Apple e Google podem estar debatendo disputa de patente

Apple e Google podem estar debatendo disputa de patente

Segundo recente matéria da NBC News, Larry Page e Tim Cook, CEO do Google e CEO da Apple, respectivamente, estão debatendo uma série de questões relacionadas a propriedade intelectual nos bastidores. De acordo com a fonte do noticioso, as conversas incluem também as disputas de patentes entre as duas empresas. Depois dos últimos acontecimentos envolvendo a Apple e a Samsung, vale a pena mantermos nossos olhos e ouvidos nesta história.

Retrato de dois homens sorrindo, um usando um terno e o outro uma camisa azul clara, ambos com cabelo curto e grisalho. 

Uma fonte da NBC afirma que os dois executivos tiveram uma conversa por telefone, onde também discutiram sobre funcionários de nível mais baixo das suas empresas e que é esperado que falem novamente nas próximas semanas. A Reuters foi ainda mais longe, informou que, também segundo uma fonte de confiança, era sabido que Page e Cook teriam marcado uma reunião prevista para acontecer hoje, mas fora adiada por razões que desconheciam.

Todos estes rumores estão atrelados a uma eventual trégua envolvendo disputas sobre características e funções básicas do software móvel do Google, o nosso querido Android. entretanto, não ficou muito claro se os CEOs estão discutindo um acordo amplo relacionado aos vários litígios das duas empresas ou se estão focados em um conjunto mais limitado de questões.

O motivo do alvoroço

A concorrência entre a Google e a Apple esquentou nos últimos ano por causa da mudança gradual do PC para os dispositivos móveis. O OS Android vai fazer cinco anos e já se tornou o sistema operacional número 1 em smartphones. O fundador da Apple, Steve Jobs acusava o Android de ser “um produto roubado” e também pronunciou a frase de que ele queria “destruir o Android”, nos últimos tempos, a criadora do iPhone luta para depender cada vez menos dos serviços da Google.

Tanto é verdade que, em Maio, a empresa anunciou um aplicativo de mapas próprio para concorrer com o Google Maps. Agora em Agosto, a empresa da maça anunciou que não irá oferecer o Youtube como aplicativo pré-carregado - talvez este seja mesmo um tiro no pé - nas próximas versões do iPhone.

O que conforta é ver que existe uma linha de comunicação aberta entre as duas empresas e que, talvez, não tenhamos que ver Apple e Google derramando sangue em cortes judiciais. Através de reuniões e conversas, quem sabe a Apple deixe de lado o complexo de superioridade de patentes e tenhamos um mercado de software mais livre e com possibilidade de se inovar diariamente.

Na sua opinião, a Google e a Apple devem manter conversas e acordos sobre o Android e o iOS nos bastidores ou devem defender seus sistemas operacionais em processos judiciais midiáticos como foi o caso da Apple contra a Samsung?

Deixe-nos saber o que você pensa sobre esta questão nos comentários abaixo!

Fonte: NBC News

 

Ir para o comentário (1)
Camila Rinaldi

Camila Rinaldi
Head of Editorial

Com mais de uma década de experiência em review de dispositivos, recentemente mergulhei no mundo dos wearables e desenvolvi uma paixão por inovações em saúde digital. Embora agora eu esteja profundamente imersa no ecossistema da Apple, meu entusiasmo pelo Android permanece forte. Anteriormente, fui editor-chefe do AndroidPIT e do Canaltech no Brasil, e agora compartilho minhas análises com o público dos EUA no nextpit. Além da tecnologia, valorizo muito minha coleção de vinis e acredito que a melhor maneira de conhecer um lugar é através da sua gastronomia. Junte-se a mim enquanto exploro a fusão da tecnologia e da cultura em nossa vida cotidiana.

Para o perfil do autor
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
ÚLTIMOS ARTIGOS
Notificação por push Artigo seguinte
1 comentário
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 6
    marco antonio soares 01/09/2012 Link para o comentário

    Torço mais pelo Google sempre, mas é inegável que a Apple ajudou muito no cenário da tecnologia, por isso espero que se entendam, pois os maiores interessados somos nós, que utilizamos seus produtos.