Boicote à Apple cresce na China e Google é pressionado por usuários nas redes sociais
A situação da Huawei com o governo norte-americano é, no mínimo, preocupante para toda a indústria e principalmente para as empresas chinesas. Movimentos pró-Huawei começaram a surgir na última semana e ganharam força no último domingo (19), quando a empresa foi vetada de fazer novos negócios com a Google, Qualcomm e Intel.
Os sintomas da “guerra fria comercial” entre EUA e China já começaram a fazer efeito entre os consumidores chineses que compram produtos de marcas norte-americanas, como a Apple. Em meio às sanções impostas pelo governo Trump, inúmeros posts em redes sociais chinesas começaram a surgir nos últimos dias com frases e abordagens que sugerem boicotes às marcas americanas em território chinês.
A Apple tem se tornado principal alvo dessas manifestações, uma vez que o mercado chinês é estratégico para empresa da maçã há muitos anos, sobretudo para venda dos iPhones. Recentemente, numa tentativa de aumentar suas vendas na China, a Apple reduziu o preço de modelos mais novos e investiu em promoções locais, algo incomum em outros países onde a companhia atua. Usuários estão compartilhando opiniões no Weibo (o Twitter chinês), por exemplo, no sentido de incentivar outros usuários a não comprar produtos Apple, ou outros modelos que tenham processadores da Qualcomm.
"Sinto-me culpado em ver essa guerra comercial. Assim que eu tiver dinheiro vou mudar meu smartphone," digita um usuário através de um iPhone. Frases como "Se Trump não apoia a Huawei, nós não apoiamos a Apple" ou "As funções de um Huawei são compatíveis com os iPhones ou até melhores. Nós temos uma ótima alternativa, por que nós ainda estamos usando usando Apple?", já se tornaram populares em fóruns e publicações sociais que ganham o apoio de centenas de outros usuários chineses, conforme mostra o BuzzFeed.
Nas redes sociais, o Google tem sido pressionado por diferentes usuários do mundo todo através da hashtag #SupportHuawei. As postagens com a tag costumam ficar em primeiro lugar entre os comentários de imagens e outras publicações que a empresa fez nos últimos dias no Instagram, no Twitter e no Facebook.
A China tem incentivado em partes esses boicotes ao promover retaliação contra os Estados Unidos através de publicidade estatal. Desde o último domingo (19), canais do governo chinês passaram a exibir filmes antiamericanos e peças publicitárias que visam exaltar recursos e valores de empresas locais. O último episódio da série Game of Thrones foi barrado pelo governo e substituído por um documento nacionalista.
E você, também é pró-Huawei?
Fonte: TechCrunch
Eu sempre usarei a Huawei, mesmo que eles continuem com essa mentira de bloqueio. Eu acho que é necessário um novo sistema operacional para a Huawei
A mim parece-me que os chineses nãoestão preocupados eles são pensadores , calmos e resolutos eu convenço-me que a China tem resposta para isso tudo creio que já tem toda essa tecnologia como diz o fundador tem Plano B e os Trampas ficam a chuchar no dedo, esperem pela pancada , quem muito grita e berra acaba por não ter razão , ser paciente é um don dos chineses
Ainda bem que não entrei nessa onda de apoio à Huawei. É uma empresa claramente má, anti-americana e que financia o governo ditatorial chinês (socialista). Por mim essa empresa pode fechar as portas de uma vez.
pq as norte americanas são um paraíso né kkkkkk elas também ajudam o governo americano, inclusive militarmente.
Gostas de viver nesta sociedade ocidental, economia de mercado, eleições, decidires livremente o teu futuro ou gostas de viver num estado permanente de censura, ser o estado que decide o teu futuro e nunca decidires com o teu voto o futuro do teu país??
Deixa de ser sem noção, e só um cego ou um débil mental para não perceber que tudo que aquele presidente maluco e sem preparo faz é causar caos e discórdia em tudo onde ele se mete, e ele foi uma das piores desgraças que podiam ter acontecido com a política, não apenas americana, a qual já tomou decisões questionáveis que chegaram a prejudicar os próprios funcionários do governo, e como em tudo que ele toca vira merda , agora está desequilibrando um dos mercados mais importantes da atualidade, e ainda tem gente que acha isso bom, e ainda por cima, dá aquela velha e vergonhosa puxada de saco nos americanos que não estão nem aí pra gente e nem sabem que existimos !!!!
Já está com a mão na porta, afinal nem uma única empresa ou país se pôs do seu lado.
Por mim vc deveria fechar sua boca, porque china comunista pode ser ruim oque for, mas olha pro seu próprio país primeiro e olha para lá, a diferença de realidades, lá o país não é infestado de doutrinação, europeia, não tem movimentos extremistas lgbt/ feminista, as escolas e faculdades não são vandalizadas, não são usadas para doutrinação, lá uniforme não é simplesmente uma camisa, na escola não ensinam apenas conhecimento, como também introduz os jovens no esporte e outras atividades construtivas. Para de ficar virando a bunda para os estados unidos quando eles estão errado porque seus dados no Facebook , tweeter e entre outros estão nas mãos deles, eles podem te espionar a qualquer HR
Não sei se sabem mas a Playstore está proibida na China desde 2012, por isso não lhe custa nada tomar esta decisão. O estranho é ver o apoio que uma empresa que nunca ligou nada ao Brasil está a ter aí agora. Provavelmente o P40 irá ser lançado aí, com o HongMeng OS processadores Kirin e loja Baidu. Afinal já mais ninguém os quer.
Estranho é ler extranho.
Não acredite que a Huawei se limita a P40 e a maioria esmagadora da população não tem grana para isso. Se não sabe ela também é uma das maiores desenvolvedoras de infraestrutura para internet móvel. O porte de uma empresa dessa é de assustar qualquer governo, inclusive o americano.
Não? Huawei já esteve no mercado brasileiro, o problema do mercado brasileiro é esse imposto absurdo que a não ser que ela coloque uma fábrica dentro do Brasil, não tem como o custo dos aparelhos dela ficar a par com custo de outros aparelhos de algumas outras marcas, como no mercado internacional, infelizmente essa é a realidade, vc não sabe de bosta nenhuma e fica lançando críticas
O problema é só com a Huawei, qq coisa compra Xiaomi.
Por enquanto né, mas do jeito que o trump é cabeça quente ele pode expandir, esperar pra ver
A Alphabet está indo contra a maior missão do Android que é o Open Source por causa dos delírios de Trump. Se Obama ou Hillary estivessem no poder isso não aconteceria. Espero que essas sanções não chegam no Brasil, pois seria um tiro no pé. Tô com a Huawei, a Apple e outras empresas de tecnologia americana ainda usam da Foxconn ou de outras empresas que fabricam os aparelhos através dos seus protótipos. Queria ver se o governo chinês interferisse nos negócios das empresas fabricantes que produzem lá, utilizam da matéria prima de lá. Aí sim o mercado dos EUA vai estremecer.
Isso é um comentário político sem qualquer lógica. O Trump é apoiado pelo congresso Norte Americano, ele só dá a cara mas tanto Democratas como Republicanos apoiam a decisão, a Google por outro lado não pode ter lá, na China, a playstore, por isso também não lhe custa a decisão que tomou.
Edai se ela não pode ter, ainda lê custa porque muitos aparelhos chineses, rendem dinheiro para a playstore, eu mesmo gastei a partir de aparelho chineses, agora acho melhor nem gastar mais nada, tem jogos com outros meios de pagamento por fora da google
Quanta ignorância num comentário. Rapaz, você precisa saber o que está por trás dessa guerra ao invés de envolver política.
Ricardo, voce não deve saber que o governo chines já proibiu o google nos smartphones na china desde 2012, certo?
Que boicote seletivo.
É muito curioso essa mania de querer impor regra na casa dos outros, exigir do outro o que ele mesmo não faz.
É no mínimo, insano, e no sentido patológico da palavra.
Não é a play store, mas sim os serviços de lá, mas a china nunca deixou de fazer negócios ou ficar impondo rigidez nas empresas do vale do silício, mas se é para ser assim, quero ver se trump vai aguentar quando as consequências do golpe voltar nele, e seu governo, porque eles estão brincando com o mercado como um dominó, querendo ter vantagens em cima da china, e tentar desacelerar o crescimento da gigante, mas vao acabar causando uma grande crise se isso continuar
Matéria prima de la ? Ate onde eu sei a matéria prima vem de fora da china