Asus, HP e Lenovo: os PCs com Snapdragon estão chegando
Como já era esperado, a Qualcomm anunciou em seu seminário técnico realizado no Havaí, Estados Unidos, sua entrada no mercado de computadores com o Snapdragon 835 Mobile PC Platform. Dentre as promessas dos computadores com Snapdragon estão a de um equipamento sempre online, graças a tecnologia gigabit LTE do modemX16 LTE, e uma bateria que dura o dia todo. Os aparelhos mostrados rodam Windows 10.
A Qualcomm é hoje uma das maiores fabricantes de chips para smartphones do mundo, e nesses 10 anos de Snapdragon, não apenas dominou o mercado, tirando a Intel da jogada, como decidiu competir também pelo mercado de computadores.
Em uma clara referência a sua principal concorrente, a Intel, a Qualcomm convidou, no seu vídeo de apresentação, os usuários a “repensarem o que tem dentro do seu computador” — se você esqueceu, vamos relembrá-lo, mas o atual slogan da concorrente é Intel Inside.
E assim como a Intel fez no passado ao anunciar uma suposta nova categoria de notebook, o ultrabook, a Qualcomm está lançando sua suposta nova categoria de computadores portáteis, seu “Always Connected PC”, ou PC sempre conectado na tradução livre para o português.
Basicamente, a Qualcomm está levando para os computadores sua inteligência em fazer smartphones, inclusive sua tecnologia de conectividade gigabit LTE do modem X16 LTE presente no Snapdragon 835. Isso significa que os equipamentos virão equipados com e-SIM, ou com entrada para chips Nano SIM. Além disso, há todo um esforço de melhorar a eficiência da bateria nesse tipo de equipamento. A Qualcomm inclusive afirmou que seus 2 em 1 vão durar um mês no modo em stand by. Os produtos têm tela sensível ao toque e alguns possuem teclado destacável.
Para Leonardo Munin, analista da IDC, a Qualcomm não está tanto de olho no curto prazo, mas no longo prazo do mercado de PCs. Na sua opinião, o principal motivo da empresa investir nesse tipo de equipamento está na rede 4G. Assim como no passado, a Qualcomm está saindo na frente de uma tecnologia que todos sabem que vai ser grande, mas isso só quando chegar.
A rede 5G é aquela que vai conectar todos os eletrônicos, de carros à lâmpadas. Além disso, apesar do mercado de PCs não crescer muito, o de 2 em 1 (que para a IDC é um tipo de tablet) continua crescendo globalmente, o que talvez explique outro aspecto desse investimento.
Asus, HP e Lenovo
A Asus foi a primeira fabricante a apresentar um produto com Snapdragon 835, o Asus NovaGo. O laptop vem com um modem gigabit LTE, bateria que aguenta 22 horas rodando vídeo e até 30 dias no modo stand by. Vem com Windows 10 S e recursos como Windows Ink, Windows Hello e Cortana.
Disponível em duas versões, o Asus NovaGo será vendido em alguns mercados — Brasil está de fora por enquanto — por US$ 599 com 4 GB de RAM e 64 GB de memória e por US$ 799 com 8 GB de RAM e 256 GB de espaço de armazenamento. Quem também apresentou um produto no evento foi a HP, que deve apresentar o HP Envy X2 em 2018, um 2 em 1 que mais parece um tablet, assim como a Lenovo, que já prometeu um produto para a CES 2018.
Parceria com a AMD
E se já não fosse suficiente anunciar sua entrada no mercado do concorrente, a Qualcomm chamou a AMD ao palco para anunciar uma parceria de desenvolvimento que deverá trazer a tecnologia da AMD para os PCs Always On da Qualcomm no futuro e para outros dispositivos. É, o futuro não parece nada fácil para a Intel.
E você, se interessaria mais por um notebook pelo chip ser Qualcomm?
*A jornalista viajou a convite da Qualcomm.
A alta duração da bateria já é um grande avanço, mas resta saber se a "durabilidade" desses dispositivos no quesito desempenho/rendimento será o mesmo dos que usam processadores Intel. Afinal, dificilmente alguém troca de computador como troca de smartphone....
Com windows? Eu passo. Chegou a hora de um SO tocado pela Google substituir essa dor de cabeça da Microsoft.
Cara, não tenho o que reclamar do Windows 10, e olha que meu notebook atual tem um Celeron...
Ta doido mano melhor coisa e usar windows ainda mais em 2 in 1 pois assim vc tem um tablet com produtividade excelente eu to adorando usar o windows no modo tablet no lenovo yoga dificil eu voltar pro notebook convencional agora
hum.... dificil falar sem ver ainda, vamos aguardar
Momento em que os leitores pensam:
"Bem que eu poderia fazer reviews pro AP" kkk.
Não vi nada de errado com o artigo, o mundo da tecnologia não se resume só a smartphones....
quero ver os testes com o windows 10 pro rodando no SnapDragon.... este windows 10 S é muito capado
Concordo, esse sim irá tirar as dúvidas relacionadas a desempenho e dizer se estão no nível ou melhor que os Intel...
Quero ver se roda liso, nem sei se o Windows lida bem com isso, rodando bem e sendo mais barato vai ser incrível, porem temos que acompanhar, mas nao acho que vingue
Parece 'Inté' provocação... hehe!!
show de bola
Compraria um da Asus sem nem piscar os olhos.
Ainda espero pra ver. Se vier a ser arquitetura ARM64 mesmo tem que ser um trabalho impecável para conseguir rodar tudo, lembrando que ARM64 é utilizado somente em sistemas embarcados.
E o preço? Vai ser bem mais barato que os com processadores Intel ou AMD?
Tem que ser. Se Intel que é Intel era mais barato nos smartphones, então creio que seja mais barato que desktops e notebooks com Intel.
Tu acha que vai da certo brother DVD?
Pode até ser mais barato, mas não aqui no Brasil kkkkkkk.
Aqui vão pensar, "Ah é novidade, bora cobrar caro que esse povo compra do mesmo jeito" 😂
Muito interessante, mas o que mata é esse windows S porém vamos esperar para ver como roda no Windows completo. Para mim ainda não seria um computador a se considerar, já em empresas acho que vira sim.
Assim que comecei a ler passei a pensar como vai ser esse processamento rodando um Windows. Vai aguentar um Photoshop ou um Adobe Premiere? Imagina o Corel! Sei não, acho que vão vulgarizar o mercado de PCs. Vão começar a vender porcarias que só rodam conteúdo pronto e vai ser a morte dos PCs. Espero que não.