Restaurar o padrão de fábrica não é o suficiente para proteger seus dados!

androidpit galaxy s6 quick launch camera
© nextpit

A recuperação de dados em dispositivos móveis é uma constante preocupação entre os usuários, e com razão, pois mesmo depois de apagados, os dados ainda podem ser encontrados através de programas avançados ou mesmo tendo o acesso à raiz do sistema. Agora, dois estudantes da Universidade de Cambridge trazem este assunto à tona mais uma vez ao informar que a restauração dos padrões de fábrica de dispositivos rodando com o SO Android não se mostra efetiva quando o assunto é remover seus dados do dispositivo. Contudo, existe uma forma bem simples de evitar que terceiros tenham acesso às suas informações, confira abaixo.

O estudo

O estudo analisou 21 smartphones de segunda mão, de diferentes fabricantes, rodando com Android 2.3 até 4.3. Todos eles foram "limpados" usando o aplicativo nativo do sistema para reset de fábrica. Apesar do processo de restauração dos padrões de fábrica, os pesquisadores conseguiram recuperar o arquivo mestre em 80% dos dispositivos, de onde foi possível sincronizar contatos, email e dados novamente.

Como é de conhecimento dos usuários do Android, para melhorar a usabilidade e a experiência com o celular, a maioria dos aplicativos têm as senhas substituídas e autenticações automáticas no momento das primeiras configurações, uma vez que o usuário entra com a senha. Após essa primeira autenticação com base na senha, os usuários são automaticamente conectados com o arquivo de autenticação, no qual e-mails podem ser recuperados, notificações de calendário baixadas e outros sem a necessidade do usuário atuar de forma ativa para tanto.

redefinir padroes fabrica android
A mensagem que recebemos do sistema é clara: "Todos os seus dados serão apagados do armazenamento do seu aparelho". / © ANDROIDPIT

Esses arquivos são frequentemente armazenados na memória flash não volátil, ou seja, uma espécie de "disco rígido" do smartphone que grava os seus dados de forma permanente para você não perdê-los. A continuação dos mesmos na partição específica sugere que os dados dos usuários permanecerão expostos.

Ainda de acordo com o estudo, as alternativas para tornar o processo de restauração do padrão de fábrica viável são inconvenientes, visto que será preciso o acesso root do dispositivo. Assim, a maioria dos usuários de smartphones acaba ficando de fora. Porém, uma dica simples pode assegurar a privacidade dos seus dados de forma mais efetiva.

Como evitar que seus dados sejam acessados por terceiros

Assim como já publicamos anteriormente aqui no site, para evitar que terceiros recuperem os seus dados, criptografar os dados do telefone a partir do momento em que você começa a usar o aparelho deve solucionar a questão. Para tanto, basta ativar o recursos clicando em Configurações > Segurança > Criptografar telefone. Dessa forma, seus dados, mesmo recuperados, só estarão acessíveis através de uma senha criada por você.

criptografar telefone memoria interna
Ative a "Criptografia do Telefone" e evite que seus dados sejam acessados por terceiros. / © ANDROIDPIT

Caso você nunca tenha optado por criptografar os dados do seu smartphone antes, mas quer vender o aparelho ou passar para um amigo ou familiar, clique no link abaixo para saber como proteger seus dados usando o reset de fábrica:

E aí, na sua opinião, este é um problema que sem solução e todos estamos a mercê de softwares avançados quando o assunto são dados compartilhados em dispositivos móveis ou o Android pode e deve oferecer um opção mais simples e segura de proteção das informações dos usuários?

Ir para o comentário (39)
Camila Rinaldi

Camila Rinaldi
Head of Editorial

Com mais de uma década de experiência em review de dispositivos, recentemente mergulhei no mundo dos wearables e desenvolvi uma paixão por inovações em saúde digital. Embora agora eu esteja profundamente imersa no ecossistema da Apple, meu entusiasmo pelo Android permanece forte. Anteriormente, fui editor-chefe do AndroidPIT e do Canaltech no Brasil, e agora compartilho minhas análises com o público dos EUA no nextpit. Além da tecnologia, valorizo muito minha coleção de vinis e acredito que a melhor maneira de conhecer um lugar é através da sua gastronomia. Junte-se a mim enquanto exploro a fusão da tecnologia e da cultura em nossa vida cotidiana.

Para o perfil do autor
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
ÚLTIMOS ARTIGOS
Notificação por push Artigo seguinte
39 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 17
    Luis Boccardi 27/05/2015 Link para o comentário

    Acho que pra apagar tudo de vez, só destruindo o aparelho mesmo. Mas em caso de roubo ou venda do aparelho usado, nada vai impedir que recuperem algum dado, é só uma questão do quanto vão tentar.


  • Diomaiclyn R. de Sousa 4
    Diomaiclyn R. de Sousa 27/05/2015 Link para o comentário

    Bom dia!
    Excelente matéria sobre proteção de dados. Muito bem Androidpit! Parabens!

    Camila Rinaldi


  • 12
    Francisco Assis 26/05/2015 Link para o comentário

    na minha humilde opinião, creio q não importa quão seguro seja o sistema, sempre darão um jeito de burlá-lo, inclusive recuperando arquivos apagados (mesmo após um hard reset). se eu não me engano, tem inclusive empresas especializadas em recuperação de arquivos, inclusive de HDs formatados.

    desculpa se eu fugi um pouco do tema, mas é apenas minha opinião.


  • 6
    Nilson Luiz Palandi 26/05/2015 Link para o comentário

    Já no Nexus 6, só consegue formatar se souber a senha do Gmail que foi cadastrado na ativação.


  • 10
    Danilo Santana Barboza 26/05/2015 Link para o comentário

    Assustador é saber que quase 100% dos usuários desconhece isso.


  • 73
    Jairo rios 26/05/2015 Link para o comentário

    Isto é uma característica de qualquer OS .


    • 10
      Danilo Santana Barboza 26/05/2015 Link para o comentário

      O PROBLEMA NÃO ESTÁ NO OS.


    • 10
      Danilo Santana Barboza 26/05/2015 Link para o comentário

      Característica da memória flash.


    • 17
      fabio pinheiro 27/05/2015 Link para o comentário

      discordo de vc, Danilo. o problema está no OS sim. quem faz o controle do sistema de arquivos é o OS. Todo meio de armazenamento trabalha da mesma forma. os dados são gravados e endereçados. os sistemas operacionais, quando se apaga um dado, para economizar tempo simplesmente apaga o endereçamento deste dado, sendo assim o dado não poderia mais ser encontrado, mas isto não é verdade, já que o dado está lá. é só fazer uma busca sequencial e conhecer estruturas de arquivos para encontra-lo novamente, tanto que se vc pesquisar, existem dezenas e talvez centenas de programas que se propõe a isto, inclusive muitos gratuitos. A solução para isto existe. basta fazer um FILLZERO, isto é, alguns programas percorrem byte a byte o dispositivo de armazenamento (HD, memoria flash, qq um) e preenche-o com ZEROS todo o espaço que não estiver devidamente endereçado, sendo assim, o dado em é totalmente destruído e impossivel de ser restaurado, mas é um processo relativamente demorado. digo relativo pq se o objetivo é limpar o dispositivo para vende-lo, por exemplo, compensaria o tempo.


  • Jefferson Silva 10
    Jefferson Silva 26/05/2015 Link para o comentário

    Os aparelhos da Sony tem esse problema tive o z1 e o z ultra e ambos após o reset, após configurados os dados iniciais, todas as minhas fotos estavam lá presentes... No z1 que peguei usado, consegui ver todas as fotos do antigo dono.


    • 10
      Danilo Santana Barboza 26/05/2015 Link para o comentário

      Vc não apagou as fotos, simplesmente. Só da pra ver os arquivos caso vc os recuperem.


  • 32
    Luiz Carlos Magno Coelho 26/05/2015 Link para o comentário

    Memória flash guarda vestígios sendo necessário duas formatações para realmente apagar os dados e arquivos. É desse jeito com cartões SD e não seria diferente com as participações internas. Uso sempre este detalhe para recuperar arquivos e dados formatados acidentalmente.


    • 10
      Danilo Santana Barboza 26/05/2015 Link para o comentário

      2x não é o bastante.


      • 17
        fabio pinheiro 27/05/2015 Link para o comentário

        não importa numero de vezes que formata e sim, o processo que deve ser feito. vc deve reescrever os espaços onde estavam seus dados, pra isso tem programas que zeram literalmente este espaço, o processo se chama FILLZERO (preencher com zeros) ai basta uma vez....


  • 12
    Gilberto Filho 26/05/2015 Link para o comentário

    Alguém sabe como eu consigo recuperar alguns desses dados? Pois restaurei o celular da minha mãe (esqueci que ela não usa a nuvem), e ela perdeu todas as fotos de uma viagem nossa. Hehehehehe


    • Pedro 23
      Pedro 26/05/2015 Link para o comentário

      Tenta o DR. Android


    • 10
      Danilo Santana Barboza 26/05/2015 Link para o comentário

      Tem que procurar programas específicos. De cabeça não lembro.


      • 17
        fabio pinheiro 27/05/2015 Link para o comentário

        conecta o cel no computador para ser reconhecido como dispositivo de armazenamento e usa um programa chamado recuva.


  • 7
    Iago Lopes 26/05/2015 Link para o comentário

    Eu criptografo formato, criptografo e formato de novo, fora que todos meus emails, contas de backups e afins contam com autentificação, então mesmo que por acaso, pelas forças de odin meu aparelho vá parar nas mãos de alguém que entenda o básico dessa exploração acima, ter as senhas não serviriam de muita coisa por si só.


    • Pedro 23
      Pedro 26/05/2015 Link para o comentário

      E reinstalar a ROM, Fazer Wipe System e etc, isso funciona ou dá no mesmo? Sempre tive essa dúvida, realmente ate que ponto conseguimos apagar esses dados presentes na memória flash?

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.