Bluetooth: há 20 anos apresentando falhas
Seja com desconexão repentina, com gasto excessivo de bateria ou com interferência em outros dispositivos, você já deve ter enfrentado problemas enquanto utilizava o Bluetooth. Realmente, eles são muito recorrentes, mesmo a tecnologia já existindo há mais de 20 anos.
Essas questões técnicas, porém, se tornam mais preocupantes. Isso porque estamos cada vez mais dependentes do Bluetooth. Os celulares que dispensam a entrada de fone de ouvido, por exemplo, sugerem que usemos fones conectados via Bluetooth.
Mas por que o sistema é tão falho?
A frequência utilizada para que o Bluetooth funcione é de 2,4 gigahertz. Ela fica dentro de um espectro que se encontram as frequências de itens como babá eletrônica, luzes fluorescentes e microondas.
Todas as frequências que se encontram nesse espectro não precisam de licença da FCC (o órgão regulador norte-americano) para funcionarem, ou seja, as fabricantes tendem a optar por aparelhos que utilizem de frequências próximas às do Bluetooth.
E quanto mais dispositivos usando a mesma frequência, maior a possibilidade de interferência: por isso esse problema é recorrente no Bluetooth. Além disso, há três tipos de classificações para transferências via Bluetooth, relacionadas com a distância alcançada.
A classe que alcança distâncias mais longas é usada sobretudo para fins industriais. Já o Bluetooth que usamos em nossos dispositivos diários são das classes mais baixas, permitindo distâncias menores. Isso explica as recorrentes quedas de conexão.
Por fim, tem a questão da velocidade. Para se ter uma base de comparação, enquanto dispositivos conectados via Wi-Fi podem transferir dados a uma velocidade de 250 megabytes por segundo, o mais recente Bluetooth faz a transferência de, no máximo, 25 megabytes por segundo.
O que pode ser feito para melhorar
Não há nada muito grande que possa ser feito para melhorar de vez a sua conexão Bluetooth. Algumas empresas, inclusive, já estão desenvolvendo suas próprias tecnologias que funcionam de forma similar, para não dependerem mais do Bluetooth. É o caso, por exemplo, dos chips W1 da Apple, que permitem a conexão entre AirPods e outros dispositivos.
Para resolver seu problema momentâneo, porém, algumas dicas podem ajudar. Manter os dispositivos em conexão o mais próximos possível é uma delas. Também vale a pena manter os aparelhos atualizados, assim como reiniciar suas conexões diariamente ou utilizar um dispositivo que amplifique o sinal Bluetooth.
Você utiliza bastante o Bluetooth do seu smartphone?
Fonte: Business Insider
Mi Band 2
O Bluetooth pode ser comparado com o Brasil desde o descobrimento... Hahahah
Eu uso muito, caixa de som, gamepad e as vezes fones, que só não ganharam lugar de vez por conta da qualidade AINDA superior dos fones cabeados.
Não podemos negar que facilita a vida, uso na caixa de som, fones de ouvido, smartband e tal, mas tem muita coisa que poderia melhorar
Uso diariamente para ouvir músicas no som de meu veículo e na minha caixa de som em casa, além do fone sem fio pra poder atender ligações quando estou na rua.
No meu caso até agora nenhuma conexão de Bluetooth deu problema não.
Mi Band 2, meus fones, caixinha amplificador e joystick não vivem sem essa tecnologia.
Uso so no meu som micro system,e falha demais rsrs
Bluetooth so mostra eficiencia em pareamento com fone e ate com gamepad, ate mais do que transferencia de arquivos
Eu tenho um fone de ouvido que usa o Bluetooth. Não apresenta problemas e é bem fluído com as transferências do som, mas entre celulares é a morte. Nunca conecta e quando conecta dá erro.
nunca usei isso...
Antigamente e, por que não, até hoje, o bluetooth tem sido uma forma "barata" e prática na transferência de arquivos entre dispositivos, mas, mesmo com todo esse tempo de existência ainda tem deixado a desejar e muito em relação a sua eficiência de funcionamento e desempenho.
Verdade, não sei como não foram corrigido ainda.
Deixo meu Bluetooth sempre ligado, pois possuo smartwatch. Além disso uso tb para conectar o fone de ouvido sem fio quase que diariamente.
Felizmente a bateria do meu smartphone dura o dia todo de boa mesmo com tudo ligado (Bluetooth, 4G, WiFi, GPS, NFC, brilho automático)..
Hoje em dia uso app (shared)para transferir arquivos, como jogos e documentos pesados... é super rápido via wifi de um para outro.o BT hoje em dia só para conectar no som mesmo...kkkkkk podiam já por nos som um app via wifi pata Streaming de áudio.
É um protocolo que inovou?
Sim, e muito, porém já passou da hora de passar por uma revisão drástica. Pleno 2018 ligo o bluetooth e minha bateria é drenada.
Utilizo todos os dias, mas apenas para conectar o smartphone ao carro, para chamadas e música.
Geralmente, uso o NFC, mas não é sempre que o outro dispositivo possuí este recurso. No mais, uso o bt (bluetooth) frequentemente.
Quando você usa NFC para transferir arquivos ou para parear dispositivos, na maioria das vezes estará usando Bluetooth. O NFC costuma ser usado para transferências pequenas, como informações de pagamento, pareamento, etc.
interessante artigo, não sabia que a tecnologia funcionava tbm a 2.4 Ghz.
Pra enviar arquivos grandes geralmente utilizo um OTG, Ou até mesmo um "transplante" de SD de um Celular pro outro, é bem mais rápido que o BT e não da falha.