O quanto um smartphone esquenta na hora de rodar um game?
Jogos elaborados em 3D requerem muito poder de processamento. E que, geralmente, eleva de forma considerável o calor dos chips. Mas o quão quente ficam os smartphones? Nós queríamos saber mais e resolvemos medir isso.
Os testes de benchmark apareceram como uma boa referência para determinar o calor nos smartphones. A desvantagem é que eles não refletem necessariamente a realidade. Por isso, escolhemos uma avaliação mais realista e fizemos nossas medições nos jogos 3D Lara Croft Go, Implosion e Riptide GP 2.
Nossos dispositivos de teste: o Samsung Galaxy S7 e o Nexus 5X. Deixamos o game rodando em modo "Full" em ambos os aparelhos e, depois de 30 minutos de execução, medimos a temperatura. Para executar essa medição em detalhes, usamos uma Caterpillar Cat S60, um smartphone que possui uma câmera térmica e que consegue visualizar internamente os dispositivos usados para a executar os games.
O jogo que mais faz os smartphones "suarem": Lara Croft Go
Lara Croft Go foi o game que mais exigiu dos smartphones e o que mais aumentou a temperatura dos aparelhos. Depois de meia hora, o Galaxy S7 atingiu temperaturas de até 40 graus na parte traseira, fazendo o sistema de resfriamento do aparelho trabalhar. Na parte dianteira, a temperatura foi a mesma, o que daria para tornar o seu uso bastante incômodo, mas não foi o que aconteceu.
Já o Nexus X, mesmo não sendo tão poderoso quanto o S7, aguentou Lara Croft Go com bravura. Ainda assim, depois de meia hora, sua temperatura atingiu cerca de 43 graus, um número bem alto. Mas, devido ao seu acabamento de plástico, a sensação é a de que ele estava um pouco mais frio que o seu colega da Samsung.
Riptide GP2: este game de corrida aquático fez o Nexus 5X "pedir água"
Ainda que seja um jogo relativamente antigo - de 2013 - Riptide GP2 costuma exigir dos smartphones. No entanto, o Galaxy S7, rodou o título sem o menor esforço e, depois de meia hora, sua temperatura nunca ultrapassou os 35 graus. Já com o Nexus 5S a história foi diferente.
A parte frontal do aparelho, que compreende a tela, a temperatura chegou a 40 graus. Já na região que traz o leitor biométrico, o calor atingiu 44 graus.
Implosion: Galaxy S7 não "esquentou a cabeça"
Os gráficos de Implosion são elegantes e bem trabalhados e exigem do processador de um smartphone. Mas, os problemas de calor não atingiram o Galaxy S7. Depois de longas sessões com o jogo, a temperatura do smartphone da Samsung, mais uma vez, não passou dos 35 graus. Claro que algumas partes estavam mais aquecidas, mas não em um nível preocupante.
Já no Nexus 5X, infelizmente não conseguimos executar o game em questão.
O que pode ajudar a controlar a temperatura dos smartphones
Ter softwares que otimizam a execução de games, como é o caso do Galaxy S7, é uma ajuda e tanto. O atual smartphone topo de linha da Samsung traz o Game Tools, que permite, por exemplo, reduzir a resolução dos jogos. Isso porque ser bastante útil, o auge do calor ocorre quando a taxa de quadros está rodando no máximo, o que acontece com frequência em smartphones HD ou FullHD.
Além disso, uma pequena pausa também pode fazer maravilhas para reduzir a temperatura. Entre a passagem de uma fase para a outra, é recomendável uma interrupção de dois a três minutos no jogo, colocando o telefone em cima de uma mesa, de modo que o calor possa ser dissipado de forma mais eficiente. E não, não invente de jogar ou colocar o aparelho próximo a uma geladeira ou freezer para que ele esfrie mais rápido.
E finalmente: preste atenção para não expor o seu smartphone a luz solar diretamente, principalmente se você costuma mantê-lo distante do bolso durante boa parte do dia.
Bonus track: use o Coolify
O Coolify é um aplicativo que consegue prevenir o superaquecimento do dispositivo, monitorando constantemente a temperatura global do aparelho e interferindo nos valores de sistema. É particularmente indicado durante a recarga ou quando usamos um aplicativo (ou game) muito pesado.
Muitos dispositivos ficam muito quentes durante um uso intenso da internet, e o Coolify faz o seu trabalho também nesses casos. Além de prevenir o superaquecimento, como “efeito colateral” ele prolonga a duração da bateria.
Sua limitação: o Coolify serve apenas em smartphones rooteados. Mas, se o seu telefone se encaixa nessa categoria, é só baixar o app logo abaixo:
não jogo no celular. tenho um PC pra isso.
Faz o teste com o S6.. ai sim vai ver o que é esquentar...
Com S7, com 8 nucléos melhorá essa senssação de braza na mão.
http://www.androidpit.com.br/forum/712923/galaxy-s7-aventura-de-uma-vida
SOBRE O S7, oque apimentará mais a sua vontade de ter um.
Infelizmente à LG fez o favor de não desbloquear o Bootloader do G4 815p e tenho que aguentar esse celular esquentando no bolso, é um excelente programa usava no Moto X 2014
Certamente o lara croft go ferve meu s4 e g3, quando jogo offline esquema menos, agora outros títulos que são campeões de "fritura" mc4, gta san andreas e o republique, que são relativamente antigos mas ainda esquentam os smarts mais novos...
Matéria interessante!!! Uso o Coolify e realmente ele faz milagres.
Queria S7 contra o Nexus 6P.
Imaginem então rodar os jogos citados aqui na "chapa quente" Snapdragon S810!
kkkkkkkkkkkkk forno portátil
kkkkkkkkkkkk dá pra fritar uns ovos bacana nele
Hahahahahahahaha! Bem isso brothers!
Tinha que fazer o LG G Flex 2 vs Xperia Z3+ ia ser quente... kkkkkkk
Ai explodia o local do teste brother!
Hahahhhaa!
kkkkkkkkkkkkkkk
Só de ler esses nomes meu Note deu tela azul por aquecimento...
meu moto x2 fervia com implosion
.
Esse brother Elerson é o Nerd mesmo!
Pode contratar galera do Androidpit!
Esse Elerson é um talento! Aí faz é manjar viu Deivis.
Não tenho duvidas brother Andreu!