Fala pessoal, fiz uma conta só para responder vocês he-he...
Não sei se já alguém já falou isso, mas o grande problema para quem atualizou para o Lollipop (independente se ser a versão GPE ou o soak test da Motorola), é que foi atualizado o Bootloader, e é aí que mora o problema. Muitos dizem que o bootloader do Lollipop é incompatível com o KitKat, o que não é verdade, já que é possível fazer o downgrade normalmente (se seguir umas regrinhas que irei colocar mais adiante).
Mas agora vamos ao que interessa, por que que está dando hard brick no Moto G quando se tenta fazer o downgrade?
Primeiro, é importante destacar quais são as duas maneiras (que eu conheço, claro) de se fazer o downgrade:
1 -> Através do fastboot;
2 -> Através de um backup nandroid (backup do kernel, system, cache, userdata, etc.) previamente criado.
Se você foi um dos que fez o backup nandroid antes de instalar o Lollipop, parabéns, você poderá regressar normalmente, tendo que apenas restaurar o backup (porém você terá que encontrar um custom recovery compatível com o Lollipop, o que de acordo com os garotos do Fórum XDA está difícil).
Se você não é um desses usuários super-protetores (assim como eu), só resta uma coisa, o fastboot. Porém, é pelo fastboot que a grande maioria dos donos do Moto G tem brickado o smart, e agora eu vou dizer o porque.
Acontece que o pessoal tem seguido os vários tutoriais da internet de como reinstalar o KitKat e sem perceber, estão dando flash que, nestas circunstancias, estão matando o Moto G, que são os arquivos gpt.bin e o motoboot.img. Mas você deve estar pensando: 'por que, se eu sempre usei eles e nunca tive problemas?', acontece que, como eu já havia dito, o Lollipop atualizou o bootloader, e esses dois arquivos em questão são os arquivos do bootloader (motoboot.img - bootloader; gpt.bin - uma espécie de guia das partições, anda lado-a-lado do bootloader) do KitKat, no caso, e é isto que está dando incompatibilidade, pois o usuário está tentando instalar uma versão mais antiga do que a instalada.
Neste caso (vamos ao que interessa agora), pode-se fazer o downgrade para o KitKat desde que siga estas duas regras básicas?
1 -> JAMAIS, eu repito, JAMAIS digite estas duas linhas
"mfastboot.exe flash partition gpt.bin
mfastboot.exe flash motoboot motoboot.img";
*1.1 -> Cuidado dobrado com os arquivos prontos (aqueles, por exemplo, flash.cmd, que executa todos os códigos de uma vez) , pois ele pode estar dando flash nesses dois arquivos, e, se isto acontecer, é um caminho sem volta (por enquanto...). Eu recomendo digitar linha por linha ;*
2 -> INSTALE (dê flash) a versão 4.4.4 do KitKat, e não na 4.4.2, 4.4.3, ou qualquer outra que não seja a 4.4.4.
Seguindo esses passos, você pode sim voltar para o KitKat, porém, como nem tudo são flores na vida, ao fazer o downgrade, irá ficar um pequeno bug na tela, mas basta bloquear a tela e desbloquear que ele irá sumir e voltará apenas quando você reininciar o aparelho de novo (você verá rs).
Mas é isso aí pessoal, desculpa pela enrolação toda, mas basicamente é isto.
Segue abaixo um tutorial que eu testei (sou um sobrevivente do soak test da Motorola) e consegui retornar para o KitKat (até ver que tinha sido liberada a 5.0.1, mas isto não vem ao caso )
Tutorial = hhide.me+L0O (substituia o + por / (não posso publicar link ). Para quem não manja do inglês, é só fazer o seguinte: baixar o arquivo em questão (link na frente de 'Download 4.4.4 Firmware'), extrair, colocar o smart em modo fastboot e executar o arquivo bat que está incluído, simples não? rs
Qualquer coisa, só chamar
Ah, lembrando que isto é apenas para quem ainda está no Lollipop e quer fazer o downgrade, ou seja, você não irá 'desbrickar' seu Moto G fazendo isto (mas eu nunca testei, então... Quem sabe você da sorte rs, tentar não mata).
Fui
Conteúdo editorial recomendado
Com o seu consentimento, o conteúdo externo é carregado aqui.
Ao clicar no botão acima, concorda que o conteúdo externo poderá ser-lhe exibido. Os dados pessoais podem ser transmitidos a fornecedores terceiros no processo. Pode encontrar mais informações sobre isto no nosso Política de Privacidade.