Como comprar o smartphone com mais chances de atualização
Todos os dias, é como acordar em um pesadelo. Você está para comprar seu novo smartphone e se lembra da notícia de que metade dos aparelhos do mundo, mais de um bilhão deles, está desatualizada. Você se desespera, corre pela casa sem direção e se pergunta: quais os melhores truques para comprar um smartphone com as melhores chances de atualização do Android? Sente e tome um café, nós temos alguns insights.
As dicas que vamos dar vão parecer básicas, mas tenha em mente que nem sempre lembramos de todos os itens de uma boa compra. Por isso, antes de comprar, passe por aqui e refresque sua memória.
Cheque o histórico da linha junto ao fabricante
É a velha tradição. Antes de fazer a compra, procure tudo sobre o aparelho que deseja na internet. Além das configurações e análises completas, você também pode acabar encontrando problemas de fábrica e, especificamente, informações sobre o costume de atualização da marca.
E não pense você que só porque uma marca atualiza um aparelho que ela irá atualizar todas asa linhas, muito pelo contrário. É muito mais esperto procurar pela taxa de atualização de uma linha de produtos do que de uma marca toda. Por exemplo, será mais provável a Samsung atualizar sua linha S do que a linha J, assim como a Motorola deve atualizar com mais certeza sua linha Z do que sua linha E.
Confira o histórico da linha junto a outros usuários
Porém, por mais que você tenha conferido qual a tradição de uma marca em atualizar suas linhas de aparelhos, não custa nada checar o que os usuários estão dizendo, também. Procure por comunidades da linha de aparelhos ou da marca, e veja o que os participantes dizem.
Você pode consultar o nosso fórum, mas também pode buscar em grupos do Facebook, do Google+ ou do Telegram. Muitas vezes, os usuários podem trazer informações mais precisas do que a fabricante, que pode prometer mais do que entrega e, apesar das informações oficiais, não atualizar alguns aparelhos.
Compre um topo de linha desse ano
Tá, sabemos que nem todos têm dinheiro para isso, mas é uma das dicas válidas e merece ser levada em consideração. Se você é uma pessoa que se importa muito com o fato de ter seu aparelho o mais atualizado possível, pode valer a pena gastar um pouco mais e comprar o topo de linha do ano.
É sagaz esperar ao menos um mês para comprá-lo, assim você fica sabendo mais sobre ele, possíveis defeitos e o preço pode baixar consideravelmente. Topos de linha de marcas como Motorola, Sony, LG, Samsung e Asus certamente recebem ao menos um update, e têm mais probabilidade de receber um segundo (com certa boa vontade, até um terceiro). Fora que, geralmente, já chegam ao mercado com a versão mais atual do Android, coisa que linhas mais econômicas acabam não tendo.
Compre de marcas mais famosas e que vendem mais
Mais uma dica que pode parecer mais do mesmo, mas que importa bastante. Muitas empresas menores lançam apenas alguns aparelhos e têm pouca ou nenhuma preocupação em atualizar seus produtos. São marcas que muitas vezes se utilizam de white label, os celulares cujo projeto é comprado na China e que é revendido no país com o logotipo da empresa.
É claro que essas empresas menores podem sim acabar atualizando seus smartphones, mas as chances são sempre baixas. Por isso, ir em marcas como Motorola, Sony, LG, Samsung e Asus (ou gringas como Xiaomi, OnePlus, Google e Huawei) dão mais certeza de um update do Android. Só não se esqueça de conferir os outros itens dessa lista, que acabam tendo importância.
Escolha aparelhos com AndroidOne ou puro
Aqui temos uma dica que é menos simples e que pode dar um pouco mais de trabalho na pesquisa e na compra. Se você realmente quiser, além de muitos updates, atualizações mais rápidas do sistema Android, é uma boa considerar os aparelhos que vêm com Android One ou Android puro. Veja o artigo abaixo para saber a diferença entre eles.
- Android Oreo, Go e One: você sabe qual é a diferença entre esses sistemas?
- Android One e Xiaomi: 5 motivos pelos quais eles vão conquistar usuários
No Brasil não existe até esse momento nenhum aparelho que venha com esse tipo de Android nativo, mas você pode importar um com essa característica. Nos Estados Unidos, por exemplo, você pode adquirir um Moto X4 com AndroidOne, ou ainda os aparelhos da linha Pixel da Google, que vêm com o Android mais puro e que receber os updates mais velozes.
Também é possível investir em um Xiaomi Mi A1, aparelho da empresa chinesa que já vem com o AndroidOne. Os desejados Nokia 7 Plus, Nokia 6 e o Nokia 8 Sirocco é outro a trazer esse sistema já embarcado. Atualmente, são 12 aparelhos disponíveis.
Não compre de operadora
Triste, mas é verdade. Infelizmente, os aparelho vendidos pelas operadoras acabam tendo uma camada a mais de dificuldade para a entrega da atualização de sistema. Cada vez que uma atualização chegar a um aparelho desbloqueado, ela precisará passar por uma nova rodada de ajustes para incorporar apps da operadora, ajustes de sistema e possíveis bloqueios de funções (lembra quando o iPhone era bloqueado para thetering?).
- Como uma atualização do Android é preparada até chegar no seu smartphone?
- Atualizar o Android em um smartphone demora mais do que parece
Os artigos acima falam um pouco mais sobre como funciona a atualização junto a operadoras, mas o que você precisa saber de verdade é que, no fim das contas, um mesmo modelo de aparelho pode acabar ficando sem update se for de operadora, mesmo tendo sido atualizado na sua versão desbloqueada. Por isso, por via das dúvidas, melhor evitar.
Curtiu as dicas? Quais outros truques você usa para escolher o smartphone mais atualizado?
Quer dois updates? Compra linha Z ou X da Motorola ou Galaxy S da Samsung.
Quer um update? Compra algum mid com bom histórico, como Galaxy J ou Moto G.
Quer três updates? Ai tem que ser um Pixel mesmo.
Quer quatro updates? Pega um iPhone, mas vá se preparando para um aparelho cada vez mais lento a ponto de irritar durante o uso.
Dono de iPhone se gaba de ter o sistema atualizado, mas só eu sei a irritação que é usar um iPhone 6 atualizado com o iOS 11.
Atualização não quer dizer mta coisa no Android eu tô com o 6.0 e pra mim está bom
Não vejo necessidade desse desespero com atualizações.
TBMM CONCORDO
Quem fizer questão de atualizações compra iphone, se quiser usabilidade e praticidade e ser dono realmente do seu smartphone vai de Android, simples.
Resposta simples: compre um google pixel.
O problema é que muitas fabricantes, inclusive a Google, só estão atualizando letras números e nomes, pois o sistema que é bom, nada.
Concordo brother AC&MM, a Google só está mudando o design e a versão do sistema(apenas em números, muda quase nada de uma versão para a outra)!
Compre android e conte com a sorte pra ter atualizações... compre iphone e veja o desempenho cair a cada atualização. É complicado.
"Compre um topo de linha desse ano".
Kkkkkkkkkkkkkk
Muito interessante esse artigo, agora para garantir atualização no smartphone, sempre tento comprar o top do ano anterior, sem torrar muita grana, na tentativa de garimpar alguma promoção que valha a pena. Foi assim com o S7. Mas esse ano, não vai dar certo com o S8, o preço está muito alto, mesmo com a oferta de dar o seu dispositivo de entrada na troca por um novo da fabricante. Por isso já estou estudando o Zen Fone 4.
Achou que seu smartphone iria ser atualizado com vários updates? Achou errado, OTÁRIO!
Compre aparelhos que já tem o código fonte liberado para comunidade.
Estou pensando em comprar um Zenfone 3 Max de 5.5 polegadas e 32 GB de memória, parece que ele é um aparelho que recebeu a atualização do Android 7.1.1, mas, não sei se o aparelho é bom.
Falando nisso, cadê a matéria onde a Holanda quer obrigar a Samsung atualizar os seus aparelhos por no mínimo 4 anos. Bom, na realidade, acho que a justiça internacional e os órgãos reguladores deveriam fazer leis mundiais e forçar todos países a seguir. Quando uma fabricante quer lançar um produto, precisa passar por órgãos reguladores, no caso do Brasil, a Anatel. Pois bem, não acho que seja obrigado a atualizar o S.O por 4 anos, mas de segurança sim. Mas, acho que todo modelo lançado, tem que receber pelo menos, uma atualização de S.O. Vamos dar um exemplo:
1 - Uma marca lançou um aparelho no inicio de 2017 e veio com o Android 6, este aparelho terá direito a receber o Android 7, já que o Android novo é lançado no final do ano, então, quando lançar o Android no final do ano, a fabricante terá 6 meses para lançar sua atualização para este aparelho. Se ela continuar a fabricar este aparelho por exemplo em 2018 e já ter lançado a versão Android 7 para este aparelho, e o aparelho continuar a ser fabricado em 2018, ele já terá que sair de fábrica com o Android 7, já que foi lançado, não vejo o motivo de já ter lançado a atualização nova, e o aparelho sendo fabricado e vendido, e vir com a versão Android 6 por exemplo e o cliente ter que atualizar gastando dados. E estes aparelhos, terão direito a 3 anos de atualização de segurança, pois segurança é algo sério.
E proibir que fabricantes lancem aparelhos, seja Smartphones, Tablet com Android defasado, pois tem fabricante ai, que fabrica ainda aparelhos com Android 5.0 que não vão receber atualização alguma, nem de segurança, e tem Tablet sendo lançados com Android 4.4 que nunca verá nem mesmo atualização de segurança.
oi
Fala sério, LG nunca foi boa em atualizações. Tops de 2016 estão baratos e recebendo Android 8. ex: Moto Z, Xperia X Performance...
Tinha que tirar a LG aí da lista dos confiáveis, não atualiza nada.
Concordo brother Nivaldo! A LG só atualiza os tops de linha!