O fim melancólico e previsível do Google+
O Google anunciou que, em pouco tempo, sua rede social Google+ fechará as portas. É claro que a notícia não surpreende e nem pegou ninguém de surpresa, dada a baixa relevância da plataforma entre as demais redes do momento.
O Google+ nasceu como uma forma de dar continuidade ao legado Orkut, que caía em relevância e popularidade na medida em que o Facebook atraia novos usuários ao redor do mundo. Em junho de 2011, quando lançado, já pairava no ar a sensação de que o Google não teria um futuro promissor com a plataforma, que não oferecia nenhum diferencial em comparação com os correntes.
É válido destacar, contudo, que com o advento dos smartphones e da internet móvel no Brasil, o Google+ foi a primeira rede social da Google que podia ser completamente usada em versão funcional pelo celular. O aplicativo do Orkut, por exemplo, era pouco conhecido e usual numa época em que a plataforma que dominava o país era o Bada e o Symbian. Em 2012, o Google+ ganhou um upgrade com as comunidades e as coleções que chegaram junto com um app móvel mais completo.
A Google fez inúmeras mudanças na rede entre os anos de 2013 e 2015, incorporando serviços da própria empresa de forma nativa, como Gmail e YouTube. Na época, até mesmo ferramentas para edição de imagens do Snapseed foram adicionadas na rede social, que passou a deixar de ser o centro interativo dos serviços Google para os usuários em meados de 2016.
Hoje, a empresa anunciou que, para o consumidor final, o Google+ deixará de funcionar em 2019. A ideia da empresa é mantê-lo como uma plataforma voltada ao mundo corporativo, uma espécie de mix de Slack com Trello, talvez. Assim como o Hangouts, a empresa aposta que esse público será capaz de tirar mais proveio da plataforma.
Legado do Google+
Além de ainda funcionar para entusiastas da tecnologia que usam as comunidades como fórum, o Google+ contribuiu fortemente no desenvolvimento de produtos usados por nós hoje em dia. O primeiro caso é próprio Snapseed, que se tornou uma referência em editor de imagem para celulares. O Hangouts também atingiram seu ápice na rede social e, atualmente, atendem o público final e corporativo no que diz respeito a chamadas em vídeo por grupo e backup de imagens.
Quem não se lembra do Google+ Local, que era um aplicativo separado instalado de fábrica em celulares Android. Antes de separá-lo da rede e conectá-lo ao Maps, a Google ofereceria um guia completo de restaurantes, bares, estabelecimentos e serviços que podiam ser avaliados por usuários do Google+. Hoje em dia este é um dos recursos mais fortes do Google Maps, o Local Guide.
Por fim, devo dizer que o Google+ foi um laboratório que funcionou bem para a Google, da mesma forma que o Google Allo serviu para tornar o Google Assistente mais forte. Sabemos, contudo, que o início do fim da rede social se deu no próprio dia em que ela foi anunciada.
Você sentirá falta do G+?
Fonte: Blog do Google
Falta de respeito pelo usuário não deixou como resgatar fotos e arquivo
É uma pena que o G+ será desativado. É a única rede social com cabeças pensantes e criativas. No Facebook, por exemplo, há muitas futilidades, fofocas, exibicionismos e vaidades, como por exemplo, fotos de alguém que viajou, fotos de aniversário, casamento, etc., ou seja, são fatos que devem pertencer apenas ao álbum de família, e não a uma rede social. No facebook as pessoas postam a foto do novo namorado(a), o almoço, a balada, etc., resumindo, é puro exibicionismo.
As pessoas que não gostaram desse padrão foram para o G+, local onde há mais informação, cultura e muito bom gosto. Infelizmente o G+ vai acabar. Espero que o Google volte atrás e desista da ideia de desativar o G+.
Orkut foi ótimo, enquanto prestou, já o G+, nunca fez tanto sucesso, quando o Orku chegou ao fim, a maioria migrou para o Facebook, que era a rede que estava ganhando força na época. O Facebook também tinha essa premissa de muita informação técnica compartilhada, que alguns encontravam no G+ ou no antigo Orkut.
Hoje podemos dizer que o Facebook que é praticamente uma rede de compartilhamento familiar, político partidária, ou, uma fábrica de memes e "lacradores" de plantão. 😆
Antes de fechar o Orkut, a Google já tinha anunciado o G+, agora anuncia o fechamento do G+ e parece que não está oferecendo nem uma alternativa? Até que para suprir a falta do Orkut, temos os similares criados por brasileiros como o o www.orkutbr.como e o www.orkutando.online, mas o G+ tomou característica diferente, só a Google mesmo poderia criar um alternativa a altura.
Sentirei falta, não apenas para os forums, no G+ tem muita pagina oficial de jornais, revistas e sites famosos e costumava comentar muito por lá.
O Google+ é totalmente diferente de outras plataformas, suas postagens são mais solft, temos uma interação nunca vista com todos os fotógrafos do mundos, às comunidades são fantásticas, se conectam com outras comunidades através de seus membros. Só em não "mimimis", faz o diferencial de excelente plataforma e tenho certeza que gera muitos custos-benefícios, para muitos com grandes mercados nas áreas de fotografias. Google+ é tudo para os fotógrafos: interagimos com fotógrafos do mundo da fotografia, conhecemos outras culturas através das imagens de fotos, estamos sempre sendo informados de novos equipamentos da fotografia e da mídia, informações de turismo(travel), trabalhos, workshops, escolas de cursos de fotagrafias, excursões dos ramos fotográficos, e muitos mais...vejam quantos evento gera o Google+, na minha opinião, é imprescindível esta ferramenta, têm-se é que melhorar sempre esta plataforma para da um "UP", para bons investimentos relacionados à multimídia. Um fator preponderável para a sobrevida do google+, é o uso da conectividade com outras plataformas, como por exemplo o "google fotos", suas postagens de fotos perdem o mínimo de definição, em relação à outras plataformas.
À extinção, matará milhares de fotógrafos que vivem exclusivamente de fotografias, sem falar em outras áreas que investem nesta excelente plataforma *"GOOGLE+"*...
@iridisilva
@irydphotography_
É a única rede social que vc posta fotos sem perder a qualidade e a resolução. Embora tenha ótimas ferramentas, adimito que o layout do G+ não é tão intuitivo. Não tem aparência de rede social
Não utilizo muito. Até o Facebook está cheio de minimi... Gosto do VK (Vk.com/ronybar) sem mimimi ao menos por enquanto.
Eu Gostei Que O Google Tirasse O Google + Para Mim Não Faz Diferença nenhuma
Vejo alguns comentando q o Goggle+ é inútil, gostaria q dessem, nesses mesmos comentários, sugestões de redes sociais úteis.
Uso o VK. Muito bom, falta crescimento de brasileiros.
Com o fim do google plus, deve ganhar alguns membros. Pura Falta de Marketing, android é a plataforma mais usada, o google plus e o Hangouts deveriam ser líderes no q se propõem, infelizmente, o google n se interessou por eles.
Poxa, triste mesmo, o Google Plus é o melhor lugar pra agregar conhecimento técnico, principalmente na área de Suporte/Informática, além das comunidades de smartphones são sensacionais, não sei o que a Google pretende com isso, pois uso diariamente para esse propósito.
É aí que está.
São comunidades de nicho.
Mas nichos não são suficientes para uma plataforma cuja intenção era destronar o Facebook.
Queria muito que o Google criasse uma rede tão bacana quanto o Orkut, que tinha as comunidades que eu adorava e principalmente, gente em paz. O Facebook virou a rede do desgraçamento da mente a muito tempo.
Conheça o VK.COM. vai adorar.
Triste não é ver a morte de mais uma rede inútil, mas não ver surgir algo relevante. Aí entristece!
Se o facebook cair num abismo e sumir, pra mim não fará qualquer diferença. Alias aquilo lá é chato pra caramba, não é de hoje que enche o saco. Vou aguardar, sem esperanças, que o pessoal do Google 'invente' algo não tão enfadonho quanto o G+.
Não precisa esperar. Conheça o VK.COM vai adorar. Pode pesquisar antes.
Uma pena, ultimamente o Facebook está contaminado pela política.
Assim como o Orkut, vou sentir falta das comunidades.