Correios entra em greve nesta segunda-feira (12) sem data para terminar
Funcionários dos Correios resolveram aderir à greve por tempo indeterminado a partir das 22 horas desta segunda-feira. O motivo, segundo o Fentect, federação que reúne os sindicatos da categoria, é referente a uma alteração no plano de saúde dos funcionários da estatal. A decisão deve impactar os serviços dos Correios no país inteiro.
A greve em si começou no início da noite deste domingo, mas foi oficializada nesta segunda-feira pelo Fentect. Os trabalhadores irão parar durante o julgamento de uma alteração no benefício dos funcionários da estatal pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho) referente a retirada do direito ao plano de saúde para pais, filhos e cônjuges dos funcionários dos Correios. A mudança, defendida pelo Governo Federal, quer economizar R$ 1,8 bilhão por ano que são pagos em assistência médica aos 12 mil empregados e seus familiares.
A paralisação afeta agências - que funcionarão parcialmente - e também setores de atendimento, como o de distribuição. Os 31 sindicatos participantes da greve atendem os seguintes estados: Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo (regiões de Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Santos e Vale do Paraíba), além do Distrito Federal. Roraima ainda não se decidiu. Portanto, fique atento caso você esteja esperando por correspondências dos Correios.
A crise nos Correios vem se intensificando ao longo dos últimos meses e, segundo especialistas, as manobras do Governo Federal visam baratear o custo da operação da estatal para fins de terceirização. As reivindicações incluem as seguintes mudanças, segundo o portal Huffpost Brasil e o Fentect:
- Fechamento de 2.500 agências próprias por todo o Brasil nos próximos meses;
- Extinção do cargo de Operador de Triagem e Transbordo (OTT), fundamental para o fluxo postal interno;
- Alterações no Plano de Cargos, Carreiras e Salários;
- Cobrança de mensalidades e retirada de dependentes do plano de saúde;
- Suspensão de férias a partir de abril para cargos de carteiros, atendentes e operadores de cargas;
- Redução da carga horária e do salário de funcionários da área administrativa;
- Não realização de concurso público desde 2011 e planos de demissão voluntária, que reduziram o número de funcionários.
Se possível, procure uma transportadora ou serviço alternativo caso você precise enviar ou receber remessas. Fica a dica.
Blz, mas quando vão tomar vergonha na cara e PRIVATIZAR ou pelo menos deixar empresas concorrerem com essa m4rd@ de empresa que já não funciona há anos?
Correios tá em greve há anos, só fizeram oficializar dessa vez kkkkk
Kkkk...
lixo estatal
Privatiza logo esta empresa para poder dar as melhorias que eles merecem.
Privatiza logo isso que chamam de Correios! Acho melhor do que estar sempre em greve!
Tinha que privatizar esta porcaria e mandar a metade embora, pois são uns vagabundos que não querem trabalhar e acham que podem tratar a população como lixo. Lixo são vocês seus bostas.
Calma jovem kkkkkk, tem muito trabalhador honesto lá também...
Obg, AndroidPit. Se vc n avisa, N sabia q eles estavam em greve, pensei q já tinham acabado.
Não, já tá há um ano ou mais de greve! E você ainda achou que tinha acabado?
Que os Correios tinham acabado kkkk
Pior empresa do mundo!
Pra minha residência os Correios já estão em greve a pelos menos 2 anos, então essa notícia acaba não mudando nem um centímetro na minha vida. De resto: primeiro a gente sucateia, depois...
E eu comprei um calendário para o ano de 2018.
Há algumas horas atrás o TST decidiu que todos funcionários dos Correios deverão pagar pelos próprios planos de saúde.
Comprei um pôster no AliExpress em novembro, para testar o serviço, e até hoje não recebi. Agora com essa greve acho que só vou receber lá pra 2019 ou 2020.
aposenta essa praga e cria outro ... ou privatiza esse negócio... afff
Tem que privatizar esses correios mesmo!
Normal, já estou acostumado com essas greves desses correios! E essa só é mais uma das tantas que acontece!
Realmente o Brasil está em crise e o Governo tem que economizar gastos! Mas que o povo saiba votar nessas novas eleições para o presidente! E principalmente não acreditar nessas promessas desses candidatos e pesquisar sobre cada um deles antes de votar!
De acordo com as rádios e com o que vi nas ruas, a adesão foi muito baixa. Acho que não vai chegar a prejudicar as entregas.