Review do Zenfone Max Pro M2: Android (quase) puro e bateria para todas as horas
Muitos smartphones já nos desapontaram com sua (pouca) autonomia, e com o ZenFone Max Pro M2 a ASUS se volta justamente a um público que busca um dispositivo com longa duração de bateria e que ofereça um preço acessível e alto desempenho. Aqui está o nosso teste completo do ZenFone Max Pro M2.
Prós
- Autonomía
- Desempenho
- Custo/Benefício
- Tem pouco "bloatware"
Contras
- Câmera desaponta
- Não tem carga rápida
Design clássico
Esteticamente, o Max Pro M2 não se destaca pela sua originalidade, mas sim por um design bastante clássico. O painel frontal é marcado por um “notch” no estilo do iPhone e uma borda inferior notável.
O painel traseiro de vidro liso distingue-se pela presença de um módulo composto por uma câmara dupla e um flash LED (que, aliás, não sobressai). Na traseira também fica um leitor de impressões digitais convencional, cuja eficiência é sempre muito maior do que a dos leitores integrados na tela.
Costuma-se dizer que uma imagem vale mais do que mil palavras. Então eu vou deixar algumas fotos do aparelho para que você possa ter uma boa idéia.
Em termos de manuseio, o Max Pro M2 é satisfatório. Seus ângulos curvos facilitam a “pegada” e sua espessura, apesar da enorme bateria de 5.000 mAh, ainda é aceitável. No uso diário, é um aparelho bem confortável.
Tela bonita e bem legível
O ASUS ZenFone Max Pro M2 tem uma tela IPS de 6,26 polegadas e resolução Full HD (1.080 x 2.280 pixels) com proporção 19:9. O painel usado pela ASUS é uma das grandes surpresas do aparelho: a luminosidade é excelente, assim como o contraste.
O Max Pro M2 oferece uma ótima legibilidade ao ar livre, sem grandes obstáculos para a leitura. As cores que tendem um pouco para o azul, mas isto pode ser modificado nas configurações. Ou seja, é uma boa tela IPS.
Software quase limpo
Apesar do que foi prometido quando lançado em janeiro passado, o Max Pro M2 ainda não recebeu a atualização para o Android Pie, então você terá que se contentar com o Android Oreo (com patches de segurança até fevereiro). Mas a ASUS fez um ótimo trabalho no software, tendo escutado as (muitas) opiniões dos usuários. A interface é refinada e quase chega a um Android puro.
Não estamos falando da experiência de um Android One, mas o smartphone tem muito pouco bloatware. Existem algumas aplicações úteis como o rádio ou um gravador e, claro, os aplicativos do Facebook, Messenger e Instagram. Infelizmente, eles não podem ser desinstalados, só desativados.
Bom desempenho, para o usuário comum
Sob a carcaça, o Max Pro M2 possui um processador Qualcomm Snapdragon 660, juntamente com 6 GB de RAM e 64 GB de memória interna, que pode ser expandida com um cartão micro SD.
Embora o smartphone não possa competir com os topo de linha atuais, ele oferece o desempenho necessário para todos os usos : a interface é fluida e ele responde rapidamente mesmo em multitarefa. Os aplicativos abrem e fecham com relativa rapidez. Sobre o leitor de impressões digitais, posso dizer que é muito rápido.
Os resultados de benchmark do dispositivo mostram sua versatilidade:
ZenFone Max Pro M2 benchmarks
ZenFone Max Pro M2 | Huawei Mate 20 Lite | Honor 8X | |
---|---|---|---|
3D Mark Sling Shot ES 3.1 |
1217 | 953 | 952 |
3D Mark Sling Shot ES 3.0 |
1160 | 1021 | 1122 |
3D Mark Ice Storm Unlimited ES 2.0 |
1442 | 1446 | |
3D Mark 3D Mark Ice Storm Unlimited ES 2.0 |
23378 | 20309 | 21350 |
Mas sob condições mais “estressantes”, como jogos pesados, o telefone sofre. Sua GPU Adreno 512 tem dificuldades com os jogos mais complexos, especialmente se você definir os gráficos para uma qualidade muito alta. Vamos dizer que não é um smartphone para recomendar aos usuários mais sofisticados. É menos poderoso que um Honor 8, por exemplo, mas, por outro lado, irá satisfazer um público amplo.
A câmera desaponta
Na traseira o ZenFone Max Pro M2 possui uma conjunto de câmeras com um sensor de 13 megapixels (abertura f / 1.8) e outro de 5 megapixels usado para efeitos de profundidade de campo. E sendo sincero, no geral a câmera é um pouco decepcionante . Calma, ela não é um desastre: os resultados são aceitáveis, mas eu esperava um pouco mais, porque neste momento a competição é acirrada.
Em boas condições de iluminação, as imagens são boas. Os detalhes são bastante visíveis e a reprodução das cores está correta, apesar de uma certa tendência para o vermelho. Apesar do foco rápido, o telefone às vezes tem dificuldade em lidar com certos detalhes e quase consegue "apagá-los" da imagem.
Em pouca luz, os resultados são um pouco mais delicados. As fotos não têm nitidez e mostram muito ruído. Em resumo, não haverá muitos detalhes. Se você ainda quiser capturar imagens quando o sol se pôr, você terá que escolher locais com iluminação especial.
Ainda assim, gostamos do efeito bokeh do smartphone. No quesito vídeo, é possível gravar em 4K a 30 fps, mas o resultado está longe de ser bom. É melhor gravar em Full HD.
O Max Pro M2 também é equipado com uma câmera frontal de 13 megapixels, com uma abertura de f / 2.0. Neste aspecto a qualidade é melhor, e finalmente a ASUS conseguiu adicionar uma função de bokeh. Tudo isso mostra que este smartphone tenta ser o mais versátil possível.
Um campeão de autonomia
O Max Pro M2 possui uma bateria não removível de 5.000 mAh e, como é de se esperar, tem uma excelente autonomia, talvez uma das melhores do segmento. Com um uso moderado, você pode contar facilmente com dois dias longe do carregador.
E mesmo com um uso extremamente intenso, será fácil passar o dia sem preocupações. Este smartphone obteve um resultado de 13 horas no teste de bateria PCMark com a tela ajustada para 50% do brilho. É mais ou menos o mesmo resultado que o último Huawei P30 Pro.
No entanto, você terá que se armar de paciência para recarregar a bateria. Por uma questão de economia, a ASUS optou por uma porta micro USB e um carregador de 10 watts e, como resultado, são necessárias mais de duas horas para carregar o smartphone completamente.
Asus Zenfone Max Pro M2 – Especificações Técnicas
Veredito final
Com seu ZenFone Max Pro M2, a ASUS superou um desafio: oferecer um smartphone com longa duração de bateria a um preço moderado. É um dispositivo que cumpre perfeitamente sua missão: O Max Pro M2 oferece excelente autonomia e um desempenho muito bom, tudo em uma carcaça bastante elegante e agradável de manusear. O aparelho é a melhor alternativa ao Mi A1 ou Mi A2, que são opções semelhantes oferecidas pela Xiaomi.
Considerando o preço de 299 Euros lá fora, você entenderá porque o smartphone pode atrair um público mais interessado em autonomia do que no design ou na qualidade das fotos. Porque no final das contas, sua única falha real está na câmera, que poderia ter sido melhor. Aqui no Brasil, o Zenfone Max pro M2 é semelhante ao Zenfone Max Shot, que carrega a plataforma SiP 1 como diferencial.
E aí, o que você achou do Max Pro M2?
Versão Nacional não tem NFC e nem Wi-fi AC... Ridículo.
Não entendi. 2 horas para carregar 5000 mAh pra mim é super turbo.
A propaganda do M2 nacional fala de sair do basico... Mas se fosse pra sair do basico tinha que ser pra essa versão aí e não pra o lançado aqui que pra mim é um básico . Fica abaixo de intermediário com seu sp1.... Asus fez que ia dar atenção ao nosso mercado mas só foi pra testar aparelhos de entrada e ainda falar que compensa mais que os intermediários q temos aqui sendo que o preço é o mesmo
Na verdade, a intenção possivelmente era deixar o Max Pro M2 para um segundo momento aqui no Brasil.
Talvez ele seja apresentado junto ou depois dos novos Zenfone 6.
Pode ser, talvez como um substituto ao Zenfone 5 (lembrando que foi dito que nessa edição não terá mais a versao "Z" sendo o 6 top de linha sem uma variante intermediário Premium) junto com o 6... Mas se o Max shot que é pra mim de entrada já tá esse valor imagina esse M2 aí....
E não podemos esquecer que o mesmo já tinha acontecido com o Zenfone Max M1 aqui no Brasil.
Ela lançou o Zenfone Max M1 e Max Plus M1 em Abril de 2018.
E o Max Pro M1 só veio em Agosto de 2018.
Hoje em dia é impensável ficar mais de 2hs esperando um smartphone carregar. O bom é que ele tem um ótimo gerenciamento de energia. Logo, o usuário terá que montar uma estrategia de carregamento: Antes de sair com ele pra rua, que no caso seria após uma jornada de trabalho, por ele na tomada pra aguentar o dia seguinte.
Acredito que você deva dormir ao menos 2 horas por dia, em um local em que tenha energia elétrica. Então problema resolvido, deixa recarregando enquanto dorme.
Se há autonomia para até 2 dias de uso com 1 carga completa, presumo que recarregando 2 horas por noite seja o suficiente para nunca lhe faltar bateria.
Eu tenho o 1. Ele aguenta 16hrs de tela depois que atualizei para o android PIE.
Demora mesmo praticamente 2hrs para recarregar, mas compensa, pois a autonomia dele, é fantástica.
Ah nessas 16hrs de tela, eu jogo, não fico no whatsapp. Eu jogo. Fifa mobile, Pes, lords mobile... Ele aguenta 16hrs de tela desta maneira, e quem não joga, passa facilmente disso.
já saiu até Review do Max pro M2 ( que nem existe por aqui ) mas nada do Review do Maxx shot !
Esqueceram de mencionar que a variante nacional (Asus Zenfone Max Shot) possui bateria de 4000mAh ... diferente do ZenFone Max Pro M2 que possui 5000mAh.
O Max Shot é uma variante do Max Plus, não do Max Pro. Eles competem em segmentos diferentes.
Caro Eduardo, segundo a apresentação feita na noite do Lançamento dos novos modelos no Brasil, a única diferença entre o Max Plus e o Max Shot é que o Max Shot tem 3 câmeras e o Max Plus tem 2 câmeras (pelo menos nos modelos lançados no Brasil) .
Não esqueça que Max Shot é uma coisa, e Max Pro é outra, mesmo estando relacionados.
Falando no Asus Zenfone Max Shot, que feio Asus, comprei este modelo para a minha Mana e até agora não existe capa a venda para este modelo e nem para o seu "irmão" Asus Zenfone Max Plus ! Acabei comprando no Ebay uma capa para Asus Zenfone Max Pro M2 e ela serve no Max Shot, protege as lentes, mas encobre o Flash, e os botões de liga/desliga e volume tem pequenas diferenças . Não se poderia lançar novos modelos de Starphones ("para sair do Basicão") se nem as capas para estes modelos estão a venda no Brasil ! A quem cabe a responsabilidade de disponibilizar as capas, ao fabricante ou aos fabricantes das capas ? Se a capa (mesmo a mais simples, de tpu transparente) teria custado em torno de R$ 2,00 para a Asus (sei o valor porque nos atacadistas, este tipo de capa custa R$ 4,00 para revendedores) e teria poupado muita dor de cabeça para os compradores . A Asus novamente "pisando no tomate" em terras tupiniquins ... este simples detalhe pode enterrar a carreira de novos lançamentos do Fabricante !
Aqui em casa não se usa celular sem a capa de proteção (ou seja, comprei o modelo na noite do lançamento - 13 de março de 2019), recebi o Smartphone no dia 19 de março e deste então estou a cata de uma capa para ele . Como nenhum vendedor do Brasil tem a capa a venda, comprei uma (do seu irmão Zenfone Max Pro M2 no Ebay e a recebi hoje - 09 04 2019) para poder usar o Zenfone Max Shot .
A Asus deveria disponibilizar junto ao aparelho uma capa. Várias fabricantes já fazem isso, e a ASUS deveria fazer o mesmo, pois achar capas para os aparelhos dessa marca no Brasil é bem complicado. Mas a culpa em si nem é da ASUS, pois capas são feitas por terceiros, e no Brasil a procura de capas para aparelhos da ASUS é quase irrisória... Então o camelô, o carinha do quiosque ou as proprias lojas não tem interesse em adquirir esse material para revenda.
Caro Zuretta, entendo que a Asus fez pesquisa de mercado e disse as pessoas que lançaria alguns modelos que as faria "sairem do basicão", isto foi mostrado na noite do lançamento dos novos modelos . No mínimo a Asus deveria ter colocado uma capa como ela tem feito na linha Zenfone 4 e Zenfone 5 (fabricados em 2017 e 2018) e isto não aconteceu . Os valores de lançamento dos novos modelos foram "pesados" para o que eles trouxeram ao mercado . Desde o meu 1º celular (e isto foi em 1994) sempre comprei o celular e a capa no mesmo dia e eu não uso meus celulares sem a capa (como comentei no post anterior) . Acredito que a maioria das pessoas também faz isto, pois assim tentamos proteger nossos equipamentos . Quando a fabricante não se dá conta de que precisa encontrar uma maneira de que seus futuros clientes possam comprar no mínimo capas para seus modelos (uma vez que ela "fabricante") não os fornece, no meu ponto de vista, acredito ser uma falha na cadeia produtiva . Daqui a 4 dias fazem 30 dias que os novos modelos foram lançados e até agora nenhuma loja) ou vendedor do ML, por exemplo) tem as capas a venda . Como estes modelos são para uso no Brasil, quando poderemos ter estas capas protegendo nossos celulares ? Mesmo que a Asus não "queira" colocar uma capa no kit, ela enquanto empresa deveria ter contatado fabricantes (aqui ou no exterior) e dizer que iria lançar novos produtos no mercado Brasileiro e que precisaria ter estas capas a venda . A maioria dos fabricantes atualmente fornece uma capa (por mais simples que ela seja) nos seus kits . Para citar alguns modelos da Xiaomi, tanto o Redmi Note Pro 6 e os Redmi Note 7 (e o modelo Pro) tem uma capa no seu kit . Fica o registro e a reclamação e espero ter uma resposta por parte da Asus .
P.S. estive em um Atacadista na cidade onde moro (umas 2 semanas após ter recebido o modelo que comprei), mostrei a ele os novos lançamentos da Asus e depois ele me disse que não encontrou as capas a venda !
Asus é horrivel para ter capa. Tenho um Zenfone 3 Zoom e msm dps de 2 anos do lançamento é dificil achar capa para ele.
Caro Eduardo, quando comprei 3 unidades do modelo Asus Zenfone Go LTE 16 GB, recebi da loja como brinde 3 capas de um modelo mais antigo da Asus ... acho que a loja estava desovando o estoque das capas do modelo antigo ..
Por exemplo, quando foi lançado o Redmi Note 7 (e depois o modelo Pro), comecei a comprar capas para eles . Ontem recebi a 4ª capa diferente e assim terei capas reserva . Comprei as capas no dia do lançamento dele e recebi todas as capas (pelo Ebay) . Já tentastes procurar as capas com o vendedores do Ebay ?
Abraço .
Sério? Já pesquisou no Mercado Livre? Lá achei capa até para o meu TAB 4 10.1"...