Como se comportar na Play Store: 5 erros a serem evitados (com exemplos)
Você já deve ter lido na Play Store comentários como "Não instala", "Será que esse app é bom?", "Não tem em Português", "Muito bom", "Vou instalar, se gostar depois dou mais estrelas". Eles são úteis? Eles ajudam alguém? Como não pagar mico e ser um bom cidadão na Google Play Store? Confira.
Não é para testar e voltar depois
Alguns apps e jogos, enquanto você os está utilizando, podem ficar incomodando com mensagens frequentes, pedindo que você avalie o título caso tenha gostado. Caso não seja sua vontade avaliar naquele momento, alguns colocam a opção "Lembre-me" depois, mas outros chantageiam colocando a opção "Não, não gostei".
É fato que esses avisos e pedidos tiram a paciência de muitos, mas a solução para isso não é ir até a loja e avaliar o jogo ou app de maneira superficial, pois isso prejudica a experiência dos outros usuários e dificulta o trabalho do desenvolvedor.
Os exemplos acima são o pior tipo de comentário que existe, não seja uma dessas pessoas. Avaliar com uma nota baixa e avisar que, caso goste do que baixou "volta para dar mais estrelas" é um comportamento que confunde e estraga o algoritmo de destaques.
O ideal é: não ceda às chantagens do desenvolvedor. Se não está pronto para avaliar o app ou jogo, simplesmente escolha a opção negativa. Quando tiver testado o suficiente, lembre-se de ir até a Play Store avaliar, isso ajuda a todos e incentiva que outros avaliem apps que você ainda pode querer.
Não escreva qualquer coisa
Comentários curtos que dizem "Demais!", "Show!", "Aprovado", não querem dizer muita coisa. Quando você se dá ao trabalho de ir escrever algo, aproveite e escreva algo que realmente será útil para todos.
A situação se deteriora quando o ser humano entra na avaliação apenas para escrever coisas sem o menor sentido, como letras aleatórias ou comentários sem sentido. Apenas parem.
O ideal é: exerça seu papel de cidadão, mesmo que digital. Forneça uma avaliação decente, fale sobre o app ou jogo de maneira mais abrangente. Não é necessário escrever mais do que cinco linhas, mas uma avaliação sucinta e sincera, completa, já pode fazer o dia de muita gente. Lembre-se das avaliações legais que você leu por aí.
Não pense que todos falam português
O sistema Android do seu smartphone provavelmente está em português, incluindo aí a sua Play Store. Até mesmo algumas descrições de apps estão em português, uma maravilha! Mas você não deve pensar que, por causa desses fatores, todo o planeta vai falar em português com você.
Quer reclamar de um problema no app que você comprou? Você deve fazer isso, mas não em português! Confira antes, pelo desenvolvedor, pelos títulos publicados e até pelo site deles, se a equipe é brasileira, e se entenderá o que você escrever.
É óbvio que, se estiverem interessados, os desenvolvedores podem passar o seu comentário por um tradutor, mas muita informação pode ser perder por aí, e sua reclamação será em vão. Ou então eles podem nem se dar ao trabalho de traduzir.
O ideal é: faça a pesquisa antes e descubra o idioma dos criadores do app. Tente falar no idioma deles, as chances de receber um retorno são maiores. E, caso não haja um email para contato, cobre!
Não transforme a avaliação em um fórum
A ideia das páginas dos apps e jogos é para que você dê uma nota de uma a cinco estrelas e escreva brevemente sobre o que achou da sua experiência de forma geral, coesa e aprofundada. Não é o lugar para perguntar como faz para fazer rodar em tal smartphone ou para reclamar que o jogo não baixou fora da sua rede WiFi.
O ideal é: Não é para constatar que não funciona em seu smartphone, ou que o jogo é uma droga porque precisa de internet. O próprio AndroidPIT tem um fórum onde você pode entregar suas mágoas e frustrações. A dica é a mesma, avalie o app pelo que ele é.
Não deixe de denunciar
Se você ver algo de errado, é seu dever denunciar. Xingamentos, spam, links maliciosos, você não pode deixar passar. E aí estamos falando não apenas de comentários, mas também de apps suspeitos, que tragam problemas ao seu smartphone ou tentem conseguir dados pessoais.
- Dicas e truques da Google Play Store que todo usuário Android deveria conhecer
- Como instalar apps que estão fora da Google Play Store
É você quem ajuda a regular o que entra e sai da Play Store. São muitos apps e jogos chegando todos os dias, e apesar de o Google avaliar a integridade deles com seus robôs, a sua ajuda é essencial.
E você, não gosta de quais comportamentos na Google Play Store?
Excelente matéria! Mas... o brasileiro tem aquele hábito terrível de achar que crítica é dizer "não gostei, porque acho que não tem a ver". Exigir uma avaliação profunda de qualquer coisa é pedir por um nível de abstração e argumentação lógica que quase ninguém tem. Aquilo que mais lemos nas avaliações é "legal!" ou "muito bom!", além de "é uma bosta, não baixem!". O lendário "se eu gostar volto e dou mais estrelas" também é uma pérola. O que é que se pode esperar de um povo que discute com a embaixada alemã, acusando-os de não entenderem que "nazismo é de esquerda"?!? Ahahahahah.
Pior mesmo são os comentários sem nenhuma pontuação gramatical. É horrível de ler e entender a resenha.
Concordo com quase tudo, menos com a parte em que devemos falar a língua dos donos do app; primeiro que fazemos a avaliação para que os que estão no nosso país vejam, sempre vemos as avaliações nacionais, e não as que foram feitas em outros paises, e depois, se o app foi disponibilizado em nosso país, deve entrar nas nossas regras, devem estar preparados para nós, inclusive no idioma, "o chocolate pode ser suíço, mas se quer vender aqui, a embalagem deve estar em português".
Ótima matéria.
Boa Edu, é isso aí. Onde assino? rsrs
Muito bacana esse artigo, com dicas importantes sobre possíveis erros no play store.
Tinha que ter um colorado falando merda! JAJAJAJAJAJAJAJAJAJAJAJAJAJAJA
O pior tipo que tem "se o app for legal volto pra dar mais estrelas", já vi muitos comentários como esses em apps que queria baixar, inclusão (digital) as pessoas sem educação acaba dando nisso ai que vemos.
A grande maioria que escreve isso é criança.
Só para fins de esclarecimento, que app é esse que "transformou um Galaxy Pocket em Note, rodando PUGB a 100 fps"? Não que eu precise, claro, mas só por saber mesmo : )
PS.: Ri demais com o cara chamando a mãe dos outros de "gorda interplanetária".
Os piores são aqueles que dão uma estrela e escrevem: "Vou testar, se for bom, dou 5 estrelas"... patético;
Mas o que esperar de uma parcela de pessoas que possuem preguiça de ler, de aprender, infelizmente a educação no Brasil é frágil, a noção de respeito e de cultura, piorou mais ainda.
Essa matéria vem de encontro a muitos comentários sobre o Deezer. São vários comentários reclamando que ele não é gratuito e cheio de propagandas. Reclamações sem fundamentos, já que o mesmo é gratuito, com restrições (o que concordo). Muitos querem aplicativos estáveis, sem propagandas e não querem pagar por isso e o pior reclamam como se tivesse razão. Patético!
É o mesmo caso de ser testador beta. Se for para não avaliar corretamente melhor não ser testador. Mas as pessoas querem ser testador para receber uma atualização antes que os outros. Mas não é para isto que serve o programa!
Isso que está melhor. O que eu mais via antigamente era "Muito bon, testei no meu galaxy S(aqui ia uma versão mais nova da ultima lançada) meu pai é dono da sansung" hahahahhaha.
Esses comentários são tipo aqueles de quando você quer comprar um produto, daí você entra pra ver a avaliação do produto e a pessoa comenta, "chegou direitinho, pode confiar".
Mas esse tipo de comentário ajuda também.
É que muitos ainda acham que as empresas fazem os app unica e exclusivamente para eles. Ai quando algo não agrada a eles, se sentem como se não foram atendidos. Por isso comentam tanta baboseira
Como sempre isso é consequência da "Pátria Educadora" que deu inclusão digital mas não instrução digital. Vejo muitas avaliações na loja em outras localidades e se o pessoal não quer escrever simplesmente dá as estrelas e pronto.
Lembro bem que antigamente a loja em português era compartilhada com Portugal e os portugueses sempre reclamavam dos brasileiros e suas avaliações absurdas... Com razão.
comentários desse naipe encontrados na Play Store é culpa da M.I.D. !!!
Que raiva que me dá encontrar tanto comentário inútil e poucas estrelas porque "se eu gostar volto pra dar mais estrelas".