Como o Android pode salvar a Blackberry?
Assim como a Nokia, a Blackberry é uma fabricante de smartphones que viveu seus dias gloriosos entre meados dos anos 1990 e a primeira década de 2000. Depois da chegada do iPhone, em 2007, a empresa não soube acompanhar os novos tempos dos telefones e vem enfrentando uma sensível decadência desde então. Mas uma parceria com o Android pode salvá-la!
Há boas chances de que isso possa ocorrer, até porque um dos obstáculos – o Blackberry OS - já está sendo removido sem que ninguém tenha de se esforçar para isso. O sistema operacional da empresa canadense já está sendo abandonado por todos os desenvolvedores, e até mesmo Facebook e WhatsApp não irão mais fornecer suporte para a plataforma. E quando isso acontece, é o beijo da morte, meus amigos.
Com o sistema operacional quase morto, a Blackberry pode se concentrar nos seus dois melhores ativos na parceria com o Google: o hardware e os seus recursos de segurança, este último tido como o mais confiável do mundo. Não por acaso, esse asset é o principal alvo das empresas interessadas em comprar a companhia canadense.
O BlackBerry Priv é um bom exemplo. E vem mais pela frente
Primeiro aparelho resultante da parceria entre Blackberry e Android, o Priv é um smartphone que teve boa recepção por parte de público e crítica. Com boas configurações (semelhantes ao do LG G4) e mantendo o design sisudo, típico de telefones voltados para fins corporativos, o equipamento se destaca por trazer não apenas o sistema operacional móvel do Google, como também recursos de segurança que fizeram sucesso nos anos áureos do Blackberry e, claro, o bom e velho teclado físico.
E, ao que tudo indica, a parceria vai continuar. De acordo com sites especializados da marca, além do Vienna, a Blackberry prepara-se para lançar mais dois modelos com Android: eles levam os codinomes Hamburgo e o Roma e atenderiam o público que busca um telefone mais mid-range da marca. A previsão é que ambos cheguem ao mercado no segundo semestre deste ano.
O foco teria de continuar nas empresas
Tentar reinserir a marca Blackberry junto ao grande público, mesmo com o Android como sistema operacional, me parece um grande risco. A empresa já tentou isso em anos anteriores (com o Blackberry OS) e fracassou. Logo, o mais sábio seria apostar na “bola segura”, pelo menos em um primeiro momento: smartphones voltados para as empresas, que uniriam a facilidade de manuseio da plataforma do Google com os recursos de segurança do Blackberry, tido como os confiáveis do mundo.
Aliás, encontrar uma forma de unificar o ecossistema de segurança do Blackberry com as ferramentas do Google pode ser a chave para que os modelos da marca voltem a fazer sucesso entre as empresas e governos. Imaginem, por exemplo, contas de Gmail e acesso ao Google Drive devidamente protegidos com chaves de criptografia em nível de software e hardware e com diversas etapas de verificação.
Esses procedimentos de segurança já estão inseridos no Priv, mas o alto preço do aparelho (US$ 699 nos EUA) ainda deve assustar muitas companhias. No entanto, se a Blackberry achar uma forma de inserir esses recursos em modelos mid-range com Android, já será um grande passo para ressuscitar no mercado.
Você compraria um “Blackberry Nexus”?
Ok, esse é apenas um exercício de imaginação, mas admito que ter um Nexus desenvolvido pela Blackberry é uma ideia que me agrada bastante. Um smartphone com Android puro (Android N, obrigado), boas configurações (algo um pouco mais superior que o Priv) e os recursos de segurança devidamente integrados às ferramentas do Google me fariam olhar com muito carinho para o dispositivo.
Um Blackberry Nexus teria de trazer um design mais suave e elegante para agradar ao grande público
Um “Blackberry Nexus” teria de trazer apenas um design mais “suave”, mais ao gosto do usuário comum. E sim, podemos lidar com a presença do teclado físico, desde que ele pudesse ficar escondido, a exemplo do que ocorre no Priv. Quem sabe um modelo do gênero não possa ser o primeiro passo para redenção total da Blackberry junto ao grande público?
BlackBerry Privilegy foi um bom começo!
Olha, se a Nokia retornar ao mercado usando Android e a BlackBerry apostar nessa parceria, vai dar uma mexida no mundo mobile, hein! Acredito que tem pessoas que já estão cansadas das mesmas marcas, modelos e denominações de smartphones que o mercado dispõe. Daí se aparece "novidades" com duas grandes empresas voltando com força total, seria um duelo bacana. E já vou adiantando que eu compraria sim um BlackBerry com Android. Assim como, também queria um Nokia. Acredito que em 2017 muita coisa vai mudar no setor mobile. Viva a concorrência!
Gente amei esse Blackberry ... mas o que mais gostei foi o Blackberry Passaport, como consegue ser tão lindo. Só que o problema é o preço, dificil comprar rs
Dificilmente teria preço acessível mas ainda assim espero que dê tudo certo, eu gosto do teclado físico e só mudei para o touch por obrigação, agora depois de anos já não sei se volto pro físico
Possuo um BlackBerry Z10 e vos digo: Me arrependo profundamente sobre essa escolha. Em questão de hardware, ele até tem um bom desempenho e a sua estrutura física é bem resistente, mas em relação à aplicativos e atualizações, é de uma incompetência sem fim.
A BlackBerry já que lançou um aparelho com o sistema Android, poderia atualizar pelo menos os seus dispositivos da Linha BB10, para o sistema do robozinho. Infelizmente, ela não o fez até agora e não há sinal de que dará alguma atenção para quem apostou na empresa, em seu grande "retorno", à alguns anos.
Agora vou de Nexus ou Xiaomi. E esse dispositivo ficará de recordação, para me lembrar de nunca mais superestimar um aparelho simplesmente pela sua fama ou status.
Teclado físico é bom pra tirar onda de quem sabe digitar sem olhar pro smart, sempre fiz isso com um motorola de teclado qwerty q eu tinha hahaha
O bom que com Android a BB aprende a colocar hardware decente, basta ver o Z10, Z30, Q5, etc, parecia a Nokia colocando hardware fraco nos Lumias 920 e 925 alegando que era o necessário, aí ficou pra trás. Tive o prazer de ter um Z10 e teria novamente, aparelho pequeno e lindo, leve, seguro, pena a empresa descontinuar o sistema, ainda bem que dá pra colocar o apk do Whats e Face, mas nativo é sempre melhor.
Ah, e não acho que o Android seja a salvação da linha Lumia, e não colocariam android em nenhum Lumia, mas meu sonho é ver um Nexus da Nokia, não MS, tipo um 930 mais fino e com hardware melhor, e as consagradas câmeras pureview. Seria ótimo. Mas quando vejo meu 930 em cima da mesa com o W10M, eu logo fico reapaixonado, e mesmo que o sistema morra eu vou continuar usando, assim como estou louco para comprar um Z10 que vi por 350 na olx.
Será que o android seria a salvação para o setor mobile da microsoft? sim ou não
Por incrível que possa parecer, ainda tenho um BlackBerry e funciona muito bem! Está guardado e lá vai ficar. Pura nostalgia...
que isso meu sonho um blackberry queria muito comprar um z10 tanto pelo design como pela segurança, se esse priv ou o passport estivesse uns 1700 eu comprava ele, acho que vai dar certo se a nokia tivesse feito isso seria referencia em materiais e câmera no mundo android.
Um teclado físico embutido em um aparelho com Android é muito bom. Acho que a BB tem que focar em todos os seguimentos, assim como a Samsung faz. Focar em um seguimento somente é para empresas como a Apple que têm um público cativo.
Realmente Steven. Acho que ela deve diversificar seu portfólio. Quer lançar com teclado físico? Td bem. Mas lança touchscreen tb. Aí vai agradar a todos. Acredito que seria uma atitude positiva para a recuperação da empresa.
O Blackberry tava estancado naquele sistema deles mas a tendência hoje ou é Android ou ios ...Windows phone ainda não tem uma quantia enorme no mercado mas já tem muita gente... o Android pode sim alavancar a Blackberry que sempre fez aparelhos de qualidade... e eu compraria sim um nexus feito por eles...aliás eu queria muito o Priv
Um BB Nexus seria meu sonho de consumo, fui usuário do BB10 e adorava a interface, com Android ainda não vi nenhum , não sei como ficou a customização, mas com Android puro +teclado físico acredito que fique espetacular.
A possibilidade de ter um Nexus feito pela Blackberry é fantástica porque o design e a qualidade dos aparelhos dela são espetaculares. A única coisa que me deixa com um pé atrás nessa idéia é o fato que a empresa não costuma fabricar celulares baratos e atualmente esse vem sendo um fator decisivo na compra de um smartphone. Além disso ela teria que adequar os padrões do aparelho à real proposta da linha Nexus, que é uma linha voltada para desenvolvedores e para quem curte o Android stock da Google, até o presente momento a linha Nexus não foi criada com o objetivo de ser usada no meio corporativo ou para ter as melhores especificações do mercado. Mas na minha opinião seria uma ótima ideia arriscar.
acho que os únicos nexus que caiu no gosto do brasileiro foi o 4 e 5 pelo preço que tinha caído e pelas configurações excelentes.
O Galaxy X também caiu no gosto do brasileiro, tela Amoled HD de 4.7", na época era um espetáculo, e vi muita gente tendo. Mas era caro. O restante nem veio, queria o 5X.
Concordo com o Sr. Rui. =)
Vim do Blackberry 10, depois de passar por MeeGo e Symbian, e honestamente, o BB10 tem um desempenho e uma UX bem superiores ao Android, infelizmente essa polarização mata muita coisa boa.
Concordo com a matéria!