Entenda as diferenças entre 4G, 4G+ e 4.5G
Com o 5G já dando as caras em todo mundo e com alguns aparelhos no nosso mercado já preparados para a tecnologia, muitas pessoas ainda não conhecem as diferenças entre as conexões 4G, por isso preparamos esse texto para te ajudar.
O que é o 4G?
4G é a sigla para a Quarta Geração da telefonia móvel. Com lançamento em 2010 já são 10 anos da tecnologia que revolucionou a forma como nos conectamos, com uma latência muito menor que a tecnologia GSM anterior e uma eficiência muito maior sem consumir o espectro de rede.
No Brasil a tecnologia tomou o espaço do sinal analógico da televisão, que vem sendo desligado do país pela Anatel como forma de aumentar a conectividade em todo o país com um custo muito menor.
4G+ e 4.5G são a mesma coisa
Com a tecnologia da quarta geração já consolidada no mercado ela passou por algumas atualizações nesses 10 anos. Saindo do LTE tradicional para o LTE Advanced. No Brasil a tecnologia chegou com a Vivo no 4G+ e com a claro no 4.5G em uma versão ainda mais atualizada que é a LTE Advanced Pro.
Essas nomenclaturas são apenas jogadas de marketing para uma mesma solução. Uma conexão 4G mais estável que utiliza simultaneamente mais de uma frequência, aumentando também a velocidade. A LTE Advanced consegue também utilizar 4 antenas para aumentar a transmissão de dados entre o aparelho e a operadora.
O que tudo isso quer dizer?
A evolução do 4G nos permite transmitir e receber mais dados em menos tempo, pois o trafego de dados acontece por mais faixas. No Brasil as utilizadas são as faixas de 2.600 Mhz, 1.800 Mhz e 700 Mhz. Em 2020 começamos a nos adaptar para a popularização da conexão em 5G que vai permitir uma nova revolução na transmissão de dados.
Ficou com alguma dúvida entre as conexões da quarta geração? Fala pra gente nos comentários!
E que finalmente venha o 5 G , embora para meu uso o 4 G me satisfaz