Entrevista com o Presidente da Motorola: customização é a palavra de ordem
Durante o MWC 2015 na semana passada, entrevistei Rick Osterloh, o Presidente e COO da Motorola. Entre outros assuntos, conversamos sobre o Moto 360 2, os comentários da Apple sobre customização e os maiores desafios da Motorola no mercado mobile atual. Particularmente interessante é a opinião do executivo sobre os smartphones high-end atuais e suas inovações que só os tornam mais caros.
Depois de discutir a estratégia da Motorola de integrar funções premium aos dispositivos intermediários e de entrada, Osterloh condenou o hábito das outras fabricantes de operar melhorias mínimas aos seus dispositivos e aumentar seus preços de maneira exagerada:
A maneira como algumas fabricantes tratam novos produtos, especialmente os de gama alta, é errada. Vemos que elas aumentam os preços por causa de pequenas inovações, e considero essa abordagem errada. Acho que o melhor caminho é trazer inovações premium para as outras categorias, e ter produtos funcionais tão funcionais quanto um high-end em todas as faixas de preço.
Menos produtos, mais resultados
Segundo Osterloh, o sucesso da Motorola está baseado numa linha pequena de produtos. Essa abordagem faz com que a companhia possa entregar o melhor dispositivo possível, dando especial atenção à experiência do usuário. A crescente satisfação dos clientes é um ponto de orgulho do executivo. Isso não quer dizer, contudo, que novos dispositivos não estejam em planejamento:
Devemos acrescentar um produto aqui e ali e experimentar coisas novas. Três anos atrás, o Moto 360 não era algo que faríamos. Estamos sempre pesquisando novas ideias, sempre aliando as necessidades dos consumidores com uma inovação técnica real.
A chave para o sucesso do Moto 360
Falando sobre o Moto 360, Osterloh nota que a boa recepção do produto confirmou que o foco no design e estilo foi uma boa escolha. “As pessoas não irão usar algo em seus pulsos com as quais não se sintam bem. Relógios são artigos de moda, e as pessoas usam diferentes tipos de acessórios. Começamos por isso a disponibilizar o Moto Maker para o Moto 360, e considero esta uma área-chave que deve ser ampliada”.
Osterloh acredita que três fatores são necessários para que os smartwatches sejam amplamente usados: “Primeiro, as pessoas devem conhecer a nova categoria (poucos sabem da sua existência ainda). Isso combinado com uma bateria maior e mais escolhas no estilo.”
A importância da customização
Como o Moto 360 segunda geração deve chegar com funções avançadas de personalização, a conversa se voltou para a filosofia da Motorola de incluir o consumidor na escolha do design com o programa Moto Maker (infelizmente ainda não disponível no Brasil). Nesse ponto, Adrienne Hayes, Vice-Presidente da divisão Global Marketing and Communication da Motorola:
Existem marcas que não gostam da participação do consumidor no processo de design. Elas preferem ter um design da sua escolha que represente a marca, ditando o estilo do smartphone. Nós preferimos dar esse poder para as pessoas. Se isso fosse fácil, com todas essas funções de customização, todo mundo estaria fazendo o mesmo. Mas encontramos uma maneira de fazê-lo.
O futuro da empresa
Com a força da companhia nos Estados Unidos e sua importância crescente em mercados emergentes como os do Brasil e da Índia (com a China como novo alvo), o futuro parece bem promissor para uma companhia que poucos anos atrás passava por dificuldades. Com a venda para o Google e subsequente aquisição por parte da Lenovo, a Motorola permaneceu focada na excelência dos seus produtos e na satisfação dos consumidores, dois pilares que parecem explicar o sucesso da empresa. Se continuar nesse caminho, o céu é o limite para a fabricante do Moto X.
Na sua opinião, o que falta à Motorola para consolidar seu sucesso?
na minha opinião a motorola esta indo bem mais gostaria que na próxima versão do moto g acompanhe igual a primeira versão 3 capas coloridas pq o moto g1 foi um sucesso mais o moto g2 só ofereceu uma capa colorida o que desanima mais a animação voltou com o suporte para cartão micro sd
eita
VOLTA A PARCERIA COM A SOUL REPUBLIC , E MELHORA A CAMERA , E TRAZ CAPINHAS OFICIAS E DIVERTIDAS NA LOJA DA MOTOROLA !!! SO ISSO Q PEÇO PRA 2015 DA MOTOROLA !!!
acredito q a motorola já esteja trabalhando bem na câmera, vide o moto g 2014 e o moto e 2015. moto e faz ótimas fotos pra sua categoria, e acredito q assim continue, pois se a sony cair msm, eu ja abraço a motorola
Depois da atualização do meu XT 1069 a conexão 3G parece que ficou lenta. Me parece que os dois sistemas (operadora x cel) não estao se entendendo muito bem. Também nem toda linguagem é universal, operadora espanhola, aparelho americano, usuários brasileiros. Paciência né
Por que eles não fazem tablets? Sempre me pergunto disso
Tablet no primeiro momento nao foi algo muito bom pra eles, Fora que as estatisticas só provam o quanto o mercado de tablets tem diminuido. Fora que a Google tbm não "força" digamos assim, o incentivo pesado em ferramentas tanto para produtividade (só um pouco multimidia) para que essa categoria se torne usável em várias formas possíveis. Sendo as fabricantes obrigadas a ter que criar funções melhores (como samsung e suas s pen).
Eu acho por exemplo, o uso de tablets com windows muuuito superior em todos os quesitos. Tenho um ipad 3 em casa, meu irmão tem um nexus 7 segunda geração, gosto mais de usar o Nexus, mas em algumas coisas como apps funcionais, só acho no ipad, mas acho limitado o uso deles. Quando peguei um xing ling de um amigo Voyo win pad a1 mini, cara como eu adorei. O mesmo que eu tenho no PC eu tenho lá, tudo sincronizado, ferramentas de PC num tablet, softwares que eu uso no dia a dia lá (um pouco limitado devido ao hardware) mas ficou impressionante, pra faculdade, multimidia e desktop. Substitui quase que por completo um notebook para uso mais comum e com alguns softwares não muito pesados.
Imagina usar um desses logo que sair um com Core M, vai ser ideal!!!
Só espero que A concorrência, principalmente a Google, crie logo um desktop mais funcional pois o chromeOS ta bem fraco e os softwares tbm. Se fosse uma distro linux completa rebatizada de Android Desktop, puts, ia ter muita gente da comunidade e pessoas interessadas em criar software pra ele.
ta bom de ele achar uma solução pra atualizar meu moto x 2013!!!
Eu admiro a Motorola pelo custo beneficio que ela vem oferecendo para o consumidor. Hoje eu tenho um Note 3 e lógico que eu estou muito satisfeito por alguns anos, porém acompanho a evolução dos produtos da Motorola, e é óbvio que eles estão no caminho certo, e só não vê isso os fã Boys babacas que vemos ao monte em variados Posts.
Não preciso de cartão de memória, 64gb de memoria interna tá ótimo..rs
o meu moto g 4G tem suporte cartão de memória
Kkkkk duvidam quanto que o moto X 3° geração irá vir embalado com o novo processador da snapdragon
aquele que é super inteligente !
afinal de contas combina com o moto X
abaixar o preço do moto e 2 e atualizar o moto e
Camila, tem alguma informação sobre a vinda do nexus 6, para o Brasil?
um moto x 2015 em metal e vidro com no minimo 64 BG e um SNP 810
amigo teu sonho é ter um S6 fala logo, e ainda o exynos do s6 é em numeros melhor que o snapdragon 810
Está sonhando com um S6 ? .
Melhorar a Câmera pra mim fica ótimo, um dos recurso que mais uso..
Investirem na câmera (tanto em hardware como de software), colocarem suporte para cartão de memória.
Pra mim já tá bom
para ficar melhor ainda, só precisam trabalhar mais na câmera