5 novas funções do Galaxy S6 e do Galaxy S6 Edge
A sexta geração do carro-chefe da Samsung não veio sozinha. Junto ao Samsung Galaxy S6 também foi apresentado o S6 Edge. Ambos os dispositivos deixaram muitos com a boca aberta, não apenas por seu design renovado, mas também por suas novidades de software. Testei ambos os aparelhos durante um tempo para oferecer a seguir uma análise das suas principais funções.
Antes de começar com as funções, gostaria de fazer uma breve introdução falando do software de maneira geral. Junto à nova estratégia da Samsung se encontra a limitação do seu software, ou seja, uma interface mais simplificada para evitar o temido atraso ou engasgo.
A fabricante quis simplificá-lo ao máximo. Assim, por exemplo, no menu de Configurações não encontraremos cinco grupos, mas quatro, reduzindo também as opções (de 44 aproximadamente para 26). Por outro lado, também foi criado um novo sistema de cores, fazendo com que o usuário associe uma cor para cada grupo.
Por último, cabe destacar que tampoco temos muitos aplicativos da fabricante, simplesmente as clássicas ferramentas (calculadora, calendário, notas...), S Health, S Voice e Samsung Pay. A estas temos de adicionar três aplicativos da Microsoft: OneDrive (com dois anos de serviço na nuvem), OneNote e Skype.
1. O diferencial do Galaxy S6 Edge
Começaremos falando das funções exclusivas do S6 Edge, que não se encontram no S6. O restante das características de software que vou descrever estão em ambos os dispositivos.
People Edge
Esta opção nos permite conferir cores a nossos 5 contatos mais frequentes. Dessa forma, se tivermos o S6 Edge com a tela para baixo em cima de uma mesa, poderemos reconhecer quem está ligando através de uma onda de cor configurada. Dependendo da superfície e da luz da casa, essa onda pode ser mais ou menos visível.
Se não pudermos atender à chamada, só teremos que colocar nosso dedo indicador sobre o sensor de ritmo cardíaco para que o sistema automaticamente recuse a chamada e envie uma mensagem de "ligarei de volta em breve" ou a frase que quisermos.
Notificações na lateral
Para ter um acesso rápido às notificações só precisamos deslizar o dedo pela lateral de cima até embaixo. Dessa forma serão mostradas as notificações e teremos também acesso a nossos feeds do Twitter, por exemplo, e às informações sobre a hora e o tempo. Essa possibilidade também se encontra no Note Edge.
Relógio noturno
O Galaxy S6 Edge também compartilha com o Note Edge a função de relógio noturno. Essa função o converte em um relógio para nossa mesa de cabeceira, permitindo que através da lateral vejamos a hora, sem que se consuma demasiada bateria, uma vez que o restante da tela permanece apagada e a luz da lateral se mostra mais fraca.
2. Sensor de impressão digital
A Samsung mudou o sistema de reconhecimento da impressão digital, integrando um sensor de posicionamento, ou seja, não é preciso deslizar o dedo, e sim simplesmente colocá-lo sobre o sensor. Pude testá-lo e asseguro que foi uma ideia fantástica porque funciona com muito mais precisão do que antes.
Como é habitual poderemos registrar várias impressões digitais, e com este sistema não só desbloquearemos o dispositivo, mas também validaremos nossos pagamentos com o Samsung Pay.
3. Câmera
Quanto à câmera, encontraremos várias novidades sobre as quais falamos com detalhes num artigo próprio (link logo abaixo). De todo modo, a seguir farei um resumo do principal.
De entrada notaremos uma mudança na interface, mais de acordo com a filosofia de reduzir bloatware e aumentar o aspecto intuitivo. Dessa forma, os modos se mostram numa mesma tela, sem necessidade de deslizar o dedo para acessar o restante. Entre esses modos, cabe destacar o Virtual Shot, que nos permitirá fazer fotos de 360 graus; o Pro, para aqueles que quiserem controlar melhor a qualidade de suas imagens; Slow Motion e Fast Motion. Para modos extras, basta baixar mais.
Por último, a função de HDR em tempo real passa também para a câmera frontal, e a Samsung adicionou o Tracking AF, ou o que seria em português rastreamento AF, função perfeita para tirar fotos de objetos em movimento como, por exemplo, crianças ou animais. Os amantes de selfies também ficarão felizes com o Wide Selfie e a possibilidade de passar a mão para tirar a foto, função já apresentada pela LG.
4. Smart Manager
Um dos aplicativos que a Samsung acrescentou é o Smart Manager, através do qual poderemos controlar o uso da bateria, memória interna, gerenciamento da RAM e segurança. A função de segurança escaneará o dispositivo para localizar possíveis malwares ou vírus. Além disso, o Knox incorpora a Active Protection para evitar que a nossa conta seja hackeada, bem como o acesso de firmwares desconhecidos.
5. Vídeos em 4K
A câmera do Samsung Galaxy S6 e do S6 Edge pode gravar vídeos em 4K. A isso devo acrescentar que a reprodução de vídeos na tela do S6 Edge é uma maravilha graças à curvatura da sua tela. Tive em minhas mãos ambos os dispositivos reproduzindo o mesmo vídeo, e a sensação é muito diferente. No Galaxy S6 Edge a imagem fica mais envolvente.
Como conclusão devo mencionar algo de que a Samsung abriu mão em seus dispositivos: a resistência à água e à poeira, talvez o primeiro ponto negativo dos carros-chefe para alguns usuários.
O que você acha que ficou faltando no Galaxy S6?
Será mesmo que o Galaxy S6 é uma cópia do iphone 6? O que me diz disso, um smartphone da Samsung Ativ S lançado em 2012 . Kkk
Moto g é melhor..... Kkkkkk
tu é burro ou tem demência?
Realmente pra quem não entende o Moto G é bem melhor mesmo. Kkkk
Para os que dizem q a Samsung copiou o I6 no design procurem uma ft do Samsung ativ s e vejam quem copiou quem (o ativ s foi lançado bem antes do I6)
A Samsung inovou SIM esse edge ai foi uma das maiores provas, na minha opinião o único regresso foi a remoção da resistência a água
e como sempre essas funções ai de recusar colocando o dedo são bem inúteis (Só pra impressionar assim como o air gesture) e acabaram esquecidas no uso comum do smart
Recusar e air gesture são inúteis!? Útil.é usar com joguinhos? Crianças...
no meu moto x2, p recusar chamadas n precisa tocar no cel. é só passar a mão sobre a tela, ou então falar recusar chamada.
Leitor de digital, Samsung Pay e corpo de alumínio? Se algum dia a Apple deixar de fazer iPhone, a Samsung fecha a divisão mobile.
O Apple Pay não inovou, já existia o sistema de pagamentos por NFC da Google que veio em 2011 se não me engano, leitor de digital já tinha no Motorola Atrix 4G, lá em 2011 também, e corpo de alumínio? Sério? Não se lembra do Nokia N8 que saiu em 2010, que tinha o corpo todo em metal?
kk percebe-se que voce nao manja nada de cel
ja tive o nokia com corpo de aluminio, ja tive o atrix com leitor de impressao digital..tudo isso em 2010..2011
agora só por que uma empresa coloca isso em um cel outras nao podem?
Muito legal. Top esse celular.
Notificações na lateral e o people edge são bobagens. Único avanço real foi no leitor de impressões digitais, o restante é marketing pra enganar os ingênuos. E o S Voice não faz sentido, deveria ser retirado. Continuo distante da marca.
Deve andar de ônibus né cara? Svoice é o futuro. enquanto dirijo, faço tudo pelo Svoice. Svoice é simplesmente tudo!
Quanto mais leio sobre o S6 Edge mais me apaixono.
cara .. o pior qe tem tantos apps para armazenamento em nuvens.. a maioria ai tem PC pra backup.. e qer enfiar tudo no celular coisa que nem sabe qe tem lá.. música dos 4 anos de idade qe nem lembra mais qe tem... e qer mais GB ...nunca eh suficiente.. na minha opinião 16 gbs pra quem sabe usar e administrar seu smart esta de bom tamanho..
32gb suficientes
vou de z3 ainda parece top
Realmente o aparelho ficou muito bonito, mas infelizmente no momento pelo simples fato de não possuir entrada para cartão de memória, USB 3.0 e até a resistência à água eu não faria muita questão principalmente em relação ao primeiro. Isso de dizerem que cartão memória deixaria o sistema "lento" e mito a muito tempo, e outra hoje eu compro um aparelho de 32gb que aparentemente será o suficiente para meu uso após passado alguns meses que eu necessitar de algum espaço a mais serei obrigado a trocar de aparelho ao invés de apenas colocar um microsd. Meu próximo aparelho será da linha note com certeza.
E se a linha Note seguir esse padrão de não ter entrada para SD? Haha.
consumir 32 gb hoje em dia com nuvens dando 25gb de graça é foda