Ninguém com menos de 20 anos vai acreditar nestas cinco coisas da era pré-Android
Ah, o passado! Como as coisas eram diferentes. Programa da Hebe Camargo, mullets, Rock in Rio a que valia a pena ir. Antes de surgirem iPhones e dispositivos Android, os celulares eram completamente diferentes. Eis aqui 5 fatos que só conhece quem teve um dispositivo da era pré-Android.
1. Baterias duravam semanas
Olhe para nós agora, “matando” apps indesejados, diminuindo ao estertor o brilho das nossas telas em nome da autonomia e correndo desarvoradamente para casa como um maratonista com dor de barriga para carregar nossos smartphones. Nos anos 90, você podia carregar seu celular e esperar até o próximo cometa Haley para procurar de novo uma tomada. Aposto que muitos ainda têm um Nokia em modo de espera desde 1993 em alguma gaveta.
2. Os celulares não eram todos iguais
Hoje, todos os smartphones tem o mesmo visual. Claro, a marca pode ser diferente, ou a borda pode ser 0,00001 milímetro mais fina do que a do competidor, mas fundamentalmente eles não passam de grandes touch screens com um pouco de carcaça em volta.
Isso é assim desde o primeiro iPhone em 2007, mas antes dele os celulares vinham numa variedade incrível de formas: dobráveis, deslizáveis, com teclados, até redondos… era uma festa. Ainda acredito que o design de celulares atingiu seu pico com o Razr v3 da Motorola.
3. O melhor jogo mobile era o da Cobrinha
Vendedor: Bom dia!
Cliente: Olá, queria comprar um celular.
Vendedor: Claro! Que tal este?
Cliente: Ele tem o jogo da cobrinha?
Vendedor: não, mas tem…
Cliente: Sem a cobrinha? Não quero!
Este foi um diálogo típico no final dos anos 90. A Cobrinha da Nokia parece um tanto primitiva agora, mas podia decidir uma compra.
4. A Nokia era a Apple
Impossível superestimar a importância da Nokia naqueles tempos, e como eram seus smartphones. Boom! Um dispositivo com capa deslizável! Boom! Um celular que se transformava num pequeno laptop! Boom! Um aparelho que parecia projetado por um grupo de amigos bebendo no bar! Na Finlândia, bem que isso poderia ser possível.
5. Celulares eram inquebráveis
Com raras exceções, as telas touch screen dos smartphones atuais são tão boas quanto frágeis. Nos bons e velhos anos 90, se você deixasse cair seu Nokia no chão, era o chão que quebrava. Se pusesse nos trilhos, quebrava o trem, e todos se perguntavam se as facas Ginsu, também inquebráveis, conseguiriam a proeza de perfurar o Nokia 3310.
Do que mais você se lembra dos bons tempos dos celulares?
4. A Nokia era a Apple
Nokia era Apple+Samsung+LG+..., sobrava uma parcela mínima
3. O melhor jogo mobile era o da Cobrinha
O que jogar num celular que não conseguia rodar nada?
Tetris é para geeks.
Então vieram os Symbian e também o JavaME tentou sobreviver, a empresa Gameloft ganhou mercado, jogos melhorzinhos e etc.
2. Os celulares não eram todos iguais
Não eram, e isso era muito bom, hoje todo mundo tenta o mesmo visual fino e tela abarrotada de ícones, antes as empresas tentavam chegar num padrão que conseguisse abocanhar nichos.
E não foi a Apple que definiu esse padrão visual, já haviam outros aparelhos touch, sejam smartphones sejam PDA, ela só chegou no momento na hora certa, e ainda assim qualquer Symbian da Nokia na época do iCoisa 1 (mesmo o 2) ganhava em oferta de apps e funcionalidade.
Quem nunca comprou jogos no celular usando créditos da operadora?
O primeiro aparelho celular que tive contato foi o Motorola do Guga, o famoso V2390 que minha irmã comprou em 2001 e era da operadora BCP e funcionava em TDMA.
Agora meu primeiro aparelho foi um LG Access BD2030 que adquiri em 2003, o celular era da operadora Vivo e funcionava em CDMA, possuo o aparelho funcionando até hoje mas infelizmente sem sinal. Curti bastante na época, pois possuía toques polifônicos e vinha com dois jogos bem legal, fiquei com o aparelho até 2006 quando o substitui por um LG MX500 que vinha com incríveis 40MB de memória para MP3.
Era a época que nokia reinava o mundo dos aparelhos já tive aquele celular que não tinha entrada para chip porque o chip era integrado aquele era topzao na época
.
Saudades do Sony Ericsson W200a, tinha uns dez jogos nele (que eram pagos, baixados pelo Vivo Play na época), incluindo Asphalt 3! Ainda tenho ele guardado, só está inoperante por falta da bateria que estragou...
Saudades V3 pink <3
unica coisa que realmente tenho saudade desses aparelhos é da duração da bateria, pois a função telefone/msg quase não usava (continuo quase não usando) e a calculadora quando precisasse, ou seja, se eu não recebesse ligações, o aparelho ficava esquecido dentro do mochila por semanas, só saindo de lá para carregar... viva os atuais smarphones
Verdade!! kkkk Os aparelhos antigos tinham baterias monstros, que duravam semanas. Meu 1º celular, foi um Sony Ericsson... Parecia um tijolo, kkkk. Era da Tess Express, hoje Claro. Depois tive Nokia Baby, Pegue - fale da Antiga Telesp, que hoje é a Vivo... Meu penúltimo aparelho foi um Motorola K1 Black e o último, na linha de celular, foi aquele 1º LG de 2 chips... Depois disso, entrei na moda dos Smartphone em março de 2012, com o LG Optimus de 2 chips, depois passei pro Galaxy Grand duos, aquele grandalhão, kkkk. E por fim, sosseguei com o Galaxy S4, que atende minhas exigências atualmente. :D
Eu tinha vergonha de usar meu E61 na rua por ser grande todos riam... Hoje um Smart tem um tamanho de um notebook e quanto maior melhor... como o tempo passa e as coisas mudam kkkkk
Sim, há pouco mais de dez anos atrás quanto menor o aparelho mais estiloso era, e mais caro tbm!
Tive o V3, Samsung Colors, Motorola Baby e TENHO o Nokia da cobrinha guardado (1110)... mas que era top ter um Sony Ericsson TDMA pra fazer escuta telefônica, isso era! Saudoso FCN 00 **83786633 STO #11991#08#
Tinha um samsung easy, aquele de tela azul....um belo dia esqueci na calça e o bichinho foi parar na lavagem de roupa......pensava que havia perdido quando a secretaria achou na hora de passar as roupa e para a surpresa......o celular estava funcionando 100%.......
Quem nunca teve o Baby da Motorola!!?
Quem aí já trocou de celular só pra jogar a sequência de Space Impact?
Mas dessa época pré smartphone o meu preferido foi o Z530i, aquele guerreiro durou muito tempo.
Uma coisa não mudou o preço era caro pois era uma tecnologia nova! Agora é caro porque o imposto e novo .
Que título exagerado. Tenho 18 anos e já tive o tal nokia tijolão e o v3. Pode ser que não tenham tido um celular desses, mas com certeza já mexeram e jogaram em um. Mas botar "não vão acreditar" é bem exagerado.
Meu primeiro celular foi um Ericsson DH668 comprado por R$ 199 com 50 reais em bonus em 1999 da extinta operadora Tess (hoje Claro), num kit pré-pago chamado "Tess Express". Esse aparelho tinha tecnologia TDMA, não enviava SMS, não tinha jogos nem vibracall. Lembro que o minuto da chamada custava 1 real e pior de tudo é que andava com ele pendurado na cintura dentro de uma capinha de couro... hoje maior nonsense!
Quem nunca possuiu um StarTac da Motorola não sabe o que é glamour!