Chega! Já cansei de smartphones enormes!
Trabalhar em um site de notícias que fala principalmente sobre smartphones tem um efeito colateral muito bom: você pode sempre experimentar novos smartphones de tempos em tempos. Estou muito feliz em fazer isso mas, para ser sincero, ultimamente, isso está ficando cada vez mais frustrante, porque não gosto de smartphones muito grandes – e os dispositivos estão ficando cada vez maiores.
Nos últimos meses, tive alguns smartphones em uso: o OnePlus 6T, o Samsung Galaxy S9+, o Samsung Galaxy Note 9, o Sony Xperia XZ2, o OPPO Find X... O smartphone da Sony só foi utilizado por causa do seu tamanho compacto. Depois de um tempo com o Find X, eu finalmente mudei para o Galaxy S9 por uma razão muito simples, que também se tornou a razão para este artigo: o smartphone é pequeno!
- FlexPai: o primeiro smartphone dobrável do mundo já está à venda
- One UI: confira aqui como é a nova interface da Samsung
Claro que "pequeno" é um termo relativo. Se você observar como o tamanho dos smartphones evoluiu, ficará surpreso rapidamente. Apenas três ou quatro anos atrás, um Galaxy S9 com uma tela de 5,8 polegadas teria sido considerado grande. Mas isso já faz muito tempo, pelo menos no mundo dos smartphones.
Por que sempre tão grandes?
Com cada lançamento de smartphone, minha frustração fica maior e maior. Ao seguir os vazamentos com grande expectativa, eu sempre tento ignorar o tamanho da tela. Como você sabe, o tamanho da tela não é a única coisa que importa para o tamanho nos dias de hoje. O que importa é como o smartphone realmente fica na sua mão, como você o percebe.
Então, esse smartphone chega ao nosso escritório editorial. Assim, os novos dispositivos pousam na minha mesa, prontos para que eu dê uma olhada neles. Infelizmente, ultimamente a desilusão é cada vez mais frequente. Eu só não queria um smartphone que eu praticamente não posso operar com uma mão só e eu também não quero ter medo de pegá-lo de ponta cabeça. O Galaxy S9 é um sonho tornado realidade, mesmo que o smartphone tenha outros problemas.
As telas sem borda de nada adiantaram
Fiquei emocionado no ano passado, quando as molduras ao redor dos monitores ficaram menores e menores. Bordas menores também significam um smartphone menor em relação ao tamanho da tela – espero. Comparações com o antigo design do iPhone (ou até dos mais novos) falam por si só. Se você pegar um iPhone 8 Plus e compará-lo a um Galaxy S8, ficará chocado com a quantidade de espaço desperdiçado pela Apple.
Mas, de alguma forma, o que eu originalmente esperava não aconteceu. Claro, existem grandes smartphones com telas acima de 6 polegadas, e há clientes o suficiente que querem exatamente um smartphone desse tipo. Mas nem todos os clientes vão querer isso.
Trabalhei tempo suficiente em uma operadora de telefonia celular para que eu possa falar por experiência própria. Sim, as fabricantes geralmente sabem exatamente o que os clientes querem e desenvolvem seus smartphones de acordo mas, para ser sincero, meu entendimento chegou ao fim neste ano.
A seleção de pequenos smartphones está ficando menor e menor
Medindo 1,90 m eu não sou o que se pode chamar de pequeno, então minhas mãos não são exatamente pequenas e delicadas. Porém, quando vejo minha mãe agora com seu iPhone 7, às vezes penso que seu antigo Galaxy S4 Mini se encaixava melhor para ela. E um iPhone 7 com seu display de 4,7 polegadas nem sequer é um dos maiores smartphones do mercado, ao contrário. Como é possível operar um smartphone com uma tela de 6 polegadas?
O que eu sempre achei excelente sobre o Android, e o que eu ainda acho, é a farta escolha de dispositivos. Pelo menos é assim que costumava ser. Hoje em dia, quase todos os modelos high-end parecem mais ou menos os mesmos.
Claro, existem diferenças nos detalhes, mas especialmente no tamanho da tela, a maioria das fabricantes segue um caminho similar. Apenas Samsung, Google e Sony oferecem seus smartphones em grandes e pequenas opções. Por que mais fabricantes não fazem isso?
E, apesar de a linha Compact da Sony ser muito interessante, com aparelhos que realmente cabem melhor na mão, a Sony não consegue se destacar o suficiente para que seja a melhor escolha, além de apresentar aparelhos extremamente caros.
Pixel 3 pode ser a salvação?
O Pixel 2 me interessou muito por um lado, mas ainda tinha problemas nele que significavam que não era para mim. É pequeno e prático e tem o mesmo hardware que o seu irmão maior. Mas por que o Google escolheu esse design incrivelmente antiquado no ano passado ainda é um mistério.
As enormes molduras na parte superior e inferior asseguravam que eu nunca usaria ele por muito tempo. Essa foi a única razão pela qual o meu colega Christopher decidiu escolher a versão XL, caso contrário ele teria ficado com o modelo menor.
Isso poderia ter sido completamente revertido com o Pixel 3. Como sabemos agora, o Pixel 3 XL veio com o notch, algo bastante desagradável, mas o modelo pequeno renunciou ao recorte da tela. O hardware praticamente não diferiu, novamente, e seria razão suficiente para eu ir para o modelo pequeno.
- Oito dicas essenciais que você precisa experimentar no seu Android
- LCD, TFT, IPS, PLS, AMOLED: descubra como funcionam e as diferenças entre elas
Porém, as molduras chegaram grandes, mais uma vez. Ainda assim, isso não me incomoda o suficiente. Eu posso viver com isso melhor do que com um smartphone que não posso operar confortavelmente com uma mão.
Ainda existem amantes de pequenos smartphones? Você acha que todos os novos dispositivos serão grandes demais?
Concordo, uma pena essa tendência de telefones gigantes só aumentar, ainda creio que existam muitos consumidores de aparelhos menores...
O pior é que as telas são grandes mas, em geral, a bateria não dura muito. Coloquei meu chip num Tab S4 e deixei o Note 9 na gaveta.
Adoro telas grandes quero um 6,7
Por isso estou com meu Mi6 ainda kkkkk tamanho perfeito!
Foi você, eu ainda quero um maior, o meu tem 5.7'' mas o próximo vai ter 6''.
Ótimo olhar. Mas também queria lançar um chega ao tamanho de memória RAM. Como relés usuário 3 GB já são suficientes.
Grana é a motivação principal para o aumento de tudo.
Bom, não sou um fã de carteirinha de smartphone pequeno, até cogitei adquirir um iPhone SE recentemente, pelo tamanho e praticidade, mas como já tem algum tempo de mercado e considerando o CxB, acabei desistindo. Mas é fato que a grande maioria tem optado por smartphone grande.
um dos problemas é que atualmente as telas tão ficando cada vez mais estreitas, ai por mais que o aparelho tenha uma grande tela de 5.6" ela parece bem pequena pois é muito estreita... mas realmente não consigo me acostumar com aparelhos de mais de 150mm, fiquei feliz pelo S10 praticamente não ter bordas ai mesmo com tela de 6.1" não deve passar de 150mm talvez passe por pouco, mas se o S10 Lite for lançado com tela de 5.8" realmente vai ser muito pequeno bem como eu gostaria... se o S9 já é pequeno imagina o S10...
também tive que vir comentar...em Abril, vendi o meu Xiaomi mi6 a correr para comprar o novíssimo mi8... estou completamente desiludido. Seu tamanho é incomodativo. sem falar que para minha esposa é quase um tablet. Ela tem o iPhone SE e neste momento não consegue trocar por outro mais recente de igual tamanho!!! simplesmente não há nada no mercado!!!
Eu não sou um leitor de fazer login para comentar... Geralmente leio as matérias e saio em seguida, porém... Essa matéria eu tive que vim comentar.
Estava com o Redmi 3s prime, achava o celular perfeito... Mas com o tempo, tudo vai perdendo a potência para as novas tecnologias e tendências.
Lançaram o LG Q6, esteticamente, acho ele perfeito... Porém, ele é fraco em poder de fogo, deixando meu 3s de igual para igual.
Fui procurar um celular "potente", Comprei o Note 5 4/64, atualmente as características dele me atendem,porém, fiquei refém do tamanho da tela com 6 polegadas.
O mercado esta carente de celulares "bons" com telas menores.
Esse novo padrão com 5.5 e configurações de um Note 5 seria o ideal!
Lembrando, sempre procuro o custo x beneficio.
Ps. Estou saturado desses lançamentos em formato de telha.
Ps.2 - Um Q6 de 5.5 com a nova tendência de tela, tem praticamente o mesmo tamanho das telas antigas de 5.0.
Tela de 5.5 já é grande pra mim. Meu celular já vai fazer 3 anos comigo, tem uma Tela Amoled de 5.2 que pra mim já está de bom tamanho. Só não troquei de celular ainda, porque eu não achei um Celular com Tela Amoled de 5.2 polegadas e Snapdragon 845. Esses são os meus requisitos mínimos pra trocar de celular. E infelizmente está bem difícil de achar um cell com esses requisitos hoje em dia.
Concordo plenamente. E só percebi realmente essa tendência absurda quando comprei um Moto E5 Plus, que conta com uma tela de 6". Entendo que as pessoas queiram celular de tela grande para a Netflix, porque não temos o hábito de comprar tablets, motivo pelo qual esse mercado está colapsando. As pessoas querem um ALL IN ONE: tela grande, processador pra jogos, câmera potente, bateria que dure muito, etc. Infelizmente, não dá pra ter tudo em um. Quanto a mim, tenho um tablet para leitura, YouTube, Netflix e um celular para o resto (não gosto de jogos) com foco em bateria. Por conta dessa divisão de tarefas, gostaria de um smartphone de 5" no máximo, com tela infinita. Mas... não achei o que queria. Quando as telas dobráveis tornarem-se populares, esse assunto será encerrado.
Acompanho o site há muito tempo, porém ainda não havia criado conta por não achar necessário... Mas, isso foi até ler esse post.
Acredito que você conseguiu traduzir meu pensamento e sentimento em relação aos smarts de hoje em dia. Na verdade as tendências do ramo de tecnologia muitas vezes nos fazem engolir determinadas coisas e precisamos dar um jeito para nos acostumar com tal situação.
Hoje vivo uma imensa frustração, pois necessito trocar meu celular e de fato não encontrei um que seja atual que atenda o quesito preço x tamanho. Talvez acabe voltando pro iPhone 5s, onde eu era feliz e não sabia. E isso não tem haver com sistema, mas sim com o conjunto da obra.
Saudades do meu Moto X1 (primeira geração)...
Ainda vou experimentar um Pixel 3 (não o XL)... e se não rolar só sobram os Xperia Compact.
E bom pra ver filmes
Na moral prefiro celular grande
Que povo chato, falando que a matéria é um lixo, e blá blá blá.
Isso é um texto de caráter de opinião, e não um argumento cientifico.
As pessoas que falam mal, são aquelas que vivem no seu mundo fechado, se acham donas da razão e não respeitam o próximo, isso é comum no Brasil infelizmente.
O cara não entende a diferença de proporção 18:9/19:9 contra a 16:9
O mercado mudou a proporção justamente para entregar tela maior com uma pegada menor/melhor... Telas de 5' são iguais as de 5'8 atualmente, as 5'5 hoje são equivalentes a 6'
Entendo a questão de preferencia (usar aparelhos com uma mão e afins), mas se reparar o S9 tem uma tela maior com a mesma proporção dos aparelhos de 5' de 2016 (Edit: ajustado o ano em que deixou de ser usado o 16:9). Existe sim uma tendencia em entregar mais aproveitamento frontal porém neste caso você precisa cogitar o resto do aparelho, vide o sony mencionado ser maior do que o S9.
Discussão interessante porém abordada da pior forma possível.
Concordo com o artigo e tenho ficado cansado dos últimos lançamentos, pois pra mim 5" já é uma tela grande! Eu já tenho um Ipad e um notebook pra ver vídeos, quero um smartphone intermediário decente pra usar redes sociais e que seja discreto de guardar no bolso. Tinha impressão que com o formato 18:9 as empresas iam parar de aumentar o tamanho da tela, mas foi só ilusão. Minha esperança agora são os aparelhos dobráveis. Gostaria muito que voltassem com a ideia das variantes minis e com boas especificações. Tenho pensado seriamente em comprar um S8 pq é aparelho com uma menor tela, boas especificações e tem ficado mais barato com o tempo.