Como excluir ou alternar rapidamente para aplicativos usados recentemente
A opção para alternar rapidamente entre os aplicativos usados recentemente em dispositivos móveis foi introduzida pela Google com a versão Android 4.0 Ice Cream Sandwich, com ela também é possível remover estes mesmos aplicativos da lista de programas em execução. Para aprimorar a sua experiência com smartphones e tablets, no Android para Principiantes desta semana vou mostrar como o recurso "switcher apps" pode ser usado para tornar o uso dos aparelhos ainda mais eficiente.
Em dispositivos que carregam o Android puro ou que usam as teclas de navegação na tela, o botão para acessar este menu de aplicativos recém abertos se parece com dois retângulos, um em cima do outro, como no Nexus 4. Já em dispositivos como o Galaxy S4, que utilizam um botão físico para a "Home", o usuário precisa manter este botão pressionado para acessar o mesmo menu.
Se você possui versões anteriores do Android, sabe que com um toque longo na "Home" aparece um aplicativo "switcher" simples, no entanto, peca em termos de funcionalidade e design. Nas versões mais recentes (Android 4.0+), você pode ver miniaturas dos aplicativos usados recentemente que mostram uma pré-visualização de onde você parou. Um simples toque sobre esta miniatura e você será redirecionado para o aplicativo no exato ponto onde parou pela última vez.
Além disso, você pode desativar e forçar a parada de aplicativos de maneira tão fácil quanto alternar entre eles realizando apenas um gesto. Caso não queira que determinado aplicativo apareça na sua lista de programas usados recentemente, basta tocar sobre ele e jogá-lo para a esquerda ou para a direita da tela. Isto não só remove o aplicativo da lista, como também força da parada do mesmo e faz com que o mesmo não continue na posição que você deixou pela última vez. Logo, quando você precisar abrir o app novamente, vai perceber que ele abrirá a partir de uma página atualizada.
Instruções (desativando aplicativos recentes):
- A partir de qualquer tela, toque no botão "switcher app" (os dois retângulos sobrepostos);
- Deverá aparecer uma lista com uma relação dos aplicativos usados recentemente;
- Para remover um, toque e segure o aplicativo enquanto "arremessa" o mesmo para a direita ou para a esquerda da tela;
- Para excluir o aplicativo da lista, você também pode manter o dedo sobre ele e a opção "Remover da lista" vai pipocar na tela;
- Com um toque longo sobre o app, você também acessa a opção "Informações do Aplicativo", onde pode desinstalar um aplicativo ou pará-lo por completo.
Na maioria dos dispositivos da Samsung, manter o botão "home" pressionado por alguns instantes mostrará o mesmo menu de aplicativos usados recentemente. A ação de jogá-los para a direita ou para a esquerda da tela também irá "matá-los", entretanto, a fabricante sul-coreana oferece ainda mais facilidades. No canto direito da tela você visualizará uma lata de lixo, tocando sobre ela, todos os seus aplicativos recentemente serão removidos.
A maioria dos dispositivos da Motorola lançados o ano passado possuem o botão padrão Android para alternar entre as tarefas.
Este é um recurso bastante funcional, visto que você não precisa carregar novamente um aplicativo, até o ponto que você deseja, para verificar uma informação enquanto envia um e-mail, por exemplo. Com relação ao gasto de bateria, é real, aplicativos executados em segundo plano consomem energia do seu aparelho, assim, caso você não tenha interesse em deixá-los carregados no ponto onde os deixou pela última vez, remova da sua lista de aplicativos recentes. Outra opção para economizar a bateria do seu dispositivo móvel é utilizar apps do tipo "Task Killer".
E aí, como você utiliza o recurso "switcher app" do seu smartphone ou tablet Android? Em quais momentos a função se mostra realmente estratégica no seu cotidiano? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.
Fonte: DroidLife
O meu switcher apps nao esta mais funcionando...
O que eu devo fazer?
Sera que é que meu celular esta com pouca memória?
Aplicativos abertos em segundo plano não gastam bateria, só gastam se estiverem realizando alguma tarefa. Eles ficam parados, simplesmente carregados na memória e isso não gasta mais bateria: gasta-se a mesma quantidade de energia tanto para mater uma parte da memória RAM ocupada como livre.
Existem vários artigos de fontes confiáveis que explicam como task killers pioram ainda mais a bateria por requererem que os aplicativos que o usuário usa sejam recarregados toda vez que são acessados.
+Charles Silva Acredito que eu possa te responder ^^.
Entre o Galaxy SII e o razr i, disparadamente o Motorola se sai melhor. Por ser seu primeiro smartphone, presumo que você usará ele para atividades cotidianas, jogos, redes sociais, músicas e etc.
Pois bem. A diferença entre o SII e o Razr i é justamente o assunto deste post em que estamos comentando: a multitarefa. O Razr, além de possuir um processador melhor que o do SII e que economiza mais bateria, já possui o botão para a multitarefa que facilita muito a vida. A Motorola tem mudado muito no último ano, melhorando muito a aparência da empresa e dos aparelhos deixando-os o mais próximo do Android Puro, sem aplicativos inúteis.
Além disso, o design do SII já está meio batido (na minha humilde e exigente opinião, que é BEEEM exigente).
No entanto, vai do gosto de cada um.
Abraços
bom o Motorola sempre vem com erros, eu tenho um galáxy s2 e gosto muito dele apesar do processador ser dual core com tela super amoled plus, 16mil core viva na tela uma RAM de 826mb muito boa roda muitos games é pode acessa muita mult tarefas e além disso ele é dual câmera é terá supor pra o novo Android 5
Ei camila ou alguém ai do site preciso de ajuda urgente.
quero comprar um Smartphone e tenho cerca de 100 reais em mãos.
qual seria o melhor aparelho,nessa faixa.Pesquisei um pouco e vi que a maioria prefere nessa faixa de preço o motorola RAZR i ou o sansung galaxy s2.Bom queria saber a opinião de vcs já que eu nunca tive um smartphone esse vai ser o meu primeiro.Desde já agradeço.^^
boa dica +Camila, para quem usa Facebook, instagram, g+, Twitter, tudo aberto, aprender a utilizar esse recurso realmente agiliza o acesso aos apps, pois fica fácil de alternar entre eles rapidamente, já quanto aos task killer, eu não recomendo, principalmente no Android 4.1.2 , pois é padrão do sistema deixar pré carrgado os apps que tu mais utiliza diariamente, ai o task limpa tudo e o sistema carrega denovo, o task limpa e o sistema carrega, e assim eles ficam nesse circulo, o que em vez de economizar bateria, gasta o dobro, se realmente não quiser apps abertos em segundo planos, é só ativar a função "não manter atividades" lá em configuração> opções de desenvolvedor, lembrando que essa função só tem no Android 4.0 em diante, e no 4.1.2 é muito eficiente, já no 2.3 realmente se faz necessário um task killer, pois o sistema é bem limitado .