Com o Android 6.0 Marshmallow, sua bateria vai durar de 2 a 3 vezes mais - fizemos o teste!
Diferentemente do Lollipop, o 6.0 Marshmallow é uma versão do Android que promete mudanças significativas no que diz respeito à bateria. Aqueles que já instalaram a atualização sabem do que estou falando. Estou testando o Android 6.0 no meu Nexus 5 desde que a versão final foi lançada, e hoje vou mostrar como se comporta a função Doze de gerenciamento de energia. Já adianto que os resultados impressionam.
O que é o Doze?
Descoberto na época da prévia para desenvolvedores do Android M, o Doze é uma das duas funcionalidades de economia de energia introduzidas pelo Android 6.0. A segunda se chama App Standby. Enfim chegada à maturidade, a função Doze visa principalmente a otimizar e reduzir as atividades do processador e da rede quando o aparelho não for usado por um determinado intervalo. Além disso, a segunda função se dedica a limitar a sincronização de aplicativos em segundo plano.
Confirmados pelo Google, o Doze e o App Standby são partes integrantes do Android 6.0 (API 23) e serão adotados nas próximas versões do SO a serem lançadas. Depois dos resultados magros do ProjectVolta, seu sucessor Doze é uma das melhores novidades do Marshmallow.
Como se comporta o Doze?
Tomemos o exemplo de um usuário que deixa o smartphone desligado e colocado sobre uma mesa por um período de tempo. Depois de certo ponto, a tela do aparelho é desligada e é nesse momento que o Doze atua.
No modo Doze, o sistema tenta economizar a bateria limitando o acesso dos aplicativos a redes sem fio e tarefas pesadas que demandam muito do processador. Depois de um intervalo (e periodicamente) o Doze se desativa e abre uma janela para os aplicativos acessarem a rede para atualizarem suas informações. Dessa forma, economiza-se energia sem que se perca a funcionalidade de cada app.
Quando essa janela se fecha novamente, o sistema volta ao modo Doze e suspende o acesso à rede dos aplicativos, bloqueando as eventuais sincronizações e as notificações. Com o tempo, e dependendo do seu uso, a função aprende e evolui para melhorar a economia de bateria em caso de inatividade mais longa e quando o aparelho estiver conectado a um carregador.
Quando o usuário desbloqueia seu smartphone, o Doze se desativa automaticamente e permite a utilização normal do dispositivo.
Meu teste com o Doze
Primeiro dia - utilização normal
Sendo um proprietário do Nexus 5, não perdi tempo e instalei o Android 6.0 Marshmallow no dispositivo para conhecer todas as novidades do modo Doze.
Conhecendo a autonomia catastrófica do Nexus 5 (em todas as versões do Android precedentes), posso dizer que a nova versão me conquistou. No passado, tinha de recarregar o meu Nexus 5 no meio do dia. Graças ao Doze e ao App Standby, meu Nexus 5 se tornou realmente menos dependente do seu carregador e agora é capaz de suportar um dia inteiro sem precisar de recarga (com um uso normal do aparelho).
Para inaugurar o primeiro dia com o Android 6.0 no meu Nexus 5, eu queria preservar os meus hábitos, que se resumem a:
- 2 horas de navegação (nos aplicativos e na internet);
- 20 a 30 minutos de Hearthstone;
- Música pelo Play Music que ocupa 3/4 do dia.
Acredite ou não, o Nexus 5 ainda tinha 41% de bateria às oito e meia da noite (tendo sido carregado até as 3 da manhã). Isto é ainda mais impressionante se levarmos em conta que o meu Nexus 5 foi comprado em novembro de 2013. Desde então, a pessoa que me vendeu disse que o usou todos os dias e nunca substituiu a bateria. Falando nisso, pretendo trocá-la em breve.Quem sabe a nova pode durar até um dia e meio?
Segundo dia - utilização limitada
No dia seguinte, decidi moderar a minha utilização para melhor compreender o funcionamento dessas duas novas funções. O resultado foi ainda mais incrível. Depois de um dia completo, a porcentagem da bateria era de 25%. Como no teste anterior, eu havia carregado o dispositivo ao máximo e desconectado do carregador às 3 da manhã. Durante o segundo dia, realizei as seguintes atividades:
- 1 hora e 30 minutos de navegação (aplicativos e web);
- De 15 a 20 minutos de Hearthstone;
- Música ativada em 3/4 do dia.
Terceiro dia - utilização pouco intensa
Para o terceiro e último dia do teste, resolvi usar o meu Nexus 5 de maneira leve. Isso permitiu que a função "Doze" do Android 6.0 Marshmallow realmente mostrasse a que veio. Depois de um dia de uso leve, ainda havia 55% da bateria às nove e meia da noite. Eu havia desconectado o carregador às 2 da manhã. Neste dia, eu fiz o seguinte:
- 1 hora e 10 minutos de navegação (aplicativos e web);
- Música ativada em 3/4 do dia
As funções Doze e App Standby não estão disponíveis apenas para os dispositivos Nexus. Elas serão distribuídas juntamente com o Android 6.0 Marshmallow para todos os aparelhos que receberem a nova versão do Android. Os resultados podem variar, mas podemos esperar uma melhora significativa na autonomia dos smartphones Android. Para mais informações, confira a página do Android Developers.
a tá, cheguei aqui ao pesquisar sobre o aumento de consumo da bateria, no meu caso a duração da bateria despencou depois que atualizei, acho que depende muito do aparelho, vou ter que baixar os arquivos para procedimento de retorno a versão anterior.
Olha, achei que depois do marshmallow meu Samsung tá gastando mais bateria. ...
Tudo que o "doze" reduza quando eu "DEIXAR", parar de usar o aparelho, mas e se eu usar o tempo todo, o doze vai ficar desativado e o consumo será alto. No modo Stamina, mesmo usando o aparelho ele desabilitava o trafego de dados e diminuía o processador.. Se isso não vai acontecer com o "doze", pra mim nao vai servir para nada, alias vai piorar o desempenho. O "doze" então seria bom apenas para quem usa pouco.
Pelo menos pro meu Moto g 2 (2014) a duração da bateria caiu consideravelmente.
Depois da atualização, a betaria dura apenas 5 horas independente de como estiver usando. Alguém já conseguiu resolver esse problema?
Pelo contrário apos atualização a bateria ta durando bem meno e esquenta pra caramba
parece que o doze so foi feito mais para smart com bateria ruim... no meu moto x 2014 eu consegui quase 10hrs de uso intenso com o doze(antes consegui 8hrs no max)... porem vi pessoas com moto x play que fazem mal 1 dia com uso moderado...
Uso intenso?? A matéria diz que o modo doze é ativados assim que a tela apaga, se você está usando o aparelho então ele não está atuando.
Obs: Também tenho um Moto X 2014
Meu Deus.. Isso vai ser um milagre de tão boa....
kkkkk
Chega Marshmallow
Como ativa no moto x play?
Tem que baixar o APP no play store
Qual app afinal? Verifiquei lá e não achei nenhum.
Na teoria tudo é lindo né. Na prática o Marshmallow se mostrou péssimo no quesito bateria. O wifi chega a consumir muito mais de 1000mah. Procurei me informar com outros usuários e todos estavam reclamando da mesma coisa...
Pensei que o marshmallow ia resolver o gasto excessivo de bateria em stand-by no período da noite... que nada! Já fiz de tudo (restauração, wipe cache, só ainda não parti pra root ou baixar algum app de bateria) e ainda assim chega a consumir até 5% com o celular COMPLETAMENTE PARADO, com tudo desativado, no período entre 22h e 07h30min, coisa que no Kit Kat não ocorria, pois chegava a perder no máximo, algo em torno de 2%.
Sério que o android M está trazendo a função Stamina dos celulares da Sony?
Atualizei o meu Moto G XT1069 ontem a noite. Fiz root e habilitei novamente o Greenify, Lux e o Gravity Screen off. Eles vão ser mais alguns aliados desse novo sistema de duração da bateria. Hoje de 8hs da manha comecei minha rotina de uso com o wifi sempre ligado e um pouco de música via bluetooth. Ela chegou aos 25% as 13hs da tarde. Achei pouco o tempo de duração, mas acho que deve ser devido a customização do sistema com o meu habito de uso. Vou fazer mais testes pra ver se realmente é melhor do que quando eu estava no KitKat 4.4.4, pois nesse sistema, eu praticamente passava o dia todo em uso moderado e as vezes até dois dias com pouco uso. Detalhe: sempre com o wifi ligado.
Como ativar essa função no moto x 2014 ?
Bom dia já estalei não vi a opção doze não
Aguardando o doze no meu Moto X Play! Não vai ter pra ninguém
Tbm tenho um moto x play e estava pensando a mesma coisa. Caí do cavalo, o consumo de bateria qse que dobrou nesta nova versão do Android. Péssimo!!!!!
Depois q atualizei para o 6 a minha bateria dura a metade do tempo usando o WiFi. Que arrependimento.