Estas coisas ainda vão irritar os usuários Android em 2016!
Há quem diga que 2015 foi realmente um terrível ano para o Android. Eu ainda estou animado, apesar de todos os problemas. Felizmente, este ano as coisas devem melhorar. Ou não? Não querendo ser pessimista, mas os usuários do Android muito provavelmente serão confrontados com problemas já conhecidos. Aqui resumimos os obstáculos a serem enfrentados.
Android Marshmallow: À espera de um milagre?
O Android M chegou: uma nova atualização do Android que trouxe recursos interessantes e úteis, e que vai melhorar nossas vidas. Finalmente, o usuário controla seus aplicativos e pode conceder ou revogar permissões para eles. Jóia! E o gerenciamento de memória também está muito mais fácil graças ao Marshmallow. Que lindo é o Android M! Entretanto, o ponto crucial da questão é que, infelizmente, muitos usuários do Android ainda estão à espera da atualização. E este período de espera pode durar demais, dependendo do aparelho e da fabricante.
É frustrante, sem dúvida, quando uma fabricante demora a oferecer uma atualização. Sim, Samsung, estamos olhando para você. Também dá nos nervos ler notícias de updates chegando a países bem distantes, mas ainda nada no que diz respeito ao Brasil. Ótimo para os sujeitos dos países em questão, enquanto nós ficamos a ver navios.
- Android 6.0 Marshmallow: Que dispositivos receberão a atualização?
- Android 6.0 Marshmallow - todas as principais funções explicadas
Resta apenas praticar a paciência, mas é difícil conter a irritação quando a espera pelo cobiçado update parece interminável.
Apesar do Modo Doze e outras "curas milagrosas", a bateria não vai durar
Andorid M, o dilema: você finalmente recebe a atualização mais recente no seu smartphone e se alegra particularmente sobre a suposta arma milagrosa chamada Modo Doze. Esse recurso deve dar plenos poderes à sua bateria novamente e garantir que o seu smartphone dure muito mais tempo sem precisar carregar. Você começa a sonhar com vários dias de uso do celular e com a possível grana que você vai ganhar ao vender o seu cabo de carregamento. Bateria que se esgota rapidamente? Isso é coisa do passado...ou não?
Este cenário magnífico não vai ocorrer em 2016. O Doze é, sem dúvida, uma grande característica que garante que os aplicativos não sejam afetados pela bateria fraca. Também foi demonstrado pelo teste do colega Tony Balt que seu Nexus 5 teve uma autonomia bem maior graças ao Modo Doze. Cerca de 50 por cento a mais de energia é algo significativo, mas infelizmente este resultado é a exceção, e não a regra. O Modo Doze e outros economizadores de bateria provavelmente vão trazer um pouco mais de duração, mas quanto exatamente? Resta a dúvida.
Quem compra antecipadamente é "punido" com a queda dos preços
Em breve, a máquina de propaganda que faz você ficar totalmente ansioso sobre o novo smartphone Android a ser lançado estará de volta. Cada novidade chama a atenção do entusiasta de smartphones, que fica com a mão coçando para torrar seu valioso dinheiro no dispositivo, em vez de levar seu cônjuge para jantar, ou viajar nas férias - o dinheiro é guardado para o novo carro-chefe. Nada contra os chamados "early adopters" que são os primeiros a comprar os smartphones recém-lançados, mas...
...o fato é que, mais brevemente do que se espera, o preço do dispositivo caríssimo pode cair, e aí vem o arrependimento. Muitas vezes, isto ocorre muito rapidamente, sobretudo em smartphones Android, e isto é simplesmente irritante. Quem gostaria de pagar mais se, em algumas semanas ou meses, o preço vai cair?!
Evidentemente, isso não é um novo cenário e vai repetir-se neste ano. Portanto, faço um apelo urgente: olhos abertos quando comprar um smartphone! Tenha paciência até que o preço esteja um pouco menor. E se o valor cair ainda mais depois disso - por exemplo, em uma oferta ou liquidação especial - tente não se irritar.
Fanboy Wars, Episódio 78: Sem uma nova esperança
Para muitos, não faz diferença possuir um smartphone da Apple ou um dispositivo com aplicativos do Google. Acredite, essas pessoas existem! Muito mais conhecidos, entretanto, são os usuários de smartphones que, de maneira estridente e muitas vezes grosseira, defendem a marca de seu celular amado com uma veemência digna de questões de vida ou morte.
A luta de Fanboys certamente pode ser engraçada até certo ponto, mas também pode descambar para um embate inútil entre grupos que se atacam com insultos cruéis e puro ódio. Vamos ser honestos: estamos falando de smartphones e tablets! É chato, no entanto, se você quer apresentar um argumento contrário, ou apenas quer fazer uma única crítica deste ou daquele recurso. Nem todo mundo quer causar discussões intermináveis ou "trollar" os outros até estragar o dia alheio.
Ou seja: se você tem esperanças de mais compreensão entre os defensores ardorosos desta ou daquela fabricante para 2016... melhor enterrar essa esperança.
O princípio OnePlus: Muitas promessas, poucos resultados?
Aqui vamos nós outra vez com o famigerado "hype" - por exemplo, no surgimento de uma campanha publicitária. Para nos deixar realmente na expectativa por um novo dispositivo, um anúncio robusto é feito em um determinado evento. Então, nosso olhos ficam brilhando, esperando a próxima grande novidade, a próxima super-inovação, a salvação do mundo tecnológico, que nem sempre é o que esperávamos.
- Os 7 maiores fracassos do Android em 2015: fail, fail, fail!
- 6 apps que gostaríamos de ver no Android em 2016
Tais eventos podem ser muito divertidos, e não devem ser levados tão a sério. Só não se pode acreditar em tudo o que CEOs e gerentes de marketing nos dizem, porque muitas dessas idéias e recursos inovadores não serão implementados de modo geral. Ou, ao menos, não da maneira como foram apresentadas. Não é nada novo.
Porém, nem mesmo o maior cético em se tratando de tecnologia é imune ao vírus do "hype" o tempo todo, de modo que muitas vezes acreditamos nas generosas promessas feitas. A grande inovação simplesmente precisa ser uma realidade. A partir daí, decepções e raiva em relação ao desenvolvedor e à própria ingenuidade são inevitáveis. No universo Android, por exemplo, a OnePlus é especialista em promessas não cumpridas.
Assim sendo, não acredite em tudo o que é prometido para este ano. Pois certamente não teremos uma enorme inovação em 2016, e sim pequenas novas funcionalidades e melhorias. Mas, quem sabe, haja novidades que ainda podem encantar e inspirar. Mas minhas expectativas quanto a isto não são grandes.
E aí, o que você espera em se tratando de Android para este ano?
Maior decepção de 2016: o assassinato da Motorola pela Lenovo. Eu e milhares de fãs da marca, da história recente, do nome Motorola, estamos tristes com isso. Seria perfeito se o Google continuasse a levar a experiência de android puro por um preço bacana e um hardware confiável e bem competitivo usando o famoso M norte americano, mas foram vender a marca...
Sem falar q os cara da Apple só joga na cara o msm tipo de coisa por ex"mimimi n tem iPhone pq n tem dinheiro" :v falta de conhecimento e foda sou fanboy de Android e os cara n sabe humilhar só diz a msm coisa
Quando os desenvolvedores do Androide fizerem uma atualização onde o usuário possa inverter o print na tela para fundo preto com letras brancas, ou à sua escolha, aí sim, vamos poder economizar bateria... O resto é como comentaram... Pura neura de quem vive de análises...
A solução do problema de atualização do Android está em não existir atravessadores sobre as atualizações, bem ao estilo do Cyanogenmod, cada um se responsabiliza por baixar e atualizar.
Gostei da matéria. Já fui de comprar lançamento no ato, agora me sinto contente com meu Sony z3compact. Supre bem minhas necessidades smartphonicas rsrs, a começar pela bateria, e como dito antes por um colega usuário do site em um dos comentários neste post, quando enjôo da aparência do layout instalo uns apks mudo o launcher faço root e tals. aparelho x y e z vai do nosso gosto pessoal adaptar-se ao dispositivo, pessoalmente não gosto muito de aparelhos da Samsung.. mas tipo nada contra quem tem gosta ama e usa um. Gosto e gosto não se discute "ou discute" é muito relativo isso.Fiz downgrade no meu smart pois gostei do atual Lollipop
Eu acho que sim, este é o motivo que o país está testa forma, o consumidor não pensa vai pelo impulso e acaba caindo na armadilha do consumo, não temos que aceita estas coisas intempetente de der dinheiro ou não.
Trocava de smartphone de 6 em 6 meses, mas agora que estou com esse tal de Redmi 2...
Estou há 2 meses e o software é o ponto forte, só troco por outro Xiaomi!
A bateria do Moto X2 melhorou bastante com o Marshmallow, agora resta a dúvida se foi por causa do sistema ser melhor que o anterior, ou o modo Doze é realmente eficaz....
Eita matéria purreta de boa!
Gostei!
Instalei há alguns dias a versão de testes do Marshmallow para o Moto G 2014 Xt1069 e só tive decepções com esse sistema. Depois de dois downgrades consecutivos, voltei para o Kitkat 4.4.4 que na minha opinião é o melhor Android para os dispositivos de 1GB de RAM.
A Google está obrigando as OEMs a adicionarem mais hardware onde não precisava... O 4.4.4 é o coração da MIUI e até agora está BOM DEMAIS! 👍😉
Acabei de saber que o Android M não tem mais a opção de trocar de usuário, uma grande inovação e eles tiraram?!?!?! Se mais alguém souber disso e ou melhores notícias.....
nada a ver, claro que tem essa opção!
O problema do Android é as fabricantes terem controle demais sobre ele
Android precisa ser atualizado via OEM sem intervenção das operadoras.
Microsoft vai fazer isso, Apple sempre fez, falta só o Android/fabricantes aderirem. É um saco isso.
Operadoras??? Sim, elas são um pé no SC, mas os fabricantes dos aparelhos são muito mais.
Sony... Fé em Deus que um dia ela atualiza.
Samsung... Cuidado pra não comprar hoje algo que corre o risco e JAMAIS ser atualizado.
E por aí vai.
O Google permite tantas adaptações e personalizações que por fim os fabricantes acabam por determinar se atualizarão ou não.
As fabricantes fazem tantas modificações no Andróid que elas mesmo se perdem em fazer atualizações.
Ai como eu queria isso, mas a google é muito dependente dessas fabricante, não põe moral! 😕
O pior ñ é nem ouvir q país X recebeu atualização primeiro q país Y e sim ouvir q fabricante Z distribuiu atualização primeiro q a fabricante do seu smart(q ainda ñ foi atualizado) isso sim dá raiva...
Acredito que a demora nas atualizações principalmente para nós brasileiros é justamente para incentivar na troca de seu gadget já que a grande maioria não suporta a espera pela atualização e os novos modelos já vem com a mais atual delas.
Tudo tem um proposito podem apostar.