Até quando o Telegram será um "puxadinho" temporário do WhatsApp?
O WhatsApp e o Telegram dividem a atenção dos usuários que buscam por plataformas para se comunicar com várias pessoas todos os dias. Ainda que eles não sejam preferências absolutas em alguns países, como na China, por exemplo, onde a demanda pelo Line é maior, apenas uma opção pode desfrutar de prestígio e popularidade, digamos, quase que "inabaláveis" mundialmente.
Apesar de ser a primeira opção dos brasileiros, o WhatsApp não é o único mensageiro instantâneo relevante no mundo, vide a alta popularidade do iMessage nos Estados Unidos, ou do Line e do WeChat na China. O aplicativo pertencente ao Facebook já passou por altos e baixos no país, como bloqueios temporários pela justiça e polêmicas envolvendo disseminação de fake news.
O fato curioso é que entre essas baixas que o WhatsApp sofre outro concorrente que também é bastante popular no país ressurge. Sim, estou falando dele mesmo, o Telegram. Podemos dizer que ele é o segundo predileto entre os usuários, tem comunidade ativa de entusiastas e, apesar de ter investido menos em publicidade por aqui, como o Viber já fez há alguns anos, sempre é lembrado como a opção mais viável nas horas de aperto.
Não quero levantar aqui o debate isolado sobre a ausência de contatos num mensageiro, pois realmente precisamos ter uma base considerável de amigos em uma plataforma para que a mesma possa ser uma opção viável para uso no dia a dia. Recentemente, no entanto, o mensageiro russo ganhou 3 milhões de usuários instantaneamente devido a uma queda nos servidores do Facebook que atingiu o WhatsApp, o Messenger e o Instagram.
Durante quase 24 horas, aproximadamente três milhões de contas migraram ao aplicativo promovendo um aumento significativo na base de usuários do Telegram, que está na casa de 200 milhões de pessoas ativas desde março de 2018. Acredito que, durante o período problemático do Facebook, todas as pessoas que lá estavam tinham grande parte de seus contatos online na plataforma. Minha pergunta aqui é a seguinte: por que elas voltam para o WhatsApp? Por que não aproveitar o momento de debandada para formar uma base de contatos ativos e aproveitar o novo ambiente?
Apesar de ter melhorado o ciclo de atualizações, o WhatsApp ainda fica atrás do Telegram em recursos básicos, como na variedade de figuras (stickers), na interface e em opções de customização da mesma, no sistema de bots e até nos aplicativos multiplataformas (Windows, Mac e Web) que são melhores e independentes do celular. Não ter contatos dentro do Telegram, de fato, não torna a vida de quem quer experimentar algo diferente mais fácil, porém, durante 24 horas existiram 3 milhões de pessoas a mais na plataforma.
Ter facilidades e integrações com outras redes sociais à disposição é algo que chama atenção dos usuários, mas é exatamente esse tipo de recurso ou de benefício que os monopólios de serviços e apps oferecem como diferencial. Alternativas de outros desenvolvedores sempre acabam sendo deixadas em segundo plano em nome dessa sensação de segurança ou de "ser mais fácil" que as pessoas encontram em serviços de empresas gigantes.
- WhatsApp ganhará reprodução de áudio em sequência no Android
- Como fazer stickers personalizados para o WhatsApp
A verdade é que já passou da hora dos usuários experimentarem alternativas ao WhatsApp e, mais que isso, de divulgar outras opções com o objetivo de atrair mais contatos para novas plataformas. Se as pessoas migram em massa ao Telegram quando precisam, e não ao Line, Viber ou WeChat, é um sinal claro de que muitos sabem onde encontrar uma alternativa de qualidade. Falta mais abertura para experimentar mudanças e novidades.
Você usa ou tem vontade de usar o Telegram? Além da base de contatos, o que mais te prende ao WhatsApp?
Fonte: Tech Crunch, Telegram
Tem um grupo de telegram para Android, bem legal. Telegram: @programasandroid
Achei um grupo Gamers Linuxers. O conceito é interessante. Pois, funde o mundo Linux e Jogos. E ajuda a galera a rodar jogos do Windows no Linux. Grupo em português para Jogos que rodam no Linux, livres ou proprietários. telegram: @winehq_linux
Isso é simples de explicar, a massa quer algo simples prático e direto, não querem ficar pensando muito, vão aonde os amigos e família estiverem, pouco importa pra eles esse tanto de recursos que o telegram tem, eles não usam isso, não se importam com isso, no Brasil só o pessoal mais "diferentao" usa telegram, no fim não importa o quão "superior" tecnicamente é o telegram, oq está na boca do povo é o whatsapp. Fim da conversa.
Achei um grupo Gamers Linuxers. O conceito é interessante. Pois, funde o mundo Linux e Jogos. E ajuda a galera a rodar jogos do Windows no Linux. Grupo em português para Jogos que rodam no Linux, livres ou proprietários. @winehq_linux
Vou usar o zap pq eu quero simples assim 🤷♂️
What foi criado em 2009, Telegram em 2013. 4 anos de diferença. No início o Telegram era uma cópia do Wpp, porem mais seguro..hoje em dia o aluno virou professor. Só quem usa o Telegram sabe o quanto ele é melhor.
Só acho q o AndroidPit deveria reativar seu canal lá... o @androidpitbr está parado desde 2016
Lembrando que o telegram só tem publicidade boca a boca, nunca foi apelativo no marketing do whatsapp por exemplo.
mas, uso o TG como padrão a anos.
talvez porque eu só precise mandar mensagem para as pessoas?
stickers? é só pra receber bom dia das tias chatas.
Video? nem baixo.
jogos? fala sério.
os argumentos para usar o telegram precisam ser melhor elaborados.
se dá valor à privacidade e não quer baixar outros apps pra fazer outras tarefas, ou seja, otimização o app é telegram... se não liga pra isso, fica no whatsapp e seja feliz
O principal App de mensagem instantânea é o Telegram, porém, há bilhares de pessoas que desconhecem a existência do primeiro e que por isso, o whats app está instalado no meu dispositivo.
Eu gosto do Telegram
O telegram é muito melhor. Mas o brasileiro gosta de porcaria. Se está na moda...
Uso os dois, qual mais gosto? O telegram é claro! Whatsapp só sabe copiar e mal, uso o verdinho por causa das pessoas que não entendem o quanto o telegram é superior! O telegram vai só crescendo aos poucos, um dia vai ter o reconhecimento que merece.
#vemprotelegram
O Telegram é milhares de vezes melhor que o Whatsapp, eu uso há quatro anos e não me arrependo. O problema são os meus contatos que ainda insistem com o aplicativo verde...
Bom dia....mas que implicância é essa...deixa o povo ser feliz....se querem o zap...ponto final....
kkkkkkkkkk
Verdade...O Telegram é bom pq só os tops usam 😎. Tenho medo da migração em massa (lembro do Orkut e Facebook? Olha o que o FB é hj...). Cada um usa o app q sabe usar. Telegram é muito cheio de recursos e funções que os leigos têm um pouco de dificuldade, por isso preferem ficar num app mais simples. Vida que segue
Eu também acho já usei o telegram pode ser melhor mas prefiro o zap
Como tudo na vida, o WhatsApp terá seu tempo de vida. Algumas coisas duram mais, outras menos, mas tudo cumpre um ciclo. Talvez nenhum outro Aplicativo de Comunicação tenha trazido ainda efetivamente alguma vantagem capaz de terminar o ciclo do Zap.
Uso Linux e o Telegram me ajuda bastante porque há vários grupos de suporte, alguns deles oficiais. Há também os canais do Telegram onde consigo baixar livros, animes etc. Minha mãe só tem iPad, instalei Telegram no tablet dela, e o grupo da família é no Telegram. No trabalho, convenci a empresa a adotar Telegram pelas inúmeras vantagens, então temos grupo de discussões, grupo de impressões de documentos, etc. Alguns amigos meus não sabem o que é Telegram e por isso também tenho WhatsApp e eu não tenho problema quanto a isso. Como também apesar de ser usuário Linux não tenho problema de usar Windows ou macOS eventualmente.