Com estes 3 passos você obtém mais autonomia de bateria no seu Android

LG G4 VS LG G2 FLEX 1 3
© nextpit

Depois de apenas duas horas de navegação pela internet e a maioria dos smartphones já começa a piscar seus LEDs notificando bateria baixa. Se você quiser aumentar a autonomia do seu Android, siga os três passos abaixo e ganhe um tempo precioso para usar seu dispositivo sem carregá-lo!

 1. Identificar os devoradores de bateria

Quase todos os usuários de smartphones baixam inúmeros serviços para aproveitar ao máximo o potencial dos dispositivos. Muitos dos apps instalados consomem bastante bateria, mesmo quando não são usados, uma vez que rodam em segundo plano. Um exemplo: o Facebook verifica constantemente se existem novos posts e mensagens na sua conta. Felizmente, o Android oferece a opção bem prática de visualização dos vilões da bateria. Basta ir às Configurações > Bateria.

bateriaconfig
Identifique os vilões de bateria do seu Android. / © ANDROIDPIT

Com um clique no serviço desejado, você tem acesso a detalhes como o tempo de uso do processador por determinado app ou quanto de dados ele recebeu. Existe até mesmo a opção de verificar o consumo de bateria da tela, e também de diminuí-lo num atalho para a configuração correspondente.

Se um aplicativo se revelar um devorador de bateria, você deve no mínimo limpar o seu cache. Com efeito, algum erro temporário pode ter causado o maior consumo do app. Em casos extremos, o recomendado é mesmo apagar o serviço.

BetterBatteryStats

Quem possuir um dispositivo com direitos de root pode ter acesso a ainda mais detalhes com o BetterBatteryStats. O aplicativo é pago e mostra serviços de terceiros que acessos os Google Play Services, uma informação não mostrada nas estatísticas-padrão.

betterbatterystats 2 de
BetterBatteryStats é uma ferramenta avançada para monitoramento do consumo de energia no seu Android. / © ANDROIDPIT
${app-com.asksven.betterbatterystats}

2. Otimizar as funções do smartphone

Utilizar o modo de economia de energia

Desde o Android 5.0 Lollipop um modo bem prático de economia de energia foi integrado ao sistema. Esse modo desativa a sincronização de apps e as atividades em segundo plano (parcialmente), de maneira que o Standby passa a consumir bem menos bateria. Nota importante: se você ativar este modo, só será possível ver emails ou mensagens de WhatsApp novos quando esses serviços forem acessados.

bateriaconfig2
O modo de economia de energia e o ajuste de brilho da tela./ © ANDROIDPIT

Ajustar o brilho da tela

O brilho da tela deve ser reduzido ao máximo para aumentar a autonomia do seu dispositivo. O display é o principal devorador de bateria nos smartphones. Uma tela clara consome obviamente mais bateria.

Além disso, a maneira mais fácil de reduzir o brilho para além do mínimo-padrão é baixar um aplicativo próprio na Google Play Store. Uma boa escolha é o app chamado Lux. Ele possui uma versão grátis e uma paga. Ambas permitem que você reduza o brilho do seu display para além do limite normal.

Baixe o Lux Lite por meio do link acima e, durante a instalação, siga as instruções para conferir ao app “acesso de uso de dados”. Clique no ícone do app e você poderá ajustar o brilho do seu display para níveis bem inferiores ao normal.

luxlite2
As configurações do app e a possibilidade de reduzir o brilho abaixo do padrão do Android. / © ANDROIDPIT

O ponto médio da escala de brilho do Lux é o 0% da configuração padrão do Android. Com o Lux você pode selecionar valores negativos  de luminosidade, e também conta com várias opções de configuração para automatizar o brilho durante o dia ou em certas condições.

Desativar o Wi-Fi e os dados móveis

Quando você sair de casa ou do escritório, deve criar o hábito de sempre desativar o Wi-Fi do smartphone. Do contrário, o dispositivo ficará procurando redes o tempo todo, o que consome bastante bateria.

Além disso, o serviço de localização do Google também usa o módulo Wi-Fi. Ele procura SSIDs conhecidos de redes Wi-Fi ao redor do smartphone mesmo quando ela estiver desativada. Essa função também pode ser desligada. Ele se localiza nas configurações avançadas de Wi-Fi, e só deve estar ativa durante o uso.

bateriaconfig3
Desative o Wi-Fi e use as configurações avançadas para otimizar o seu uso. / © ANDROIDPIT

Desativar o GPS

Como pela função de Wi-Fi, a localização por GPS também devora a bateria. Ela também deve ser desativada se não for utilizada. Quanto em funcionamento, ela permite que aplicativos acessem seu local constantemente em segundo plano. Para desativar o GPS, vá até as Configurações do seu smartphone e acesse Localização.

Nessa opção, selecione Modo > Economia de bateria. Assim, sua localização pode ser determinada de maneira menos precisa, mas também com menor consumo de bateria.

Evitar wallpapers animados

Wallpapers animados também devem ser evitados para economizar bateria. Uma imagem estática consome menos energia, pois uma imagem animada requer trabalho do processador.Evite ao máximo!

Ajustar a sincronização em segundo plano

Aplicativos e widgets tentam em intervalos regulares atualizar-se em segundo plano. Nos melhores serviços, esses intervalos podem ser configurados. Quanto mais tempo entre uma e outra atualização, menos bateria será consumida.

Além disso, você também pode bloquear as atualizações nas configurações do Android. Vá até Configurações > Aplicativos > Em execução, abra o app desejado e clique em “Parar”.

bateriaconfig4
É possível parar a atividade de apps em segundo plano. / © ANDROIDPIT

Desativar vibrações

Outra função que consome bateria é a de vibração ao se digitar ou ao receber ligações. Para desativar a primeira, vá até Configurações > Idioma e texto > Teclado do Google > Preferências, e desative “Vibrar ao tocar a tecla”.

bateriaconfig5
Desativando a vibração ao digitar. / © ANDROIDPIT

Para que seu Android pare de vibrar ao receber ligações ou notificações, acesse Configurações > Som e notificação > Vibrar para ligações, desativando esta opção.

3. Manter o software sempre atual

Atualizar os apps

Para economizar energia de maneira eficiente, é bom sempre manter seus aplicativos atualizados. Os desenvolvedores atualizaram suas criações não apenas para adicionar funções, mas também para otimizar o consumo de bateria e dados dos apps.

Usar softwares atuais

Erros de software podem ser a causa para um consumo exagerado de bateria. Para evitar que isso aconteça, certifique-se sempre de que seu aparelho tenha a mais recente versão do sistema operacional. Para verificar se um update está disponível, vá até Configurações > Sobre o telefone e clique em "Atualizações de sistema".

bateriaconfig6
Conferindo as atualizações para o sistema operacional. / © ANDROIDPIT

Conhece outras dicas para economizar a bateria? Conte-nos nos comentários!

Ir para o comentário (101)
Eun-Yong Park

Eun-Yong Park

Eun-Young Park foi editor da página AndroidPIT Alemanha até janeiro de 2016. A sua paixão por celulares começou com um iPhone 3G, que logo deu lugar a um Galaxy S3. Sua paixão por gadgets é claramente sentida através de um de seus artigos.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
ÚLTIMOS ARTIGOS
Notificação por push Artigo seguinte
101 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 14
    Gislane Rodrigues 04/01/2016 Link para o comentário

    Eu uso a economia de energia durante o dia, e deixo carregar a bateria durante a noite.

    Gilmar Luiz


  • Sebastião Braga 2
    Sebastião Braga 27/11/2015 Link para o comentário

    Gosto de ler notícias no Inst News! É muito legal! Sugiro porque é grátis e sem publicidade!


  • Willian Belizario 26
    Willian Belizario 27/11/2015 Link para o comentário

    Kkkkkkkkkkk esse cara parece que ta doidao nessa foto kkkkk


  • Wellington Telles 5
    Wellington Telles 26/11/2015 Link para o comentário

    kkkkkk o rosto do Eun-Yong Park na foto já explica muita coisa sobre esses passos,


  • 24
    claudio 26/11/2015 Link para o comentário

    Desativar o gps não da.... Se perder o celular não tem como achar... Eu já fui salvo uma vez e não desativo o gps nem o plano de dados...

    Diego


  • klods dell 31
    klods dell 26/11/2015 Link para o comentário

    Quer bateria que dure muito troque smartphone por um celular e passe a ligar e mandar SMS. Quer internet, vídeos, games? Acostume a usar carregador durante dia


  • Douglas Gomes 7
    Douglas Gomes 26/11/2015 Link para o comentário

    muito boa as dicas parabéns !


  • Alê Gomes 13
    Alê Gomes 26/11/2015 Link para o comentário

    São ótimas dicas, mas é melhor nem termos um celular top, que não aguenta nem a metade dos recursos nele presente. Antigamente, os celulares tinham menos amperagem na bateria e elas duravam quase uma semana, é claro que eles não tinham todos os recursos que os de hoje em dia tem, mas de que adianta ter isso tudo e não poder usar?


  • Paulo 14
    Paulo 25/11/2015 Link para o comentário

    São excelentes dicas!!


  • Abimael Alves 4
    Abimael Alves 25/11/2015 Link para o comentário

    TODAS ESTAS DICAS EU JÁ USO NO MEU SMARTPHONE, MESMO ASSIM EU AGRADEÇO!


  • 13
    Hugo Amorim 25/11/2015 Link para o comentário

    pq o androidpit sempre repete matérias? acho isso extremamente tosco

    WASHINGTON S.Fabíola Martins C Oliveira


  • Rafael M. 19
    Rafael M. 25/11/2015 Link para o comentário

    Meio devagar essa matéria....


  • 8
    Paulo Grisotto Guardia 25/11/2015 Link para o comentário

    tudo resolvido

    GreenPower Free Battery Saver


  • 10
    Eduardo França 25/11/2015 Link para o comentário

    Tenha em mãos duas baterias (se seu aparelho tiver bateria removível) e carregador, além de um bom Power Bank.


  • 24
    Flávio 25/11/2015 Link para o comentário

    Calma, ele só falou quais funções gsstam mais e não tem lógica deixar ligado quando não estiver usando. Porque vai gastar com a tela desligada e quando você for usar de fato vai ter menos carga. Tem muita gente que chega na loja com smart novo pedindo troca porque não ta segurando carga e esquenta ai vai ver ta GPS Wifi e dados bluetooth sincronização etc e tela com brilho máximo. . Reclamar é fácil , quer quebrar as leis da física de conservação de energia e entropia só porque o celular tem a função não tem q usar tudo duma vez

    Fabíola Martins C Oliveira


  • Gustavo L. 38
    Gustavo L. 25/11/2015 Link para o comentário

    Use o DU Battery (da Baidu) + hao123 combinação perfeita! 👌


    • 38
      Douglas 25/11/2015 Link para o comentário

      Esse Du battery deveria ser expulso da Play store,no meu Asus esse app,teve a capacidade de drenar a bateria 3 vezes mais,quando fui verificar qual app estava acabando com a bateria,era justamente o que supostamente quer ajudar a contela,um absurdo.

      Gilmar Luiz


  • Tiarles N. 46
    Tiarles N. 25/11/2015 Link para o comentário

    Pelo que eu entendi, se seguirmos esses passos vamos ganhar algumas horas de bateria mas perderemos a qualidade e o potencial do que o produto oferece né? Daí vem a pergunta... Do que adianta comprar um super smartphone se não podemos usar todo seu potencial por motivos de bateria acabar em menos de meio dia de uso ? Tenho S6 que dura chorando usando moderadamente um dia inteiro rsrs saio de casa as 7:00 com 100% e volto as 21:00 com 9% de carga... Dá uma agonia!

    Fabíola Martins C Oliveira


  • Diego Nascimento 42
    Diego Nascimento 25/11/2015 Link para o comentário

    Primeiro passo: desligue seu smartphone. Fim.

    Joao PauloFlávioJoanderson Sousa


  • 16
    Rod 25/11/2015 Link para o comentário

    Com esses três passos você praticamente não vai usar o seu smartphone, então deixe-o desligado, assim não gasta bateria.
    Triste ler matérias assim.

    ViniciusTiago

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.