A indústria dos dados: mais um serviço quer aprender às custas da sua privacidade
O filósofo Thomas Hobbes criou a máxima de que "conhecimento é poder". Some a isso o fato de que quem detém dados, detém o poder e você terá a ascensão de empresas como o Google e o Facebook. Sob a desculpa de criar um serviço melhor e mais preciso, muitas empresas estão exigindo o acesso aos seus dados e informações. Desta vez foi o aplicativo Evernote que anunciou uma mudança na Política de Privacidade da sua plataforma organizacional.
Atualização: Equipe de Evernote volta atrás e revê nova Política de Privacidade
Com o objetivo de melhorar a aprendizagem automática (machine learning), os funcionários da companhia poderão acompanhar os dados inseridos pelos usuários do Evernote a partir de 23 de janeiro de 2017.
Assim como a Google faz a cada vez que você faz uma pesquisa por voz no buscador ou mesmo usando o aplicativo Google Allo, o Evernote quer sua máquina aprendendo com as notas dos usuários, por exemplo, para que no futuro consiga agir de uma forma "mais humana". Desta forma, a partir do estudo de reconhecimento de padrões, o computador aprenderá com o usuário.
Não precisa ir mais longe neste artigo para entender que a empresa que entregar o melhor serviço baseado em Inteligência Artificial é que vai dominar o conhecimento e, logo, o poder. Por isso, muitas destes serviços precisam ter acesso aos seus dados e formas de comportamento.
De acordo com a nova Política de Privacidade do Evernote, os funcionários poderão "realizar exercícios de supervisão das tecnologias de machine learning aplicadas ao conteúdo da conta". Ainda, segundo a empresa, apenas funcionários que estão envolvidos em projetos específicos poderão acessar os seus dados, e que esse número é limitado.
O Evernote vai te dar uma falsa sensação de opção
Ao contrário de alguns serviços que obrigam o usuário a compartilhar dados para continuar usando o serviço, o Evernote diz oferecer a chance de desmarcar a opção "Permitir que o Evernote use meus dados para melhorar minha experiência" a partir do painel de administrador.
Note que até a descrição da mensagem tem um cunho negativo para quem optar por não compartilhar os dados, pois parece que você não quer que o app melhore a sua experiência, quando na realidade você quer apenas privacidade!
Contudo, mesmo que você remova a essa permissão, ainda assim os funcionários do Evernote poderão acessar os seus dados em casos como "violação dos termos e serviços" do Evernote; caso haja necessidade de "manter e melhorar o Serviço"; e "a fim de cumprir com obrigações legais":
Os Funcionários da Evernote Acessam ou Revisam Meus Dados?
Abaixo estão as circunstâncias limitadas com as quais podemos precisar acessar ou revisar suas informações de conta ou Conteúdo:
Acreditamos que nossos Termos de Serviço foram violados e a confirmação é necessária ou, caso contrário, nós temos a obrigação de rever o seu Conteúdo tal como descrito em nossos Termos de Serviço;
Precisamos fazer isso por motivos de suporte ou para manter e melhorar o Serviço;
Sempre que necessário para proteger os direitos, propriedade ou segurança pessoal do Evernote e seus usuários (incluindo a proteção contra possíveis spams, malwares ou outros problemas de segurança); ou
A fim de cumprir com nossas obrigações legais, tais como responder a mandados, ordens judiciais ou outros processos legais. Nós protegemos constantemente a privacidade do Conteúdo de sua conta e, sempre que for possível, nós lhe avisaremos previamente caso sejamos obrigados a cumprir com o pedido de terceiros para fornecer informações sobre a sua conta. Por favor, visite a nossa página de Informações para Autoridades para mais informações.
Criptografia dos dados como solução
O próprio serviço sugere que, se o seu conteúdo estiver criptografado, os funcionários da empresa não poderão acessa-lo. Logo, se você deseja garantir que ninguém leia as suas notas, a criptografia do conteúdo é a solução. Saiba como fazer isso aqui.
E aí, você é a favor do uso dos seus dados em prol da otimização de serviços de terceiros ou contra?
Fonte: Evernote
Obrigado AndroidPIT
:D
Privacidade vs. comodidade, essas são as duas escolhas.
Vixi tou fora
ATENÇÃO!!! Com a repercussão negativa, a Evernote não alterará mais sua política de privacidade nos termos em que fora mencionado anteriormente. Será realizada uma revisão para uma nova estrutura em alguns meses. A publicação oficial está no blog da Evernote. Abs.
Não que a Microsoft faça isso, mas mudei pro OneNote desde quando começaram a me limitar a 2 dispositivos.
Bom, pelo menos estão notificando os novos procedimentos.
Não uso & nunca usarei
Coincidência ou não, 1 dia antes de ficar sabendo dessa novidade, cancelei minha conta Premium e apaguei tudo. Havia passado a usar o Evernote com conta Premium porque passei uma temporada usando Windows 10 Móbile e tive que abrir mão do Google Keep. Mas agora que voltei ao Android, migrei todas as notas para o Keep.
Sobre a atitude do Evernote, achei descabida.
E isso não é interessante, seus dados nas mãos de outros é perigo constante, não abro mão da minha privacidade!!!
O problema de viver offline, é viver offline.
Muitos querem levantar a bandeira da tal "privacidade" mais nem percebem que estão se contradizendo, se vão ao banheiro o Facebook sabe, tudo que fazem ou falam, ou pensam o Facebook tá ciente, privacidade é sinônimo de descrição.
Por isso que não uso mais Facebook. Uso moderadamente, mais vendo postagens dos outros do que postando, o Instagram
As pessoas falam em privacidade, é só largar o Facebook, as pessoas entrega tudo da sua vida nas redes sociais e depois reclamam de privacidade?
Pura hipocrisia
Hoje em dia, no mundo civilizado, não existe privacidade. Quem quiser tê-la, precisará largar tudo e viver como um ermitão. Simples.
Super verdade
Não daria meus dados em troca de "melhorias" não. Esse é um dos motivos que eu abandonei a ferramenta de pesquisa do Google.
Abandonou mesmo? Puxa, e está sobrevivendo na internet como? com o Bing (ou bang) ? Yahoo (melhor se fosse "uaí")?
Esse é o valor a se pagar para ter recursos autônomos.
Sou usuário do Evernote e não gostei dessa ideia. É claro que eles podem estar apenas se protegendo legalmente de algo que eles já fazem. Afinal, quem usa o app já deixa os dados com a empresa e não sabe o que ela faz com eles. Ainda assim, considerando a coerência do serviço, os dados ainda tinham privacidade.
O ponto principal é: por maior que seja o volume de dados dos usuários do Evernote, deve ser uma migalha comparado ao que a Google recolhe em todos os seus apps (gmail, maps, calendar, play, google+) e muito inferior ao que o Facebook e Twitter recebem. Em razão desse volume pequeno, no caso de utilização para treinamento de inteligência artificial para aprender com hábitos dos usuários, talvez seja um recurso pequeno e que demore demais pra dar um retorno.
Então fica a minha questão: será que não é apenas uma forma de autorizar a "bisbilhotar" os dados e repassar referências de interesse em produtos, serviços ou preferências diretamente das anotações dos usuários???
Com a repercussão negativa, a Evernote deu um passo atrás e não mudará mais os termos de sua política de privacidade. A publicação está no blog oficial da Evernote. Abs.