Bootloader: o que é e para que serve?
Certamente você já leu ou ouviu falar dessa palavra: expressões como bootloader bloqueado, desbloquear o bootloader, etc,. Elas são comuns em tutoriais, mas afinal de contas o que é e para que serve o bootloader? Para os novatos no mundo Android e para todos que ainda não se aprofundaram no tema, desvendamos o mistério abaixo.
Comecemos do início. O bootloader (também conhecido como carregador de inicialização) é um programa que entra em ação sempre que iniciamos nosso dispositivo, ativando o sistema operacional certo. O bootloader não é, portanto, algo exclusivo do Android.
Ele está presente em todos os dispositivos dotados de sistema operacional: tablets, smartphones e PCs. Um computador, por exemplo, pode ter dois sistemas operacionais diferentes (dual boot). Nesse caso, o bootloader tem a tarefa de iniciar um ou outro de acordo com a preferência do usuário, ou de maneira automática.
O mesmo princípio se aplica também aos dispositivos Android, com a diferença de que nesse caso o sistema operacional em questão é um só. É o bootloader que irá determinar quando executar o Android ou quando entrar em Recovery Mode, o ambiente de execução independente do sistema operacional situado numa outra partição da memória interna.
Recovery Mode
Através do Recovery Mode é possível limpar o cache (a área de memória onde é mantida uma cópia temporária de dados armazenados em um meio de acesso mais lento, com o objetivo de acelerar a recuperação dos dados) ou restaurar os dados de fábrica sem precisar iniciar o sistema (uma solução útil se o seu dispositivo parou de responder aos comandos).
O bootloader é desenvolvido e fornecido diretamente pela fabricante do dispositivo e, dada a sua importância, localiza-se em um local da memória que não pode ser facilmente modificada pelos usuários. Quando se deseja modificar um dispositivo Android, um dos maiores obstáculos é o bootloader bloqueado.
O que isso quer dizer? Um bootloader bloqueado carregará apenas sistemas operacionais autorizados por uma assinatura digital (signed). Quase todas as fabricantes de smartphones decidem bloquear o bootloader dos seus dispositivos, permitindo apenas o carregamento das suas versões do Android, e impedindo a instalação de qualquer outra ROM customizada. Para dar um exemplo, com o bootloader do Galaxy J7 serão carregadas apenas as versões do Android que a Samsung desenvolveu para o dispositivo.
Uma ROM é uma compilação do sistema operacional que roda no seu dispositivo com os aplicativos básicos como agenda, calendário, câmera, etc. As customizadas são aquelas que não são as oficialmente desenvolvidas para um aparelho, mas que foram feitas para ele por pessoas interessadas.
Como você já deve saber, para todo obstáculo no Android há uma solução. Para rodar ROMs customizadas como a LineageOS (uma das mais famosas, antiga CyanogenMod), será necessário desbloquear o bootloader, que então poderá iniciar também sistemas operacionais "não autorizados".
Para o desbloqueio do bootloader cada fabricante escolhe um método, que vai desde o envio de um comando simples via conexão USB a partir do PC até o download de um programa especialmente para a tarefa. É sempre bom destacar: justamente porque o desbloqueio do bootloader permite a instalação de um software não autorizado, essa operação invalidará a garantia do seu dispositivo.
Atenção: o desbloqueio do bootloader pode requerer a habilitação das permissões de root no seu dispositivo. Não sabe como obtê-las e nem o que é isso? Descubra nos artigos abaixo:
- Os melhores métodos de root universal
- Como fazer root no Android: o guia completo
- As melhores ROMs customizadas para o seu Android
Cuidado para não confundir o root com o desbloqueio do bootloader. Algumas vezes, esse último pode ser pré-requisito do primeiro, mas alguns aparelhos podem ser rooteados com o bootloader bloqueado, graças a alguns truques da comunidade Android.
Já teve problemas para desbloquear o bootloader? Como fez para resolvê-los? Conte pra gente nos comentários.
"Bootloader: o que é e para que serve?"
É uma forma que as fabricantes tem de limitar o hardware. Serve para ser desbloqueado.
Nos meus bons tempos quando adorava instalar custom ROM era o primeiro procedimento quando adquiria um celular
Bootloader... O que é? Onde vive? Para que serve? Hoje no Globo Rep... Não pera... Kkkkkkkkkkkkk
Ultimamente não consigo imaginar a palavra bootloader separada de Xiaomi... Quase sempre tem alguém em algum lugar apanhando do MiUnlock