Cyanogen Inc. demite um quinto de seus funcionários e muda de estratégia
A Cyanogen Inc. acaba de realizar uma rodada massiva de demissões. A maioria dos funcionários afetados trabalhava na área de desenvolvimento de ROM, que nos leva a crer que a empresa vai passar por uma séria mudança de estratégia.
Ao todo, 30 funcionários dos 136 que faziam parte da equipe foram dispensados na sexta-feira, 22 de julho, de acordo com o Android Police. Isso representa mais de 20% da equipe total da companhia. A maioria desses, de acordo com a fonte, trabalhava no desenvolvimento do Cyanogen OS.
A Cyanogen Inc. foi criada em 2013, com o objetivo de profissionalizar a ideia por trás da ROM CyanogenMod, que é um sistema de código aberto baseado em Android. O CyanogenMod oferece uma experiência muito próxima ao Android puro, mas sem o nome e sem os aplicativos da Google. O Cyanogen OS é a versão "profissional" da ROM.
A empresa teve um financiamento inicial de 7 milhões de dólares, além de rodadas posteriores que angariaram 80 milhões (graças, principalmente, ao Facebook e à Telefónica de España), o que gerou um grande alvoroço e entusiasmo na comunidade de desenvolvedores. Entretanto, o interesse de outros fabricantes pelo Cyanogen OS não veio, e o divórcio com a OnePlus fez com que muitos criassem dúvidas sobre a utilidade do sistema.
O Android Police cita fontes próximas à empresa para falar de uma "guinada para aplicativos" por parte da Cyanogen Inc. Essa mudança poderia fazer com que a empresa começasse a focar mais no desenvolvimento e criação de apps, em detrimento ao sistema operacional. A mudança estaria sendo liderada pelo COO Lior Tal.
A ROM continua disponível, mas sem uma equipe dedicada ao seu desenvolvimento e suporte, o futuro da Cyanogen OS como conhecemos até agora é incerto.
Fonte: Android Police
Alguém fugiu das aulas de matemática.
cm 13 ficou devendo muito, vamos ver se na cm 14 eles fazem um bom trabalho
Concordo mas temos que esperar a cm13.1 que ja ja sai pra gente . O Oneplus one ja saiu mas ainda esta em teste
Triste notícia!
Apesar de ñ gostar das ROMs da empresa, lamento pelas demissões... Vamos ver o que será dela daqui por diante.
caramba hein !!! mas me dizem que é um dos melhores mods
Eu uso CyanogenMod desde quando comprei o meu primeiro Moto G, desde lá eu não sei nem o que é stock ROM. kkkkk.
sera que ela quer se torna um sistema independente CyanogenOS, criar seus próprios apps e depois matar a CyanogenMod!? lembrando logo no começo ela tinha um objetivo tirar o Android da Google. ou fazer o público se apegar apenas na CyanogenOS.
Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Esses desenvolvedores demitidos podem se transformar no maior aporte de mão de obra para a ampliação do cyanogenmod no ecossistema de smartphones Android. Ou seja, o que parece ser uma notícia ruim, pode acabar sendo ótima!
Cyanogen Inc controla a CyanogenMod, mas na prática elas funcionam de forma independente, possivelmente não afetará as ROMs. O SO (OS) perderá suporte, pois não é 100% independente do Android, logo precisa do código fonte etc. O medo da Google se resume a: Cyanogen OS + Sailfish OS + Tizen = ooops (Consideremos também a Huawei, Nokia, BlackBerry e HP-única que ainda aposta no Windows Phone)
Provavelmente não vamos ter problema com a Cyanogenmod... mesmo em um eventual cancelamento da CyanogenMOD, temos MUITOS desenvolvedores e entusiastas independentes que trampam em cima dela né... acho que vai ser um choque se rolar isso, mas não é o fim haha
Eu estou boiando, não manjo nessas parada aew cumpadi, qm tá no msm barco curti ai ksksksksk
Tem algo por trás disso tudo, como pode uma empresa dedicada a modificar os ROMs com base no Android e agora de uma hora pra outra mudar???🤔 Estranho, mas acho que tem a mão de alguém da Google por trás disso, é fácil desestimular a continuidade de um sistema pra evitar um futuro concorrente.
A situação fica um pouco complicada, sem os desenvolvedores.
Será que não vai ter continuidade? A Cyanogen sempre foi independente, será que vai continuar?
Segundo o comunicado feito por Steve Kondik no site oficial da CyanogenMod, terá continuidade da mesma forma independente que sempre foi
http://www.cyanogenmod.org/blog/cyanogen-inc-and-cyanogenmod
Sussa, porque o Mod é a rom que trabalha normalmente para vários modelos de várias marcas.
Isso só afeta o OS, ao qual quase ninguém tem acesso! A rom CyanogenMod tem, sim, muito entusiastas! Separem as coisas porque isso sempre dá confusão.
Foi o que pensei
É verdade
http://www.cyanogenmod.org/blog/cyanogen-inc-and-cyanogenmod