App Ops - um gerenciador de permissões escondido no Android 4.3
Além das novas funções oficiais anunciadas pelo Google, existem também possibilidades escondidas na nova versão do sistema operacional Android 4.3. Ron Amadeo, do Android Police, fez uma descoberta particularmente interessante.
Apesar de ainda não ter sido implementada, na última versão do Jelly Bean se esconde um software para o gerenciamento de permissões dos aplicativos. App Ops seria o nome do programa que permite decidir que app pode o que em seu smartphone.
Para que o usuário possa gerenciar as autorizações dos aplicativos, o permission manager oferece duas modalidades de visualização. Na primeira, todas as permissões concedidas pelo dispositivo são dividas em quatro tabs: localização, pessoal, mensagens e dispositivo, com os correspondentes apps que as usam. Na tab “pessoal”, por exemplo, encontraremos o app do Google+ e ao lado as autorizações de “leitura e modificação dos contatos”.
A outra modalidade de visualização destaca um único app e as autorizações correspondentes já concedidas. Cada autorização é acompanhada de um botão on/off que permite desativá-la sem afetar o funcionamento do app. Desabilitando a localização no Facebook, por exemplo, o app não será mais capaz de detectar onde nos encontramos, mas podemos continuar a ler e postar comentários, enviar mensagens, etc.
Como dito, o App Ops já se encontra no Android 4.3, mas não foi ativado. Um aplicativo acaba de ser disponibilizado (ROMs customizadas.
Se você já experimentou o gerenciador, deixe suas impressões para os outros leitores nos comentários!
Fonte: Android Police
O link não direciona para o App Ops mas sim para o permission manager.
Esse é um recurso que a muito se encontra no iOS e que eu esperava que fosse implementado no Android, outro que já é presente no iOS e eu sinto falta no Android é um lugar centralizado no qual eu possa habilitar ou desabilitar notificações app por app de maneira mais fácil que ter que entrar em informação do app e desabilitar as notificação, além de que é claro alguns app nem por esse método podem ser mexidos ... Eu possuo um iPad 2 e um Galaxy Note 2 e acho ambos os sistemas com pontos positivos e negativos conflitantes, pois os pontos positivos e negativo são contrários ... Enquanto um tem o outro não e vice versa ...
Isso é fantástico. O que tenho mais grilo é de alguns aplicativos que baixo por causa de uma função, terem acesso não autorizado para coisas que não tem nada a ver com o propósito de sua aquisição tipo, aplicativo para calibração de bateria ter acesso à minha localização, pra quê?