Google confirma ciclo anual de atualizações do Android
O ciclo de atualizações do Android nunca foi dos mais regulares. Se você se lembra, houve apenas cinco meses de intervalo entre o Android 1.5 Cupcake e o Android 1.6 Donut. Esse pequeno intervalo diminuiu ainda mais com a atualização para o Android 2.0 Eclair, que saiu apenas um mês após o Donut. Mais recentemente, contudo, intervalos de seis meses a um ano são mais comuns, mas agora o Google praticamente confirmou um ciclo anual de atualizações do Android.
Numa entrevista recente, o Vice-Presidente de Engenharia do Google, Hiroshi Lockheimer, confirmou ao site Fast Company que a companhia irá lançar uma grande versão do Android por ano a partir de agora. Eis o que Lockheimer disse:
“Depois que crescemos como plataforma, percebemos que previsibilidade é importante para toda a indústria: desenvolvedores, fabricantes, operadoras e consumidores… Portanto chegamos a uma cadência anual de grandes lançamentos. Dessa forma, num ano lançamos o J, por exemplo, e no ano seguinte o K, depois o L e neste ano lançaremos o M, e assim pode-se prever o que acontecerá no ano que vem.”
Essa estrutura já vinha sendo empregada com o lançamento do Android 4.4 KitKat junto ao Nexus 5 no dia 31 de Outubro de 2013. Àquele lançamento segui-se um ano depois o Android 5.0 Lollipop no Nexus 6, em 12 de novembro de 2014. Portanto, podemos esperar o lançamento do Android M em outubro/novembro deste ano.
Rumores recentes, contudo, indicam que a versão final do Android M pode estar pronta já em agosto. Certo mesmo é a apresentação da versão prévia durante o Google I/O 2015, a conferência anual da companhia, para que os desenvolvedores tenham tempo de adaptar seus aplicativos ao novo software.
O que você gostaria de ver no Android M?
Acho q o Google está sendo precipitado demais em lançar as atts do Android anualmente. Devia ser um ciclo de 1 ano e meio ou 2 assim seria um tempo bom para as empresas liberarem para os demais usuários e tempo suficiente pra correção de bugs e claro a experiencia de nós consumidores de usarmos o novo OS.
Muita gente reclama da fragmentação dos dispositivos com a versão mais recente do adnroid, que chegou a pouco aos 10% totais. O próprio Hiroshi Lockheimer, nessa mesma entrevista, disse o porque dessa fragmentação.
Eles nao querem se prender em atualizações que sirvam para hardwares mais modestos, para não se limitarem tanto na questão de evolução da tecnologia do seu sistema, e vendo por este ponto, eu acho isso SUPER válido.
Só não gostei que a linha Nexus agora só receberá dois ciclos de atulizações, nos forçando a atualizar de aparelho =\
Pra mim está de bom tamanho.
2 anos é o tempo de troca de aparelho. O desempenho não é o mesmo, as quedas não foram poucas e com certeza você estará com uma tela trincada (claro, se você não usar alguma proteção), sem falar da bateria que vai estar um lixo, ainda mais num país quente como o Brasil.
Calma aí né cara, com certeza estará com tela trincada? Tem gente que sabe ter cuidado com o aparelho sem precisar de proteção pro aparelho, meu Galaxy S2 não tem 1 arranhão na tela nem trincado, o máximo que ele tem é um início de desgaste no vidro da câmera que nem chegou na frente da lente. E outra, não é só porque o aparelho vai receber 2 atualizações anuais que se deve trocar ele assim que ele atualizar pela última vez, nem todo mundo sente essa necessidade.
Isso vai ser muito bom. Atualizando o sistema anualmente fica mais fácil e rápido deles resolverem possíveis faltas. Acredito que seja uma ótima forma de aumentar o desempenho do Gadjet cada vez mais rápido e em todos os aspectos.
Já to com o 5.1.1 no meu nexus 5 desde segunda feira 25/05 , e posso dizer que a bateria melhorou consideravelmente ! E o bug de fechar os apps sumiu.
atualizações são bem vindas, más dentro de um prazo não muito curto, um ano está de bom tamanho!
EEEeee... ja cansei dassa brincadeira kkk . Pra mim o que importa mesmo é que continue evoluindo , quem é que fica ao menos 3 anos com o mesmo smartphone ?? O Povinho que gosta de estar na moda kkk
Eu já estou com a atualização 5.1.1
a melhor coisa é quando seu aparelho atualiza para uma versão nova completamente instável e quando a google lança a correção, seu aparelho n libera atualização... :)
Quero ver como as fabricantes vão fazer isso. Se até agora o 5.0 não chegou nem a 50% dos aparelhos... O meu mesmo, a sony prometeu, prometeu e até agora nada, capaz de morrer sem mesmo
Tenha paciência! Como eu também estou tendo com comentários do tipo: "[…] vai morrer no 4.x.x".
Nenhuma empresa falaria aos 4 cantos que vai atualizar o celular e não atualiza. A Motorola demorou com o Moto X 2013, mas tá aí agora.
Paciência gente, paciência!
Por que colocaram a foto de um Samsung?
E não de um Nexus?
Qualidade nas atualizações.....sem bugs .
Lançando a versão sem bugs e sem precisar lançar um outro pack de atualização seria perfeito. Assim acabaria com os usuários patéticos que recebem o x.0 e quando sai o x.0.1, mesmo não resolvendo nenhum problema do celular dele, já querem. 😑
dai é vicio de querer ter o celular atualizado neh
Em que ano acaba o alfabeto? xD
Se for por ano, em 2028.
eu que naum atualizo mais o meu moto g1, depois q atualizei pra 5.0.2 fiko mais lento
deixa assim como ta...
Mas ele não vai te receber oficialmente o Android M mesmo! ;p