Eu usava o Google Maps de forma errada e não percebia
Descobri recentemente que estava usando o Google Maps de forma limitada, um pouco errado. Por muito tempo me limitei a colocar o endereço destino e usar o recurso de navegação. Isso seria um erro meu? De forma alguma, mas existem outras formas de se usar o Maps e que melhoram nossa experiência com este aplicativo tão completo.
Expandindo minhas escolhas dentro do Google Maps
Costumo passear aos finais de semana com meus amigos e familiares, e usamos o Maps para chegar aos lugares que escolhemos. Após algum tempo fora de casa, sempre bate aquela fome e, geralmente, procuro por um restaurante usando a busca do Google no Chrome. Logo, identifiquei o costume errado, visto que o Google Maps conta com inúmeros recursos para busca de restaurantes, bares e outros estabelecimentos ao redor. Dessa forma, eu posso usar o mesmo aplicativo de forma mais rápida e abrangente.
Uma forma de encontrar pontos de interesse (como restaurantes) nas proximidades é através do recurso "Explorar redondezas", que aparece quando você posiciona sua localização atual no mapa. Aparecerá no canto inferior da tela uma barra com o título "Comidas/bebidas perto de você". Basta clicar e ver as opções.
Os restaurantes no Maps exibem seus horários de funcionamento, além de redes sociais e sites. Se você gostou de algum, basta selecioná-lo e, automaticamente, o Maps fará a rota do seu ponto atual até o endereço do local selecionado. Além deste tipo de estabelecimento, é possível consultar postos de combustível, farmácias e lojas de conveniência.
Tirando máximo proveito do Street View
Eu fui viajar para a Islândia recentemente. Durante o processo de escolha do meu destino, recorri diversas vezes ao Google Maps. Nele, consegui ter uma noção melhor do local através do Street View, que me trouxe impressões mais consistentes dos locais que estava afim de conhecer, indo além das imagens. Consegui ter uma percepção diferente daquilo que me aguardava.
É bem simples usar o Street View. Você só precisa pesquisar o endereço na barra superior de buscas e clicar no quadrado que aparecerá ao lado esquerdo do mapa, em sua parte inferior. Se o mesmo não aparecer, clique no símbolo vermelho de localização que funciona.
É possível ir a qualquer lugar com o Maps usando a navegação e, acima de tudo, o Street View é um forte complemento a esta experiência, se não o fator principal de escolha por determinado destino. Lembre-se também que é possível fazer o download do mapa para usá-lo em situações que você estiver sem internet. O mais interessante aqui é o View funciona na área baixada pelo usuário. Basta clicar em "Mais informações" e depois escolher "Download".
Compartilhamento de localização em outro nível
O compartilhamento do Google Maps é ótimo. Antes eu me encontrava com algumas pessoas pontualmente para resolver coisas do trabalho, mas agora consigo manter meus compromissos em dia e de forma mais espontânea com o recurso de compartilhamento que foi aperfeiçoado, permitindo o envio de fotos diretamente pelo app.
É bem fácil de utilizar, basta posicionar sua localização no Maps e clicar no menu que fica na parte superior direita do app. Você pode enviar sua localização para contatos do WhatsApp e outros mensageiros, incluíndo o Gmail. Também é possível compartilhar a localização em tempo real para que outro contato posso acompanhar meu trajeto pelo Google Maps dele. É uma forma de compartilhar a localização, mas em outro nível.
Como você usa o Maps? Qual recurso você mais gosta?
Este artigo foi escrito em parceria com o editor Bruno Salutes, do AndroidPIT.COM.BR
Tenho o Waze instalado para o caso de eu precisar muito. Uso o mapa de São Paulo off line e funciona perfeitamente...
Já gastei muito com mapas, mas o Maps melhorou a tal ponto que fui abandonando-os.
Não use o maps na região de Campinas/Hortolândia. Sério. Até uns tempos atras ele não tinha atualizado mudanças em alguns bairros. Talvez por serem grandes mudanças. Mas o app é muito bom. Nunca deixo de usar. Mas com mais cuidado depois de ter ido parar literalmente no mato por causa dele kkkkk. Gosto de todos recursos dele. Ja usei quase todos.
Prefiro o Waze que é menos burocrático para aceitar correções. O maps tem um erro grosseiro em uma importante via de acesso a minha região e que já corrigi , já reportei, já alertei e até hoje nada. Fico com receio de o caso não ocorrer em outros locais.
Nada que eu já não saiba. Mas muita gente não conhece a metade dos recursos deste maravilhoso aplicativo.
Realmente o google maps é um aplicativo que em sua maioria, não é usado quase nada de tudo que ele pode proporcionar, por falta de conhecimento, de "fuçar" no app mesmo.
Uso muito o Maps principalmente em cidades em que não conheço restaurantes e museus. Ele mostra avaliações e horários de funcionamento. É ótimo para quem viaja.
Além das funções só "ponto azul", como salvar estacionamento ou compartilhar localização.
a função no maps de ver as rotas apenas clicando no icone que fica a mostra e essencial. infelizmente o waze não tem esse recurso de forma mais pratica.
Eu o acho melhor do que o Waze em termos de navegação, porém a integração com Spotify e as informações de radares fazem falta no Maps.
Utilizo o Waze por causa dos radares mas o maps é muito melhor. Quando o Gmaps passar a avisar dos radares o Waze acaba.
Acho que a Google não vai "matar" o waze, já que o mesmo pertence a ela desde 2013
App essencial no smartphone.
Com meu primeiro Android comprei o Sygic. Foi bom na época, mas o Maps ultrapassou ele faz tempo, e de forma gratuita
Google Maps está um espetáculo. Ja o utilizo a mais de 8 anos.
Para que o Google Maps feche com Chave de Ouro, só falta inserir a localização dos Radares nas vias e rodovias.
Mas no geral, de 0 a 10... O Google Maps tem minha nota 9,3.
Parabéns Google.
Para isso, vc pode utilizar o app maparadar, ele é sempre atualizado e abre automaticamente junto com qualquer app de gps, ele não mostra aonde esta o radar, mas avisa antes de vc chegar nele. Avisa tambem sobre postos de policia, lombadas em rodovias... é muito bom!
Muito interessante, mas ainda prefiro o Here!
Eu também! Porém, no Android o Here não funciona com a mesma eficiência como no Windows Mobile. Pelo menos não comigo.
Porque brother Daniel? O que acontece?
Demora um pouco na atualização da localização do veículo, ou para recalcular a rota. Às vezes eu virei a esquina às uns 2 km e ele tá travado no mesmo lugar, kk... Tais problemas de travamento e lentidão não acontecem com o Maps, por isso a escolha dele p/ o Android. Já no Windows mobile, o funcionamento do Here é simplesmente fantástico!!!
Entendi!
Esses recursos já estão a bastante tempo... sempre usei dessa forma