Enquanto no iOS 95% dos aparelhos usam criptografia, no Android são apenas 2%!
Um dos problemas trazidos pelo diferente número de versões do Android é em relação a segurança. Uma matéria do Wall Street Journal publicada esta semana jogou luz ao tema e divulgou um dado importante: apenas 2% de todos os Androids do mundo são criptografados! Mas o que isso significa?
Só para incluir aqui dados para comparação, 95% dos dispositivos iOS mantém os dados de seus usuários protegidos por criptografia. O Google começou a dar mais atenção à criptografia a partir do Android 5.0 Lollipop. Com a nova versão, o sistema passou a permitir ativar a camada de proteção durante a inicialização do sistema.
No Marshmallow, aparelhos low-end não contarão com a criptografia por padrão
No Marshmallow um passo a frente rumo a proteção dos dados. A versão 6.0 permite que os aparelhos que vierem com o sistema pré-instalado de fábrica conte com a criptografia por padrão. No entanto, isso tem um porém. No Lollipop o desempenho do aparelho e a autonomia da bateria podem ser prejudicados ao ativar o recurso.
95% of all iPhones encrypted.
— Owen Williams ⚡️ (@ow) 15 de março de 2016
Just 2% of Android devices. https://t.co/Kf4R8D4m7I pic.twitter.com/cP5UWn1Mwx
No Marshmallow há uma limitação de hardware - apenas aparelhos que conseguirem ler os dados criptografados acima de 50 MB/s podem vir com o recurso ativado já na instalação. Ou seja, aparelhos low-end não contarão com a criptografia por padrão.
Com isso, o Google se vê numa encruzilhada já que não depende apenas das fabricantes liberarem a atualização. É preciso também que o aparelho tenham bom hardware, já que a criptografia pode impactar negativamente no desempenho, visto que o recurso pode ser ativado nas configurações do Android desde a versão Honeycomb, só que 98% dos aparelhos Android não utilizam a proteção extra.
Criptografia é bom para todo mundo - menos para a justiça - já que os dados só ficam acessíveis para quem possui a senha. A expectativa é com o passar dos anos o número de dispositivos Android que usam a proteção aumente, graças a implementação do recurso vindo de fábrica e uma melhora geral no hardware dos aparelhos.
Você costuma criptografar o seu Android? Acha esse recurso importante? Deixe sua opinião nos comentários.
Fonte: WSJ
Troco meu Moto G 2, por um windows fone, Lumia.
Eu realmente não entendo, se é criptografar, é pra ficar mais rápido... se minha lógica estiver certa, claro... então porque eu precisaria de um hardware mais potente? se criptografar deixa mais rápido?
É ao contrário
então minha lógica está errada!
quer dizer então que o sistema não muda, por exemplo o sistema de arquivos inteiro, pra só o android reconhecer?
Acho que vc não sabe o que é criptografia.
Nem pensar em criptografar meu celular, prefiro carregar uma bola de chumbo de dez quilos. A menos que eu consiga adquirir um aparelho de 4 mil reais ou mais. hehe
Um aparelho de 1500 já entrega o desempenho necessário
Nunca tive medo e nem me senti inseguro! E olha que uso o banco pelo Smartphone!
pois é né... google não vacila
Pra mim essa criptografia não traz muito em termos de segurança.
Eu tbm penso o mesmo!!
Já que a Google está copiando muitas coisas do IOS poderia copiar isso também... acho que seria ótimo... Estou usando o Android a 5 meses, antes eu usava ios e não tinha medo de fazer transações... confesso que ainda não me sinto totalmente seguro com o Android no meu S6.
eu também vim do iOS e ainda não me sinto seguro totalmente...
pode ir de boa. ja uso a muito tempo e tudo tranquilo.caixa economica
Eu nunca me senti inseguro no Android!
Muitas pessoas aqui estão confundindo a segurança de encriptação de dados com questão de bloqueio de segurança caso seu smartphone Android seja roubado...
Realmente!
No caso, seria aquela criptografia feita pelo proprio celular nas opções de segurança ?
A criptografia levantada nesse tema, e a de dados de comunicação entre smartphone e servidores Apple ou Google ?
Sim. Entre os servidores e o telefone a comunicação é sempre criptografada.
Nunca criptografei nenhum aparelho meu e pago contas, consulto extrato do cartão, realizo transferências td pelo celular. Nem antivírus uso pq acho bobagem. Tem que ser um tipo de ladrão especializado pra roubar seus dados num smartphone. No Windows td bem, é bastante comum esse tipo de situação. Esses pé de chinelo q toma celular nas ruas só formata e troca por drogas, não necessariamente nessa ordem.