Facebook: há cinco anos tentando desbancar o Snapchat
Desde os seus primeiros dias de vida, a rede social de Mark Zuckerberg foi alvo de um processo movido por dois diretores da Harvard, faculdade que Mark frequentava, que o acusaram de copiar uma rede social criada por eles, a HarvardConnection. Em seu currículo, além de fatos semelhantes, estão muitos outros temas contraditórios, que envolvem, inclusive, pessoas que o ajudaram a fundar a rede social, como o brasileiro Eduardo Saverin. A última obsessão de Zuck é o Snapchat, rede social que a empresa do executivo vem tentando descambar há cinco anos.
O início: Snapchat recursa oferta de compra pelo Facebook
O Facebook tentou comprar o Snapchat durante a primeira quinzena de novembro de 2013, conforme foi noticiado na época pelo Wall Street Journal. A oferta, de 3 bilhões de dólares, não veio do acaso, visto que a empresa de Zuckerberg já estava incomodada com a ascensão da rede social juvenil. A oferta foi recusada pelo fundador do Snapchat, que não estava disposto a abrir mão da sua recente criação naquele momento.
Alguns anos antes, o Facebook havia comprado o Instagram por menos da metade do preço que foi oferecido ao Snapchat. Isso não significa que Zuck e sua turma não vinham investindo em ferramentas que pudessem derrubar o app concorrente. O que talvez eles não contavam naquele momento era com a recusa da oferta pelo executivo, de apenas 23 anos. Desde então, o Facebook passou a copiar o Snapchat de todas as formas possíveis, como um método de demostrar publicamente que a rede social 'não ficou por baixo'.
2012 - 2013: Poke e Instagram Direct
O Poke foi o primeiro app-cópia do Snapchat, lançado em meados de dezembro de 2012. A proposta do aplicativo era simples: permitir que os usuários trocassem imagens que eram deletadas em segundos. O Poke fez pouco sucesso e ainda se envolveu numa polêmica, visto que somente este app armazenava dados e informações do usuário no servidor do Facebook, enquanto que no Snapchat essas informações eram deletadas. O app durou dois anos.
Em 2013, por volta do mês de novembro, o Facebook entrou com a oferta de compra do Snapchat. Não deu certo, e logo em dezembro, a empresa resolveu incluir uma função semelhante a do Snapchat em um de seus apps, o Instagram. Nascia, em dezembro daquele ano, o Instagram Direct.
A proposta dessa função era fazer com que os usuários trocassem fotos de forma privada, feitas na hora, e que pudessem ser enviadas individualmente ou em grupo. No Instagram Direct o usuário tinha maior controle sobre quem visualizada o conteúdo, mas ele não sumia da conversa ou era removido do servidor do Facebook.
2014 - 2015: Slingshot e novo Instagram Direct
O Slingshot foi um divisor de águas para o Facebook, que passou a deixar mais claro sua perseguição contra o Snapchat publicamente a partir desse lançamento. O que este app fazia? Com ele, usuário podia enviar fotos e vídeos que eram destruídos após algum tempo, mas o outro contato só conseguia visualizar o arquivo enviado quando o mesmo trocasse fotos com o remetente.
Este app, o Slingshot, foi o responsável por inaugurar a moda dos desenhos em cima de imagens, exibindo canetas, emojis e pincéis que podiam ser usados para escrever por cima desses arquivos. Como esperado, o Slingshot não vingou e já foi removido da Play Store.
Em setembro de 2015, o Facebook resolveu integrar o Instagram Direct a um novo esquema de compartilhamento. Se antes o usuário precisava tirar uma foto para iniciar uma conversa, agora era possível compartilhar fotos e vídeos diretamente do feed para que esse processo fosse iniciado. Ainda hoje este recurso está presente através do ícone de seta, que aparece ao lado do balão de comentários.
2016: MSQRD e Instagram Stories
Depois de investir no mesmo formato de seu concorrente várias vezes, o Facebook resolveu fazer mais. A empresa adquiriu o aplicativo MSQRD, que faz uso da realidade aumentada para oferecer máscaras para fins de uso em redes sociais. Para quem não sabe, esse feito foi bastante difundido entre os usuários graças ao Snapchat, que permite que seus usuários utilizem esse tipo de filtro.
Ainda no ano de 2016, o Facebook resolveu modificar o Instagram mais uma vez, adicionando ao app a função Stories. Foi a primeira vez que esse nome foi visto pelos usuários, e esse formato seria implementado, mais tarde, em muitos outros aplicativos da empresa. O Stories é basicamente o Snapchat, salvo algumas mudanças, como a ausência de máscaras de realidade aumentada.
2017: Flash, WhatsApp Status, Messenger Day e Facebook Stories
Na virada do ano, logo no início de 2017, Zuck e sua equipe lançaram o Flash, uma criação voltada para mercados emergentes, onde o acesso às redes sociais fazem sucesso. Ao contrário do Instagram Stories, mas igual ao Snapchat, o app utiliza os filtros de realidade aumentada e vem com a mesma proposta de compartilhamento instantâneo entre os usuários.
O sucesso deste app é questionável, visto que o mesmo ainda está no Google Play, ao contrário de parte dessas "criações" que falamos até aqui.
Por fim, chegamos às últimas investidas do Facebook: novo status do WhatsApp, Messenger Day e Facebook Stories. Esses dois últimos chegaram recentemente e, segundo relatos de pessoas próximas a mim e de leitores do site, muitos usuários do Facebook sequer estão dando atenção ao formato manjado. O que é pior aqui é que essas funções dentro destes apps não copiam apenas o Snapchat, mas elas duplicam uma experiência de uso que o usuário pode encontrar no Instagram Stories, e que também é mais completa por lá.
O Facebook começou apostando em apps próprios para desbancar seu rival, mas as coisas começaram a surgir efeito a partir do momento em que o formato que deu certo no Instagram. O que a empresa não esperava, contudo, é que os usuários do seu app mais usado no mundo, o WhatsApp, fossem se incomodar com essa presença do "Snapbook" no mensageiro.
Este implemento resultou em críticas por todo o mundo, fazendo com que a empresa tivesse que voltar com o status antigo, que também era pouco usado. Porém, a empresa parece que não aprendeu com a experiência negativa obtida no WhatsApp, visto que, após esse processo, o Stories chegou ao Facebook e ao Messenger.
Onde mais teremos Stories?
É impossível prever o desfecho dessa novela que se iniciou a partir de um 'não' que não foi bem aceito por Mark Zuckerberg. O Facebook parece não se importar com a experiência de uso, implementando recursos idênticos em apps que contam com propostas distintas. Vejam bem; ninguém quer, ou tem, o interesse de se filmar, fotografar e compartilhar sua vida todos os dias ou através de três ou quatro apps diferentes.
Segundo o site TechCrunch, desde o lançamento do Instagram Stories, o fluxo de visualizações de perfís de celebridades no Snapchat foi reduzido entre 30% e 40%. Contudo, este ainda não é um cenário ruim para o Snap, que recebeu investimentos consideráveis no último ano para ampliar suas operações.
Se Zuck quiser minar o Snapchat, como ele pretende, precisará de pelo menos mais cinco anos...ou mais.
O que você acha?
No Instagram até achei legal, mas no Facebook, no Messenger e no whatsapp achei totalmente desnecessário, tá parecendo uma criança mimada com inveja do brinquedo do amigo. Isso tá me deixando mais interessado em usar o Snapchat mesmo.
Ah, gostaria muito que o Messenger não fosse mais obrigatório para poder conversar com os amigos do Facebook.
O Instagram é definitivamente meu app favorito e ter essa função de stories implementou o app. Já li relatos de pessoas que não usam mais o Snapchat devido ao Insta possuir este recurso semelhante.
15 megas não aguenta carregar um vídeo no FB sem travar.
Tô com medo de abrir minha casa e ter um stories também
difícil...fora que o app é pesadíssimo
Pq os desenvolvedores são ruins, o google+ é totalmente leve e fluido.
Nenhum consegue chegar aos pés do Snapchat, agora ao invés de consertar os bugs da porcaria do app do Facebook deixou ele mais pesado do que já é e consumindo uma porrada de dados. É incrível como uma das maiores empresas do mundo consegue ter um dos apps mais porcos da Play Store.
"O que você acha?" - Eu acho tudo isso uma palhaçada só. O Facebook tem que se focar no que ele tem e faz de melhor e não ficar copiando mal as funções dos outros aplicativos e deixando o Facebook cada vez mais pesado e com funções inúteis.
Resumindo, tio Mark não gosta de ouvir um "não", e simplesmente copia tudo, ai fica essa merda em que todas as redes sociais tem elementos do Snapchat -.-'
Vai ficar mais 10 anos tentando!
O mesmo está acontecendo com o Whatsapp desde 2015 tentando ser o Telegram (mas sem sincronização em nuvem, n adianta).
E com o G+, onde o Mark foi um dos primeiros a testar a rede e a copiar diversas funções, mas como sempre, aplicando de forma bem ruinzinha no Facebook.
YouTube é outro tbm, na qual eles cometeram a gafe injusta de transformar o conteúdo do YouTube no player deles, na qual não gera visualização e nem paga o gerador de conteúdo, os Youtubers!! É roubar demais na cara dura.
Por mim tudo pode ser copiado desde que seja BEM APLICADO, boa usabilidade, leve prático e bonito. Pq o mundo capitalista é assim
O Facebook tem que parar de copiar as funções
e inovar
criar algo que ainda não conhecemos...
Porque não juntar tudo em um App apenas?
Por causa da pirraca do mark agr tenho que conviver com um whatsapp poluido com uma funcao que nao uso
pirraça do mark! Haahaahahahahahaa
Boa brother!
Zuckerberg, pára de enfiar essa p*rra de função Stories em todos os app, que esse troço consume uma memória absurda. Procure ajuda profissional pra superar o toco que você tomou do criador do Snapchat, querido!
Hahahahahahahahahaha!
eu acho que o Android pit como devi ter um meio de comunicação com eles podia ouvir agente é mostra as reclamações nossas contra Facebook e o Facebook Messenger com história
De uma maneira ou de outra o Facebook tem conseguido se manter.