Três dicas para bons retratos com o modo bokeh do seu smartphone
Objeto acentuado e fundo suave: mesmo que se possa argumentar sobre a qualidade da implementação, os smartphones imitam o efeito das imagem das câmeras SLR digitais através de truques técnicos cada vez melhores. Vamos te dar três dicas sobre como aproveitar ao máximo os modos bokeh ou retrato de seus smartphones.
Aliás, já vimos em outro lugar com detalhes sobre o que Bokeh realmente é – e como funcionam os efeitos do bokeh nos smartphones. Aqui está apenas uma breve recapitulação: todos os efeitos de bokeh digitais são sempre baseados no primeiro plano e no fundo da imagem que você vê no smartphone, podendo distinguir uns dos outros. Isso torna possível desfocar o fundo, enquanto o objeto em primeiro plano permanece nítido. E voilà, a foto parece a de uma câmera SLR. Talvez.
Dica 1: a distância certa entre o objeto e o fundo
Claro, a primeira coisa que você precisa fazer é ativar o modo de desfocagem de fundo ou o modo bokeh. Isso pode ser encontrado diretamente na tela do visor do seu aplicativo de câmera ou no menu com os várias opções de gravação. Se você não encontrar uma função bokeh, ela pode estar se escondendo no modo retrato.
Para que a distinção entre fundo e o objeto principal funcione, você pode segurar seu smartphone de uma maneira muito simples. Facilite o seu trabalho aumentando a distância entre o objeto e o plano de fundo. O ideal é acima de dois metros.
Para retratos, também é interessante uma distância de cerca de 50 centímetros a 2 metros entre fotógrafo e objeto. Para smartphones como o Galaxy Note 8 ou o iPhone 8 Plus, a câmera adicional para o modo retrato pode ficar silenciosa demais.
2. Armadilhas: lentes, vidros & Co.
Embora os efeitos digitais do bokeh estejam cada vez mais próximos do seu modelo visual, ainda existem armadilhas típicas. A maior delas são objetos transparentes. Quer seja óculos ou copos de cocktail, os smartphones geralmente os classificam entre os principais. Infelizmente, o borrão não é aplicado ao conteúdo de fundo que olhamos através do vidro – e que deve ficar embaçado.
É melhor evitar colocar objetos transparentes no primeiro plano ao lado do seu objeto principal. Note, por exemplo, de que os óculos do seu modelo estão completamente na frente do rosto dele e não se projeta no fundo – como no exemplo a seguir com o colega Eric.
Outro grande desafio para o borrão seletivo de muitos smartphones são as linhas que levam do primeiro plano ao fundo. Com um "verdadeiro" borrão óptico, eles simplesmente apareceriam desfocados com o aumento da distância. A maioria dos aplicativos de câmera, no entanto, apenas distinguem pouquíssimos níveis de profundidade na imagem. Isso muitas vezes leva ao fato de que tais linhas são então retiradas do foco em um certo ponto abruptamente.
Mesmo que as linhas que levem do primeiro plano para o fundo sejam uma possibilidade criativa interessante, eu, pelo menos, aconselharei você a ter cuidado.
Por último, mas não menos importante, aconselho você a experimentar o poder do seu modo bokeh sozinho e explorar os limites dele. Alguns smartphones, por exemplo, têm problemas com detalhes finos contra fundos coloridos como, por exemplo, cabelos.
Se você está ciente disso, você pode tomar cuidado ao fotografar e melhorar a qualidade da imagem.
3. O fundo certo
Espero que os obstáculos tenham sido eliminados e que seu smartphone possa entregar uma foto bokeh tecnicamente limpa, então gostaríamos de nos concentrar no estilo livre: o fundo certo. O modo bokeh não vale a pena se, por trás do objeto, estiver apenas uma parede cinza – ela aparecerá embaçada e monótona.
Em vez disso, os fundos com manchas de luz são particularmente adequados. Uma série de luzes, por exemplo, ou as janelas iluminadas de edifícios distantes são transformadas pelo borrão em belos e suaves pontos de luz. Outro exemplo é o sol, que brilha através de uma árvore e fornece muitos pequenos destaques. Se você fizer uma busca consciente, você encontrará muitas oportunidades para um ótimo bokeh.
Dica bônus 1: Luz e Sombra
Finalmente, gostaria de colocar duas pequenas dicas para retratos de sucesso. Cuidado com retratos na luz que ilumine seu modelo, e faz você procurar fontes suaves de luz. A luz suave cria sombras suaves e move a pessoa retratada – literalmente – para a luz mais favorável.
Nesse caso, escolha fontes de luz em larga escala, como uma janela com luz indireta ou uma parede branca que reflete a luz solar. Os fotógrafos usam caixas suaves e similares para transformar o flash puntiforme em uma fonte de luz de grande área.
Agora, posicione seu objeto para que a luz venha de cerca de 45 graus, lateralmente. Através da sombra (suave!) resultante, seu modelo parece mais plástico na foto, como se a luz viesse diretamente da frente. Para um visual mais dramático, você também pode deixar a luz vir do lado. Experimente um pouco e compare as imagens umas com as outras.
Dica bônus 2: enquadramento
Se você for fazer um retrato, não posicione a pessoa diretamente no centro da imagem, mas sim um pouco para o lado. Se a imagem parecer um pouco mais dramática, recomendamos o alinhamento com a regra dos terços. Nesse caso, a foto é dividida por duas linhas verticais e duas linhas horizontais em nove retângulos iguais. As partes de objetos mais importantes são então alinhadas com essas linhas.
Uma impressão de imagem mais harmoniosa fornece um alinhamento baseado na seção dourada. As linhas são deslocadas um pouco mais para o meio da imagem.
E você?
Claro, uma câmera completa oferece condições mais favoráveis – mas, infelizmente, você nem sempre as tem com você. Mas acho que os smartphones sempre trazem melhores ferramentas para imagens bonitas. Portanto, eu estou interessado neste ponto: quais são seus truques para fotografar bons retratos da câmera do celular?
2017, o ano em que desfocar fotos virou novidade.
parabéns.
bacana
Não sei o que dizer!
Não sei o que comentar sobre isso!
Não sei o que pensar!
Momento MTK no meu cérebro!
Com as boas dicas deste POST mais o app Fabby até eu acho que vou tirar boas fotos, até com efeitos de fundo desfocado
Sensacionais essas informações, muito interessantes!!!
uso bastante no meu celular secundário Mi a1, fica bem interessante :)
Se o secundário é o Mi A1, qual o primário?
Tá podendo hein
galaxy s7
que nada mano kkk
Boa brother Droid Tec! \O/
Esse efeito é um dos melhores que existem. Incrível como a Google conseguiu reproduzir com o Pixel 2 usando apenas uma câmera. O grande problema é o recorte em celulares não preparados para isso. O efeito funciona em celulares com apenas uma câmera, mas o recorte acaba ficando mal feito. Uma pena.
Essa tecnologia já existe faz tempo..... Dispensável pra mim!
Eu lembro de uma função chamada "foco seletivo" no meu falecido S5 acho que se trata da mesma coisa, de qualquer forma nunca usei nem pretendo.
Se eu não me engano esse modo bokeh existe desde 2013, ganhou mais popularidade depois que o veio embarcado no iPhone 7.
olha, desfocar a foto existe desde que inventaram a câmera fotográfica.
Sim acho que o foco seletivo é a mesma coisa!
Você terá que comprar um smartphone que faça isso com maestria... E os melhores nesses quesitos são iPhone 8 ou X para selfie frontal, ou o Galaxy note 8 que tem o melhor resultado na câmera traseira... Alguns outros modelos têm esse efeito mas tem suas limitações, inclusive no recorte da pessoa e contorno do objeto principal... Ou seja não são celulares baratos que fazem tal efeito..
Esqueceu do Huawei mate 10/pro.
Bem lembrado, mas como não é vendido por aqui e ainda não testei fica difícil dar opinião, mas pelos reviews vistos, parece ter câmeras espetaculares...