Como usar o Google Maps gastando menos bateria
O Google Maps é um aplicativo extremamente útil, mas que devora a bateria dos dispositivos. Ele não apenas precisa ficar ligado a todo tempo para te indicar o caminho, mas também precisa se manter procurando conexão de dados a todo instante e realizar triangulação de antenas e botar o GPS para funcionar. Mostraremos aqui como usar o serviço gastando menos energia.
Algumas medidas para diminuir o consumo de energia do Maps são bem conhecidas, como desativar o update automático de outros apps quando você precisar muito desse app, desligar o brilho automático da tela ou ainda desativar os dados em segundo plano para que apps como Gmail e WhatsApp não suguem mais ainda a bateria do aparelho. Veja agora outras dicas que podem ser úteis.
Desligar a tela quando não for necessária
Um problema conhecido do Maps é o display sempre ativo, que devora a bateria. Para evitar esse consumo, ative a função de navegação orientada por voz. Com ela você escuta onde deve fazer a curva, e não precisa deixar a tela ligada.
Para isso, insira o destino na busca e comece a rota. Na interface de navegação que vai aparecer, você verá o ícone de um alto falante. Clique nele e escolha entre as três opções: Sem som, Apenas alertas e Com som. Nessa última opção a moça do Google vai te passar todas as diretrizes, mesmo com o display apagado. Se deixar apenas os alertas o app avisará apenas de perigos e problemas no caminho.
Use o Maps em sua versão offline
Embora fique sem alguns recursos, essa é simplesmente a melhor opção para economizar bateria. Se o smartphone ainda vai gastar com a tela ligada e o sistema de localização, ao menos economizará bateria e dados não tendo que baixar cada milímetro do mapa.
Para se preparar corretamente, você deve fazer o download do percurso que deve fazer, com uma boa folga de área, antes de deixar a rede WiFi em que está, para não ter que depender de dados. É bom lembrar que o mapa baixado irá ocupar espaço no seu aparelho, uma média de 300 MB para um terço da cidade de São Paulo, por exemplo.
Veja abaixo nosso artigo completo ensinando como baixar e usar os mapas offline e aproveitar a economia:
Use o Maps em sua versão offline em modo avião
A versão para corajosos e desesperados da dica anterior inclui medidas extremas. Se você está em um local complicado, não tem como carregar a bateria do celular e ainda assim precisa de um mapa, siga os passos da dica anterior com seu mapa offline já baixado e complete ligando o modo avião.
Isso vai te deixar sem os dados de trânsito e a localização não ficará tão precisa, uma ver que não contará com redes WiFi ou celular para localização. O Maps te dará uma estimativa de tempo de chegada ao destino, mas não terá nenhuma base em tempo real.
Mude o modo de localização
Uma alternativa a ativar o modo avião é passando pelas configurações de localização e fazendo ajustes. Geralmente, o sistema deixa a localização no modo mais preciso possível para te ajudar em serviços e apps, mas você pode relaxar um pouco isso.
Vá em Configurações > Localização > Modo e escolha o de Economia de bateria. Ele irá desligar o GPS do aparelho, o sensor de mais precisão e que gasta mais bateria, e deixar a localização apenas com conexões como Bluetooth, WiFi e redes móveis. Aproveite e passe em Permissões no nível do app e veja se não tem nenhum app gastando sua bateria com localização sem necessidade.
Desligue o trânsito e o satélite
Se você não precisa das informações de trânsito mas quer os dados móveis por algum motivo, desligue essa função. Isso também irá economizar dados, e fará com que o smartphone acesse menos conexões para pedir informações, economizando bateria. O mesmo vale para o satélite, sendo melhor utilizar a visão padrão se você não deseja tantos detalhes.
Na própria home do app, clique no botão redondo superior, que tem duas bolachas quadradas. Nele. configure o mapa para funcionar no tipo Padrão e desligue o trânsito clicando sobre seu ícone.
Como vimos, já dá para fazer alguma coisa, embora não seja possível resolver o problema de forma totalmente eficaz. Porém, essas dicas podem fazer a diferença quando você estiver perdido e quase sem bateria e ainda assim tiver que utilizar esse precioso e útil app que é o Maps.
Você conhece outros truques para otimizar o consumo de bateria do Google Maps?
bateria sempre foi o calcanhar de Aquiles dos celulares e truque pra usar obsolescência programada e perceptiva.
Quer se livrar disso?
Ande com uma boa bateria externa. Tenho 3 de 2800, ultra slim, pra andar comigo. E uma de 22.000 pra situações extremas...
Mesmo com tudo isso, o Maps ainda deixa muito a desejar. =/
eu desligo o transito e o satelite mas não consigo navegar com o áudio dizendo o caminho.
Se eu fosse o Google, melhoraria o Maps, ele é apenas bom, precisa incluir radares, se possui também o Waze, poderia unificar. Depois de testar vários navegadores de GPS, ninguém supera o Here We Go, esse é bem completo seja online e offline. E ainda inclui radares, só falta colocar lombadas, mas ajuda muito se estiver perdido por ai.
Mas torço que o Google, pelos engenheiros que tem, podem fazer um trabalho tão bom quanto. Mas estão um pouco acomodados.
Muito bacana esse artigo e legal essas dicas para economizar energia, ao utilizar o Maps.
Muito bom a dica, mais realmente falo como o nosso amigo Victor o Maps só presta online pois offline só a Here mesmo.
O Here é fantástico!
Estou fazendo teste com eles agora pois quando usei ele foi no Windows Phone.
meu preferido pra usar (on-line pq offline prefiro o Here)
Concordo plenamente menino Vran Touchwiz!
Brother Deivis Apple!!!
Pq só tem comentários de 2014?
a matéria foi recauchutado meu amigo.... para os novos usuários de Android com certeza é válido
Verdade.
Padrão androidPit , matérias do túnel do tempo recauchutada.
use oi mapas offline,resolvido o problema ,combinado com greenfy.
Concordo plenamente que o oi mapas é muito bom inclusive acho que deve ser um dos melhores em rodovias. Mas o que eu gostaria de destacar mesmo aqui é que o mesmo mudou de nome pelo menos para Iphone não sei se para Android tambem, agóra é GPS BRASIL.
Elias, o Here tem mapas mais atualizado que o GPS Brasil, e ainda você pode usar no mundo inteiro, é constantemente atualizado. Hoje pertence a um consórcio entre montadoras alemãs, então o que era bom ficou até melhor, visto que eles são bem exigentes quanto a qualidade. O serviço é excelente, bastante preciso na localização.
muito bom saber disso meu moto x recebeu uma atualização recente parano kit kat 4.4.4 já deu bons resultados mais essa informações do google maps vou ganhar mais umas 4 horas de duração de bateria exente trabalho da equipe do Android pit !!!!!
É muita gambiarra, não da pra viver abrindo mão de funcionalidades.