10 coisas que você precisa saber sobre a Android TV
Todo ano, a feira de eletrônicos CES 2015 de Las Vegas apresenta muitas TVs inovadoras, mas este ano trouxe algo diferente: vários dos melhores aparelhos chegaram com o sistema operacional do robozinho verde! Essa é a terceira tentativa do Google de conquistar mais esse mercado, e dessa vez ele aposta num de seus produtos mais bem-sucedidos. Confira abaixo 10 coisas que você precisa saber sobre a Android TV.
1. É um projeto extremamente ambicioso
A Android TV não é apenas um power box: trata-se de todo um ecossistema projetado para exibir conteúdo em qualquer dos seus dispositivos: sua TV, seu smartphone, tablet… será possível comprar os power boxes com Android TV (ao estilo da Apple TV ou da Kindle Fire TV), mas muitas TVs modernas já virão com a Android TV nativa.
2. Dessa vez o projeto é bom
As tentativas anteriores de TVs com o sistemas do Google não eram boas, mas a Android TV representa uma grande melhoria com relação aos predecessores. Isso se deve em parte aos aplicativos que ela roda. A Android TV possui uma interface uniforme com o Android L. Isso significa que os desenvolvedores podem facilmente adaptar e criar aplicativos tanto para os smartphones com o Android Lollipop quanto para as televisões com a Android TV (feitas obviamente as adaptações necessárias).
3. Também é uma plataforma de jogos
Tudo o que você faz no seu telefone poderá também fazer na TV. Isso inclui os jogos, principalmente a crescente lista de aplicativos com gráficos mais complexos, que podem ficar excelentes numa tela maior. A empresa Razer já anunciou um power box com Android TV e joystick (Razer Forge) especialmente visando aos interessados por jogos, mas por enquanto reproduzindo os jogos do PC. Ele custará entre 100 e 150 dólares nos Estados Unidos.
4. Já tem data de lançamento nos Estados Unidos
Os power boxes de empresas independentes com Android TV, bem como os aparelhos que já trazem o sistema nativo chegarão ao mercado americano no primeiro trimestre deste ano.
5. Ela faz muito mais do que o Chromecast
O Chromecast é uma ótima maneira de reproduzir conteúdo do dispositivo Android, mas sua função se limita a isso. A Android TV vai além. Ela pode dar acesso ao Google Play Games, podendo competir com consoles tradicionais, além da Play Música e do Play Filmes. Ela será controlada por voz através do Google Now, e isso significa que você também receberá muitas sugestões de conteúdo. A Android TV também vem conectada a outros excelentes serviços como a Netflix. Dessa forma, você não fica restrito ao conteúdo do Google.
6. As TVs da Sony com Android TV são fantásticas
Quando o assunto é Android TV, a melhor amiga do Google até agora é a Sony.Todas as TVs inteligentes da Sony em 2015 rodam com Android TV: 11 novos aparelhos LCD Bravia com tamanhos de tela variando entre 43 e 75 polegadas. O suporte para a Android TV também está a caminho para a Sharp e a Philips.
7. A Samsung está fora da brincadeira
Você provavelmente já notou que não mencionei uma palavra sobre a gigante sul-coreana até agora. De fato, a Samsung integrou seu próprio sistema operacional, o Tizen, às suas TVs inteligentes, parte de sua estratégia visando à independência com relação ao Google.
8. Alguns aparelhos são mais finos do que o seu smartphone
Uma das TVs Bravia é mais fina do que um Xperia Z3, com a sua parte menos espessa medindo apenas 4,9 mm. Como comparação, o Z3 tem 7,3 mm de espessura.
9. A Sony inventou um super controle-remoto para a Android TV
Os controles-remotos da Sony para a Google TV pareciam uma explosão numa fábrica de teclados, mas parece que a fabricante japonesa acertou desta vez: o controle da Android TV é na prática um touchpad superdesenvolvido. Como todos os dispositivos com Android TV ele também oferece suporte aos comandos por voz e para o Google Cast.
10. Ela matou a Google TV
A Android TV não é o novo nome da Google TV, trata-se da sua substituta. Os desenvolvedores da Google TV anunciaram no Google+ que “um pequeno grupo de aparelhos será atualizado para a Android TV, mas a maioria dos dispositivos com Google TV não será suportada pela nova plataforma”.
O que você acha? Será que dessa vez o Google se consolida no mercado de software para TVs inteligentes?
OPORTUNIDADE DE TRABALHO --
Interessados numa oportunidade de trabalho com possibilidade de ganhos consideravelmente bons (acima de R$ 4.300,00), favor enviar email para GJRECRUTAMENTO@GMAIL.COM
-- OBS: Não responda essa mensagem. Caso desperte interesse, envie email conforme orientação, grato!
Meu xbox tem recursos de smart TV e ainda pega jogos hehe =)
Lembrando da TV 4K que a Sony anunciou na CES, com apenas 0,2 polegadas de espessura.
0,2 polegadas = 0,508 centímetros ...
Tenho um Chromecast em casa e simplesmente acho ele sensacional, mudou completamente minha forma de assistir TV mesmo (Plex, kk). Enfim, se aparecer por um preço bom também compro na hora o Android TV.
Acho desnecessário por enquanto, pois há no mercado o Android TV, um dispositivo parecido com pendrive. Onde há configurações quadcore com 3GB de RAM kitkat e etc.. É só ter uma TV com HDMI e pronto.. Tem Bluetooth e etc. O custo de um bom é em torno de 300 Dilmas
Que legal! Será que o Moto G2 vai ter isso?
Nenhuma noticia de um moto 360 2a geração?? To louco pra ver como vai vir pra comprar um...
Pelo que estou vendo vai muito além de uma Apple TV e vai fazer muito sucesso. Dessa vez acho que a Google acertou :)
Samsung de fora? Sacanagem comprei minha smart Samsung em Outubro nem tava sabendo da Android TV. kkk
Acabei de comprar uma WebOS muito boa por sinal, mas daqui uns 2 ou 3 anos pulo pra Android TV fácil ! :D
Sabe se o seu modelo vai receber a WebOS 2.0?
eu tenho um Blu-ray sony que tem esse ultimo controle. Adoro ele. Comprei um apple tv, e vou ser sincero, mesmo sendo google tv (que parece um tablet digamos assim) a apple tv não chega perto não. Tomara que esse blu-ray seja atualizado. Estou pensando em comprar um chromecast também...
tenho o chromecast e não me arrependo e com o Android lollipop você pode jogar a tela do cell na tv. antes só podia jogar tela de aplicativos com suporte ao chromecast ou utilizando o APP do chromecast. agora vai ser nativo do sistema
Massa hem , jeito eh trocar de tv em 2015 , apesar que o software da minha smart LG nao decepciona , mais quebra na opções de apps.
não precisa, basta comprar um box do nexus player, mas pode demorar um pouco para isso tudo chegar ao brasil
oh na real, acho meio bobagem esse lance de apps, em parte, pois tenho o netflix. meu BR, tem o google tv, roda liso videos, youtube, netflix, nba e etc, agora aplicativos, ele carece de mais coisas... só acho estranho o user agent dele ser linux, o spotify não roda por exemplo nele! Se não for para assistir algo ou jogar, não vejo uma pessoa usando para acessar o facebook, e outras coisas,não tem muito sentido prático e útil
O user agent dele é linux, porque a LG utiliza o WebOS, baseado no núcleo Linux. Na verdade os sistemas operacionais das smarts tvs hoje são praticamente dominados por núcleos Linux, Tizen, Android TV, Google TV, WebOS, todos eles são sistemas baseados no núcleo Linux. No entanto o Spotify não roda por que sua TV tem um núcleo Linux, pois o Spotify possui suporte para distribuições Linux, ele não roda por não ter suporte ao WebOS.