Apple vai dar desconto na troca de bateria de iPhones (e foi notificada pelo Procon-SP)
Deu ruim mesmo para a Apple. Depois de ser desmascarada na questão da obsolescência programada de seus iPhones, a empresa da maçã não apenas pediu desculpas em um comunicado amplamente traduzido por seus representantes locais, como ofereceu desconto e, de quebra, recebeu uma notificação do Procon-SP em razão de problemas que a própria empresa reconheceu: lentidão de processamento após atualizações do software.
De acordo com a nota, a Apple se recusou a assinar a notificação, mas os representantes do Procon deixaram assim mesmo o documento na recepção do prédio e consideraram a comunicação feita. A partir de hoje a empresa terá 10 dias para se manifestar.
Embora a empresa negue que as atualizações tivessem por objetivo reduzir a vida útil dos aparelhos e que os problemas possam surgir eventualmente em caso de pico de processamento, a Fundação (e nós também) quer saber oficialmente: 1) qual é o problema de fato e os prejuízos que os usuários do iPhone estão tendo ou poderão ter; 2) inicialmente, a empresa anunciou a venda da bateria com desconto para os Estados Unidos. Depois para todo o mundo. O Procon SP quer informações de como o consumidor deverá proceder, quais modelos estão incluídos nessa ação, qual o prazo para essa troca e o custo.
A Apple, porém já informou, apesar do delay e por meio de nota, que o desconto vale também para o Brasil. Ou seja, o problema agora é a sua bateria velha e você terá que gastar alguma coisa – ainda que menos que anteriormente – se desejar que seu iPhone tenha um desempenho aceitável mesmo sendo mais antigo.
Diz o comunicado: "a Apple vai reduzir em R$ 300 o preço de substituição de bateria para o iPhone fora da garantia – de R$ 449 para R$ 149. A redução é válida no mundo todo até dezembro de 2018. Isso vale para todos os donos de iPhone 6 ou posterior que precisem substituir a bateria. Em breve, divulgaremos mais detalhes em apple.com/br".
A Apple ainda tentou se explicar sobre a questão da obsolescência programada, dizendo que na verdade tudo não passou de uma "série de mal-entendidos". Abaixo, alguns trechos do comunicado para você tirar suas conclusões:
Em primeiro lugar, nunca fizemos — e nunca faríamos — nada para encurtar intencionalmente a vida útil de qualquer produto Apple, nem para prejudicar a experiência e forçar o usuário a trocar de aparelho. Nosso objetivo sempre foi criar produtos que os clientes amem, e fazer com que um iPhone dure o máximo possível é algo muito importante para isso.
A Apple fez um tópico todo sobre como uma bateria envelhece, e que para a Apple, "um aparelho se desligar de repente, do nada, é algo inaceitável. Se nós pudermos evitar, não queremos que nossos usuários percam ligações, deixem de tirar fotos ou tenham qualquer outra parte da experiência com o iPhone prejudicada".
E explica a decisão da atualização que prejudica o desempenho e joga a culpa no envelhecimento químico da bateria:
Há cerca de um ano, lançamos o iOS 10.2.1 com uma atualização de software que melhora o gerenciamento de energia durante picos de cargas de trabalho para evitar desligamentos inesperados no iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone 6s, iPhone 6s Plus e iPhone SE. Com essa atualização, o iOS gerencia de maneira dinâmica o desempenho máximo de alguns dos componentes do sistema quando é necessário prevenir que o aparelho desligue. Essas mudanças talvez passem despercebidas, mas, em alguns casos, os usuários podem notar um tempo maior na abertura de apps e outras reduções no desempenho.
A resposta dos clientes ao iOS 10.2.1 foi positiva, já que ele reduziu a ocorrência de desligamentos inesperados. Recentemente, oferecemos o mesmo suporte no iOS 11.2 para o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus.
É claro que, quando uma bateria quimicamente envelhecida é substituída por uma nova, o desempenho do iPhone volta ao normal se operado em condições-padrão.
Apple diz que acreditou que as reclamações de desempenho mais lento era uma combinação de dois fatores...
(...) um impacto normal e temporário no desempenho durante a atualização do sistema operacional, já que o iPhone instala novos softwares e atualiza apps, e pequenos bugs na primeira versão que já foram corrigidos.
Agora, acreditamos que outra causa dessas experiências dos usuários é o desgaste químico contínuo das baterias em aparelhos iPhone 6 e iPhone 6s mais antigos, muitos dos quais ainda usam as baterias originais.
Por fim, um pedido de desculpas ao menos:
Para a Apple, ter a confiança dos clientes é tudo, e vamos continuar fazendo tudo o que for possível para merecê-la. Sabemos que só conseguimos fazer um trabalho que amamos graças à confiança e ao apoio dos usuários. E nunca vamos esquecer ou menosprezar isso.
Essa "capada" no desempenho do Iphone passa a ser o maior exemplo de obsolência programada que já vi. Antes, só pensava nos aparelhos Android que tinham bom hardware e não eram atualizados.
Chega a ser insuportável você usar um iPhone pra fazer um vídeo... no meio da gravação o celular desliga com 30, 40, 50% de bateria, e só liga novamente se conectado a um carregador, com a mesma porcentagem que tinha antes. Qualquer app muito pesado tende a desligar o celular.. do nada.. bem na sua cara. Pegou muito mal, Apple. Não passou despercebido.
Ps.: Já presenciei o problema em iPhones 5, 5S, 6 e 6S.
Realmente tens tido mt azar.........................
Caso da Samsung: Celulares começaram a explodir e ela fez imediatamente recall, admitiu que foi um erro de construção. Deu celulares novos ou devolveu o dinheiro, não foi por querer, apesar de ter sido um descuido monumental. *caso meio que isolado*
Apple: A quantos anos ela vem fazendo isso propositalmente? Não foi um erro de construção, foram códigos adicionados para sacanear os compradores, os obrigando a comprar outro. Isso explica pq a apple vende tanto, os usuários ficavam com celulares lentos e travosos então iam lá nas lojas e trocavam *pagando claro*.
O caso da samsung é totalmente diferente do caso Apple!
cada empresa com seu plano de obsolescência programada, né ¯\_(ツ)_/¯
Gente, mas o cara disse que eles so diminuem a performance pro celular que apresentar alguma instabilidade na bateria pra ele nao desligar sozinho. Eu prefiro lerdo a desligando. Não to entendendo esse problema todo. Acho certíssimo o que a Apple fez e apoio a decisão.
Não é bem assim. A Apple falou isso depois que foi pega com batom na cueca, mas quem fez a denúncia mostrou que a cada atualização há uma diminuição da performance do processador mais antigo. Não tem nada a ver com o desgaste da bateria.
Desculpe Victor, mas você compraria 1 KG de carne, e depois iria gostar se viesse apenas a metade?
E como fica o código de defesa do consumidor?
Acho inconcebível, inadmissível e intolerável qualquer tipo de atitude de uma empresa que lese o seu cliente.
Cara, você tem noção do que tá falando? A empresa está te LE-SAN-DO e não é de hoje, existe fã pra tudo mesmo ..
SQN, imagina tu no teu carro e tu leva em um mecânico, ai ele resolve capar teu motor pq já tá velho... E ainda te cobra caro pelo serviço, tu gostaria disso? Se tu curte sadomasoquismo, provavelmente tu disse sim :P
Sobre o Procon (ate parabenizo a atitude prol os consumidores) vamos ser realistas... se a Apple nao abriu a sua "caixa preta" pro FBI, alguem acredita que eles vao ceder pro Procon?
De maneira nenhuma. Eles sabem que estão no Brasil e aqui tem jeito$ e jeito$ para resolver os probelamas
Se vão ceder eu não sei, afinal o Procon não têm poder decisório, mas podem mover uma ação coletiva em favor dos consumidores.
Cabe ao cliente lesado pela Apple acionar o Juizado Especial Cível, só assim a empresa deverá respeitar o cliente na marra. Espero realmente que as pessoas não deixem barato, é uma atitude deplorável de uma empresa que vende algo como um supra sumo da tecnologia, sendo pior que muitas empresas de quinta categoria por ai.
Fora as pessoas que se endividam, deixam até de comprar roupas, de comer, viajar, só para ostentar a maçã bichada.
Eles não abrem caixa preta pra FBI.... porémmmmmm, estão com 1 trilhão em processos de indenizações kkkk
É claro que bateria nao tem nada a ver... Um iPhone 5S por exemplo, ja teve update pra iOS 8, 9, 10, nao houve essa lentidao e muito menos por culpa de bateria.
E vale lembrar que se o problema fosse na bateria teria um descarregamento rapido e nao lentidao no SO, isso é papel do processador... Houve obsolencia programada sim!
Seria bem mais legal ou justo se a Apple corrigisse o SO ou ate desse oportunidade dos users realizarem o downgrade nas lojas
Na verdade a cada ano há uma lentidão nos processos, porém nesta última pode-se sentir bem mais. As pesquisas já vinham verificando essa lentidão em processos em versõs IOS mais antigas
Pros que estao comparando com as explosoes do Note 7, sao erros totalmente diferentes... Uma coisa foi a Samsung que houve um erro de fabricação, de hardware em que baterias do Note 7 estavam explodindo, a outra é Apple que montou seu SO a ponto de inutilizar os aparelhos mais antigos.
Outra, quem teve o smart explodido a Samsung tratou de trocar e a Apple? Cobrar 150 reais (por pressao judicial) aos users pra trocar bateria? Pera la ne...?
Nao tem como comparar...
A Apple foi pega com a boca na botija, deu uma esmolinha e agora as pessoas começaram a relativizar, comparar fatos como o da Samsung, que pra mim não se assemelham em nada.
Ainda ta caro... A Apple se tivesse vergonha na cara deveria fazer esse "recall" de graça ou entao no maximo cobrar 50 reais... 150 reais ainda ta caro.
Meu irmão tava com iPhone 5S e por causa dessa lentidão, pegou um S8+ numa promoção da Vivo e pergunta pra ele que achava iPhone o maximo, se com um Android nao foi mais vantajoso? kkkkkkkkkkkkkkk
Bom, pra massa modista que comprou e/ou defende a Apple só lamento!