Como funciona o carregamento sem fio?
Alguns smartphones oferecem um sistema de carregamento sem fio. Essencial para alguns, desnecessário para outros, esse tipo de carregamento não convence a todos. Mas uma pergunta continua sem resposta: como é possível a transferência de energia sem a existência de cabo?
Para entender completamente como o carregamento sem fio funciona, você deve se familiarizar com o conceito de campo eletromagnético e, de modo geral, de indução eletromagnética, uma tecnologia que talvez você já conheça do cooktop da sua cozinha.
Carregamento rápido e indução eletromagnética
Nesse momento, você pode estar se perguntando: mas qual é a conexão entre uma placa de indução e um smartphone? A indução eletromagnética é um sistema de transferência de energia, e essa energia pode ser armazenada, como acontece no smartphone.
Como essa energia se transporta? É uma questão de força, de certa forma. Imagine que duas pessoas seguram uma corda apertada: se alguém decidir fazer ondas com a corda, o outro receberá essas ondas. Esta é uma maneira muito simples de resumir o sistema de indução eletromagnética: uma força envia energia de um ponto para o outro. Sua base, alimentada por eletricidade, transmite energia para o smartphone através de campos eletromagnéticos. Então, os sensores no smartphone tratam de absorver essas energia e canalizá-la para a bateria, a fim de armazená-la.
Como é calculada a velocidade de carregamento?
Novamente, é uma questão de força. Como a energia é transmitida através de campos eletromagnéticos, a velocidade depende desses campos. Quanto maiores forem, mais rápida será a recarga. O problema é que não é possível criar campos enormes porque o smartphone, pela sua forma material, causa limitações. O seu smartphone, portanto, tem uma velocidade de transferência limitada, e a tensão é especificada pelo fabricante. O carregador também produz energia a uma velocidade regulada.
O que é Qi?
Qi é a mais conhecida tecnologia de carregamento sem fio. Ela não é exclusividade de algum fabricante específico, o que significa que, na prática, todos as fabricantes podem utilizá-la em seus dispositivos. Dentre os que fazem uso da Qi, Samsung e Apple são as mais famosas. A Qi procura padronizar a tecnologia de carregamento sem fio, afinal isso envolve várias regras de segurança que devem ser cumpridas. Entre essas regras, está a de mencionar a força dos dispositivos, o que, obviamente, é relevante para determinar a velocidade de carregamento.
Graças à Qi, a tecnologia de carregamento sem fio fez progressos relevantes. A velocidade de carregamento aumentou consideravelmente, e a eletricidade não causa mais aquecimento grave ao dispositivo. Observe que a Qi não usa apenas tecnologia de carregamento de indução eletromagnética, mas também a tecnologia de ressonância magnética.
O meu dispositivo é compatível com o carregamento por indução?
Talvez você queira deixar de lado o carregamento por cabo e optar pela recarga sem fio. Então, surge uma pergunta: seu dispositivo é compatível com esta tecnologia? Se você tem um smartphone Samsung de alta qualidade, ou seja, um Galaxy S, seu dispositivo é compatível e a Samsung oferece seu próprio carregador.
O novo iPhone, ou seja, o iPhone 8, também é compatível com o carregamento sem fio. Se você tiver um iPhone menos recente, também é possível usar o carregamento sem fio, mas é preciso um receptor, como QInside Qi2001. Alguns smartphones, como Lumia, Motorola, Xperia e HTC também são compatíveis com a tecnologia Qi. Vários Nexus também permitem o uso da tecnologia (Nexus 4, Nexus 5, Nexus 6, Nexus 7, Galaxy Nexus).
Se o seu smartphone não for compatível com a tecnologia de carregamento sem fio, existem alternativas. Basta conectar seu smartphone a um adaptador, e ele receberá energia e a transmitirá para o smartphone via cabo, mas dessa forma não vemos tanta vantagem visto que você precisará de um cabo de qualquer forma, não é mesmo?
E você, já usa o carregamento sem fio? Gosta?
Gostaria de ver uma matéria comparando a velocidade de carregamento entre os carregadores wireless e o carregamento tradicional via USB.
Poderíamos extender o raio de magnetismo sim, como muitos aí embaixo desejam. Mas alguns de vocês sabem muito bem que o magnetismo gera INTERFERÊNCIA, pelo fato do mesmo transmitir corrente elétrica em alta intensidade, invertendo frequentemente a direção dessa corrente. Esta interferência vai gerar danos em quaisquer tipos de elétricos e eletrônicos inclusos no raio de alcance entre o smartphone e a base.
Para realizar o sonho de vocês, como vamos lidar com isso?
Pra aumentar só aumentando muito a potência, aí acaba ficando inviável, fora a questão citada, qualquer indutor no meio do caminho teria seu circuito bagunçado.
Exatamente. Ainda mais sobre dispositivos que trabalham exclusivamente com micro-ondas eletromagnéticas, como cabeamento coaxial de rede, radares, ou até mesmo os mais comuns receptores/dissipadores wi-fi/bluetooth por exemplo.
Qualquer interferência gera conflito espontâneo.
Muito bom esse artigo, com informações bem esclarecedoras sobre carregamento sem fio.
de qualquer forma pelo que entendi vc tem que colocar o smartphone em cima da base de carregamento ok vc não precisa ligar nenhum cabo ao telefone mas só vai carregar se o aparelho estiver em cima da base de carregamento, de certa forma não vejo tanta vantagem nisso, se o aparelho pudesse ficar a uma considerável distancia da base "alguns metros" carregando no próprio bolso isso seria legal, não me vem aquele pensamento "Nossa nunca mais vou precisar plugar o carregador no aparelho pra ele recarregar, isso é uma grande inovação me poupa muito o trabalho de plugar o carregador no aparelho"...
Carregamento sem fio e enganação. Quanto chegar ao ponto de carregar longe da base ai sim chegou o carregamento sem fio.
no caso, eu possuo um, porém, meu aparelho é um Blackberry PRIV que suporta a tecnologia QI, mas não está carregando.
Bom dia galera!
Sem fio é tudo de bom.
S7 Edge possue a opção de carregamento rapido, já uso a 1 ano e só vejo vantagens.
Gear S3 Frontier também ótimo carregamento.
Além de não correr riscos de maus contatos na pinagem USB, mantém 100% a estanquidade (vedação) dos mesmo.
Parabéns a Samsung pela tecnologia aplicada!
O problema é a lentidão no carregamento, todos os aparelhos que tive com essa tecnologia, eram (são) super lentos para carregar. G3, S7 e atualmente o S8.
O s7 e s8 suportam carregamento rápido sem fio, nao é tão rápido quanto carregamento rápido com fio, mas é mais rápido que carregamento com cabo convencional.
A tendência é que aeroportos, cafés, restaurantes e afins, tenham pontos de carregamento wireless.
Quando comprei meu finado LG G3 ele veio com a base de carregamento sem fio!
Testei uma unica vez e optei por carregar por cabo usb mesmo, pois é lento o carregamento!
Mas pra quem tem curiosidade de conhecer, se encontra a venda no ML bases carregadoras compatíveis com vários modelos. Até mesmo Smartphones mais antigos!
Deivis, mas será que a lentidão na recarga não é devido a época e também modelo do processador? Pergunto pois o Z3 conta com um conector alternativo ao USB, para recarga magnética, poupando a tampa de vedação a porta USB, porém não notei diferença tão significativa no tempo de recarga.
Pode ser sim devido a época brother Helder
E será que esse tipo de carregamento, além de ser mais demorado que o carregamento padrão, ele não consome mais energia ⚡️ e com isso as empresas de energia elétrica ⚡️ não estariam muito felizes?
Eis a questão brother AC
prefiro no fio por enquanto... mais rápido
Somos 2
Em breve qualquer aeroporto , cafés etc terão,disponíveis bases para carregamento sem fio , é uma tendência que queiramos ou não a Apple deu uma bela força para que isto se popularize