos Lumias pela falta de personalização do que a Nokia do tempo do Symbian com ícones coloridos e bem trabalhados e que você ainda podia colocar temas, até hoje sinto saudades dos temas que utilizava no meu 5530.
Dos aparelhos lançados pela Nokia considero esse 7 Plus o mais bonito deles mas é um intermediário... Aí já não compensa pra mim.
Só gosta de tops de linha brother Soterio?
Só brother. Sempre usei os tops desde o começo com Android...
Sei que existem intermediários que funcionam muito bem mas tem coisas que só um top proporciona, principalmente quando o assunto é câmera.
Mas esse Nokia 7 Plus é um intermediário premium, quase um top, mas nunca um intermediário premium terá a mesma experiência de um top!
preço de Premium mas perde para os concorrentes...
Como vcs fizeram a compra dele? Aonde? em q loja?