Como deixar o Moto G 2013 mais rápido e melhorar sua performance
Adoramos o Moto G original aqui no site. Ele representou uma revolução total do que podíamos esperar de um smartphone barato. Depois de alguns anos de uso, contudo, seu Moto G pode ter ficado mais lento, mesmo rodando com Android quase puro. No artigo abaixo, você confere como acelerar o Moto G 2013 e melhorar a sua performance.
Livre-se do excesso de widgets
Se perceber uma lentidão geral do sistema, é possível que haja widgets demais sendo sincronizados e atualizados na sua tela de início. Mesmo se não estiver na tela inicial em questão, os widgets podem baixar e subir dados em segundo plano constantemente, consumindo assim os recursos do sistema. Dessa forma, a menos que você use realmente todos os seus widgets, pode ser uma boa ideia se livrar de alguns deles.
Remova o excesso de widgets para acelerar seu Moto G
Desabilitar animações
Este truque na verdade não acelera objetivamente o seu Moto G, mas confere a impressão de um smartphone mais rápido. Ao desabilitar as diversas animações do seu Moto G, a transição entre telas ficará mais rápida. Além disso, a ativação de apps também será acelerada, bem como o aparecimento de menus pop up.
Habilite as Opções de Desenvolvedor clicando no Número da Versão sete vezes
Para desabilitar as animações, em primeiro lugar é preciso tornar visíveis as Opções de Desenvolvedor no seu Moto G (vá até Configurar > Sobre o telefone e clique sete vezes no Número da versão). Em seguida. a seção Opções de Desenvolvedor (ou Programador) irá aparecer no menu de configurações. Clique nela e você verá, na seção Desenho, as opções Animação em escala e Escala de duração de animação. Reduza o intervalo para ter um smartphone mais ágil. Para mais detalhes, confira o artigo abaixo:
Atualize os seus apps
Não é por acaso que desenvolvedores de apps constantemente atualizam os seus serviços. Cada update não apenas traz mais segurança e estabilidade como também implementa melhorias de performance. Quanto mais atualizados forem seus aplicativos, maior será a chance de que seu sistema rode de maneira mais fluida. Portanto, conecte-se a uma rede Wi-Fi e faça o update dos seus apps.
Certifique-se de ter todos os apps atualizados
Limpe o cache
Existem dois caches no seu smartphone: um para aplicativos e outro para o sistema em si. O cache de app armazena temporariamente os dados para manter o lançamento de aplicativos mais rápido, mas com o tempo ele pode ficar “entupido”. Limpar o cache de app pode ser comparado a um carro de Fórmula 1 no pit stop: pode parecer que o dispositivo ficou mais lento, mas no longo prazo tudo ficará mais rápido.
É possível limpar o cache individual de um app
Vá até Configurar > Aplicativos para apagar o cache de apps individuais ou vá até Configurar > Armazenamento e limpe a seção Dados em cache.
Para limpar o cache do sistema, você irá precisar reiniciar o Moto G em Recovery Mode. Desligue o seu Moto G, clique e segure o botão de energia e de abaixar volume para destacar “Recovery” e clique no botão de aumentar volume.
Você verá a tela com o Android de barriga aberta, e aí deverá clicar e segurar o botão de aumentar volume e clicar ao mesmo tempo no botão de energia. Solte os dois botões ao mesmo tempo. Agora você verá o menu de Recovery Mode. Use os botões de volume para destacar “wipe cache partition” e clique no botão de energia para limpar o cache do sistema.
Libere espaço da memória
Uma das maneiras mais simples de tornar mais rápida a sua experiência com o Moto G é simplesmente apagar coisas supérfluas do seu smartphone. Se o seu Moto G tem um monte de apps que você não usa há meses, apague-os. Confira sua pasta de downloads e apague tudo o que não é necessário.
O mesmo vale para fotos e vídeos que não vê mais, bem como para arquivos temporários que podem ser apagados com regularidade. Liberar espaço não apenas para de sobrecarregar a RAM como também oferece a possibilidade de baixar e descobrir novos apps que consomem menos recursos.
Fique de olho no gerenciamento de RAM
A memória RAM é outra grande culpada pela lentidão de um smartphone. Especialmente no caso do Moto G 2013, que não possui muita memória de trabalho, é preciso certificar-se de que seu aparelho só se ocupa com os apps e serviços realmente necessários. Alguns aplicativos são grandes devoradores de RAM.
Confira os apps que mais ocupam a memória RAM
Para ver todos os culpados, vá até as Opções de Desenvolvedor > Estatísticas de processo. Clicando nos apps individuais da lista você verá quanto de RAM cada um usa. Se não se tratar de um app essencial (ou se houver alternativas), recomendamos uma troca. Você também pode baixar aplicativos de monitoramento do sistema para identificar vilões de memória e bateria.
Faça o reset do seu Moto G
Este é o último recurso. Se já tentou de tudo e seu smartphone ainda estiver lento, uma restauração de fábrica pode ser a solução. Especialmente após uma atualização do Android, uma restauração é recomendável para evitar bugs e erros. Claro, será preciso fazer o backup de tudo antes. Para tal, vá até Configurar > Fazer backup e redefinir > Restaurar dados de fábrica.
O que você costuma fazer para deixar seu Moto G mais rápido?
Artigo escrito originalmente por Kris Karlon.
Boa tarde, como faço para atualizar meu moto g, foi feito root nele a muito tempo atrás pelo meu filho, e agora não consigo fazer atualização. Alguém pode me ajudar a atualizar meu MOTO G
Agora só fazendo o download de firmware. Procure por stock rom ou firmware para moto G 2013 na internet.
Aqui nesse tuto. >> http://www.androidpit.com.br/forum/687020/motorola-moto-g-moto-g-2013-rom-stock-retail-brasileira-5-1-xt1033
Se for fazer via ADB, aqui os comandos
mfastboot flash partition gpt.bin
mfastboot flash motoboot motoboot.img
mfastboot flash logo logo.bin
mfastboot flash boot boot.img
mfastboot flash recovery recovery.img
mfastboot flash system system.img_sparsechunk.0
mfastboot flash system system.img_sparsechunk.1
mfastboot flash system system.img_sparsechunk.2
mfastboot flash system system.img_sparsechunk.3
mfastboot flash modem NON-HLOS.bin
mfastboot erase modemst1
mfastboot erase modemst2
mfastboot flash fsg fsg.mbn
mfastboot erase cache
mfastboot erase userdata
mfastboot reboot
Caso tenha o bootloader desbloqueado, ignore as duas falhas nos dois primeiros comandos, pode prosseguir até o final que da certo
Aqui o logo bin https://drive.google.com/open?id=0Bw9v4QA09vbubWs0em02YXFXZFU
Aqui comando pro logo bin >> mfastboot flash logo logo.bin tecle enter, depois digite outro comando
mfastboot reboot e tecle enter, pronto desfez o root e esta com a ROM stock 5.1, depois disso vira uma atualização, pode atualizar via OTA sem problemas, é um patch de segurança
Aqui ADB+mfastboot https://drive.google.com/open?id=0Bw9v4QA09vbucWpHdHRLbFo2NUk
Faltou a principal dica que é instalar uma Rom alternativa, recomendo a CM 14 com android 7.1 que está muito boa apesar de pequenos bugs que não comprometem.
COMO DEIXAR O MOTO G 2013 MAIS RÁPIDO E MELHORAR SUA PERFORMANCE?
NÃO INSTALAR APLICATIVOS TIPO FACEBOOK 👍
Faço de suas palavras as minhas kskksks
A pergunta é... Será que algum dia a lenovo vai repetir o feito do moto G 2013? Um aparelho com especificações acima da média em relação à concorrência, porém por um preço bem abaixo.
Me lembro até hj, moto g 2013 vs galaxy gran duos, que custava uns 1200 reais, e apanhava feio do moto G 2013.
pois e , eu torço q ela faça um outro moto g 2013 .
Gabriel, nas mãos da Lenovo vai ser muito difícil!
O Moto G4 Play poderia muito bem tomar o lugar do Moto G1 se ele custasse 450 reais. Tenho certeza que seria um estouro de vendas e elevaria o nome da empresa novamente como a melhor custo/beneficio do mercado brasileiro. Ontem mesmo estava assistindo um vídeo lá no Youtube onde o cara mostrava um smartphone Chines com 3GB de RAM e 32GB de memoria interna por apenas 380 reais. Aí fico pensando: Puta que pariu...kkkkkkkk...
Léo, o G4 Play não tem Gorilla Glass, aí já perde feio para o G1! Sem falar no acabamento do G1 que é muito melhor.
PQP mesmo kkkk
Eita...não tinha pensando nisso...rsrsrsr...ótima observação!!!
Acho difícil DVD, pois a Google não tinha a gula por lucros como a Lenovo! Pra Google que estava interessada principalmente nas patentes da Motorola, foi apenas uma experiência, um sucesso, mas apenas uma experiência!
Ficou no passado custo/beneficio e qualidade...
Vdd Cláudio!
Fato Claúdio. Por isso que prefiro comprar um celular de geração passada. Preço mais em conta e tenho certeza de que é um bom aparelho quando compro e daí se quiser atualiza-lo é só por custom ROM.
Se fosse esse o objetivo ela já teria lançado um aparelho assim nos dias de hoje!!!
Melhor dica : não o trate como se fosse um moto z. Não instale 100 apps, inclusive no sd classe 4. Evite apps que rodam em segundo plano. Compre um console.
Isso aí Moisés