Cambridge Analytica: para Proteste, Facebook tem que recompensar usuários
A Associação de Consumidores Proteste, junto com outras associações que fazem parte da Euroconsumers, se reunirá com o Facebook na próxima quarta-feira, 11 de abril, em Bruxelas, na Bélgica. A pauta será o recente uso indevido de dados por parte da Cambridge Analytica, através de um aplicativo associado ao Facebook. Além da Proteste, participarão do encontro Test-Achats, da Bélgica, OCU, da Espanha, Altroconsumo, da Itália e Deco Proteste, de Portugal.
Após o escândalo, o grupo enviou uma advertência formal ao Facebook, questionando o envolvimento de consumidores desses países - Brasil incluso - no vazamento de dados. O Brasil aparece entre os dez países mais afetados, com 443 mil usuários atingidos.
Durante a reunião, a Proteste e as demais entidades de defesa do consumidor pretendem deixar claro que não irão admitir que o caso envolvendo a Cambridge Analytica seja encarado como um caso isolado. Em comunicado à imprensa, a Proteste disse que “o presente escândalo vai além disso, sendo apenas um sintoma de um sistema mais amplo que precisa ser revisto e corrigido, dizendo respeito à sistemática coleta e compartilhamento de dados com terceiros, sem que os consumidores tenham ciência desse fato ou recebam qualquer benefício”.
A ideia é questionar a rede social a respeito de como ela pretende recompensar os usuários pelo uso indevido de seus dados, e um reembolso financeiro será proposto.
Além disso, pretende-se pressionar o Facebook para que “ofereça imediatamente aos seus usuários as ferramentas necessárias para que estes se tornem os verdadeiros e justos gestores de seus dados”. Em nota, o grupo prometeu, ainda, cobrar mais medidas.
“Como Organizações de Consumidores representando um Movimento Consumerista já bastante maduro, estamos prontos para unir forças com agentes de mercado responsáveis para, juntos, promovermos as condições para um desenvolvimento econômico social estável, com base em uma nova cadeia de valor digital. Cabe ao Facebook escolher o seu lado nessa discussão”, diz o comunicado.
E você, o que acha dessa compensação financeira?
Fonte: Proteste
Esperava um pouco mais da segurança do Facebook, e nem adianta dizer que se livrou pq não usa ele. Os principais aplicativos do mercado pertencem ao Facebook como o WhatsApp e Instagram...
rede social que só tive por pouco tempo
"Porque eu não tenho nada a esconder"
Não tenho muito a comentar, visto que, não uso essa rede social e nem tampouco, tenho conta .
Está livre brother!
Mas deve usar o WhatsApp que pertence ao Facebook tbm kkkkkk, meio difícil fugir...
Como disse o AC isso não funciona no BR mesmo que funcionasse eu estaria de fora por não ter Facebook, dessa eu escapei agora só falta um escândalo com o Google...
Ai o negócio fica louco einh
E desde quando isso funciona no Brasil?! Se eu morasse em outro país, com governantes sérios e comprometidos com o cumprimento da lei, eu teria motivos pra comemorar, mas...
Mas o Brasil é seríssimo brother AC! ^^
Eu me refiro aos governantes. Eu vou consertar o texto pra não causar um mal entendido.
A única coisa séria que tem no Brasil é a galera que faz memes, o resto é piada 🤣
Isso foi poético! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Aceito um Pixel 2XL!
^^
Aceito um s9+
Aceito um OnePlus 5T...nem precisam pedir desculpas. 🤣
Também aceito um OnePlus 5T!
Aceito um S9+
É aqui que estão distribuindo celulares? Se for, eu quero um Note 8 ou um S9+.