O que mais consome bateria no seu smartphone está na sua frente! Saiba como evitar isso
Ainda que os smartphones tenham tido uma incrível revolução de recursos ao longo dos últimos nove anos, a duração da bateria deste tipo de dispositivo ainda é uma pedra no sapato na vida dos engenheiros do setor. Como eles ainda não acharam um componente que faça com que as baterias durem mais tempo, o jeito foi lançar acessórios que permitam que o seu telefone fique ligado mais tempo: basicamente baterias auxiliares e capas com baterias auxiliares. Além disso, estabelecimentos em geral tendem também a colocar um sem-número de tomadas para que você não fique na mão na hora de carregar seu celular.
Convenhamos que andar com uma “penca” de acessórios ou depender de tomadas para manter nosso smartphone funcionando não é das coisas mais agradáveis. Contudo, existe um jeito mais simples e prático de fazer com que seu telefone fique ativo durante boa parte do dia: verificar o que realmente consome energia no seu aparelho, principalmente a tela, o item que mais demanda “esforços" da energia.
A piada que você lê abaixo – muito boa por sinal – foi extraída de um tuíte que retrata uma realidade que seria cômica se não fosse trágica: a bateria de boa parte dos smartphones costuma se esgotar a uma velocidade que nos faz perguntar se estamos manuseando um telefone ou uma usina hidrelétrica mobile.
Bom vou nessa a gente se fala outra hora minha bateria vai acabar ta em 78%
— Kelly (@a4038789) 10 fevereiro 2015
Tela: use com parcimônia
Sim, sabemos que você gosta de ver fotos, filmes e rodar aplicativos em uma tela brilhante, cheia de cores e com tudo o mais que o seu smartphone oferece. Legal! Mas você não precisa manter a tela no modo “FullMehaHIperHD” em 100% do tempo. A bateria continuará consumindo energia? Sim. Mas de maneira muito mais reduzida.
Observe como anda o desempenho da sua tela
O Android oferece um recurso bem útil para que você visualize a quantas a tela do seu smartphone está exigindo da bateria. Vá em Configurações > Bateria e verifique qual a porcentagem de consumo energia a tela é responsável. No caso do meu smartphone (um Zenfone 5, da Asus), o display está em segundo lugar no ranking e é responsável por 17% do gasto (de um total de 7h e 21m com o smartphone ativo).
Se você quer saber um pouco mais sobre esse consumo, clique na opção “Tela” e você verá quanto tempo da bateria o display tem consumido. Por exemplo, de um total de 7h e 21m com o meu telefone ligado, a bateria consumiu 1h 6m, ou seja, 17% do consumo da bateria.
E se você acha que esse gasto é excessivo, basta ajustar o uso de energia. Clique na opção "Tela" e reduza o brilho da mesma ou selecione o modo "Brilho automático”:
Ou ajuste o tempo em que o aparelho deve permanecer ativo antes de entrar em modo repouso:
E você? Nos conte quais são os seus truques para fazer com que a tela não esgote a bateria em pouco tempo. É só escrever em nosso espaço de comentários logo abaixo.
rayllefher boa dica
Me devolvam meus 2 minutos de vida.
Pra controlar o brilho da tela eu uso o "Lux" e pra gerenciar o tempo em que a mesma vai ficar ligada, eu prefiro deixar tudo automatizado também e nesse caso faço uso do "Gravity Screen Pro". Pense em dois apps úteis!? O segundo ainda ajuda a prevenir o uso excessivo do botão power e o primeiro regula o brilho da tela pra mais forte ou mais fraco dependendo do ambiente em que estou. Perfeitos!!!
"uma usina hidrelétrica mobile."
isso seria bom teríamos muita energia, pra dar e vender
que baita dica hein?
...
Tópico semanal de "como evitar o gasto de bateria e blá blá blá".
Mas ajustar a tela para um brilho muito fraco e desligamento muito rápido é um saco. Prefiro um fast chargeve uma tomada amiga no caminho se necessário.
Uso o Aplicativo Caffeine. Com ele mantenho o desligamento automático no mínimo (15 seg.) e escolho manualmente ou automaticamente por aplicativo, quando quero que a tela se mantenha ligada. Alem de funcional e leve o aplicativo não vem com propagandas invasivas. Recomendo.
Meu LG G3 consome uma bateria quando a tela ta ligada.Porém com a tela desligada, tipo uma noite inteira ele está com 35%, ele amanhece com 34% ou 33%.
Resumindo...quem sonha com telas 2k, saiba que se o smatphone não tiver uma bateria parruda (moto x force, moto maxx) vai sofrer com o descarregamento rápido.
Realmente, o que mais consome bateria está na nossa frente e se chama...
SMARTPHONE!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Perfeito! Kkk
A melhor dica que me deram para economizar bateria é:
- Conheça seu smartphone (seus prós e contras);
- Use com sabedoria cada recurso.
Só essas duas bastam.
Tem muitas pessoas que reclamam que seus smartphones não têm duração boa de bateria, mas quando você analisa o uso da pessoa, você vê que o problema é a pessoa e não o smartphone.
Existem pessoas que quando não estão em redes sociais, estão vendo vídeos ou jogando, fazendo uso do smartphone por horas ininterruptas, sem pelo menos dar uma pausa. Haja bateria para essas pessoas né.
O grande vilão das baterias eh vc que não para de mexer no celular Hauhauhau
Tem ninguém ligando pro cara nem notificação de nada, mas o sujeito vai lá liga e desliga a tela do celular parecendo um pirado!!!
Uma coisa que consome bastante energia tbm são as telas QHD!
Quem tem um LG G3 ou LG G4 sabe do que estou falando!!
Relmente cara, eu tinha um g3 e nem usava ele tanto assim a bateria não aguentava o dia todo nunca
Exatamente brother Ciganows!
Os Samsung consomem menos por serem amoled. Eu gosto de telas 2K.
Bruno, pq no smarts da Asus consumo do sistema operacional sempre fica em primeiro lugar? acho estranho, tive um Zenfone 2 e era a mesma coisa....