Fabricantes Android também reduzem o desempenho de modelos antigos?
A Apple se envolveu em uma grande polêmica no final do ano passado, talvez a maior no histórico da empresa envolvendo iPhones. A marca assumiu que começou a desacelerar o processador dos modelos iPhone 6, 6S e SE como forma de evitar desligamentos repentinos. A repercussão negativa sobre o caso foi tão grande que as principais fabricantes Android se pronunciaram sobre o assunto nos últimos dias.
A Apple passou a reduzir o desempenho da CPU de modelos antigos devido a bateria, que não é capaz de oferecer uma tensão maior de energia aos aparelhos com o passar do tempo. Acontece que, segundo sites especializados, até mesmo o iPhone 7, lançado há um ano, já está tendo seu desempenho reduzido. Apesar de assumir e se desculpar sobre o ocorrido e prometer uma atualização no iOS para agora, início do ano, a Apple mantém a recomendação principal de troca da bateria como solução do problema.
Após a divulgação dessa polêmica, muitos questionamentos foram levantados em torno das fabricantes de smartphones Android. Os modelos que embarcam o sistema geralmente contam com hardware mais parrudo em comparação com iPhones, incluíndo a capacidade da bateria na maioria dos casos, o que por si só não justificaria um procedimento semelhante ao da Apple.
Até o momento, não tínhamos nenhum relato ou conhecimento oficial desse tipo de "obsolescência programada" entre modelos Android, apesar de ser bastante difundido que dispositivos com o sistema da Google costumam ficar mais fracos a partir do recebimento da primeira atualização que venha a mudar a versão do SO. Estes problemas, contudo, são ocasionados, tradicionalmente, pela baixa quantidade de memória RAM, processador ultrapassado em relação aos novos recursos do sistema ou armazenamento limitado, dependendo do modelo; o que acaba reduzindo a performance a curto prazo.
Para não gerar dúvidas entre os usuários do robô verde, as principais fabricantes resolveram se pronunciar sobre os procedimentos adotados após a liberação de atualizações do sistema ou pacotes de correções. As primeiras foram HTC e Motorola, em declaração concedida ao site The Verge. A fabricante taiwanesa disse, por meio de porta-voz, que diminuir o processamento de um aparelho com o envelhecimento da bateria “não é algo que nós fazemos”. Já a Lenovo declarou, também via porta-voz: “Nós não regulamos a performance de CPU baseado em baterias mais velhas”.
Ao site Phone Arena, LG e Samsung deram declarações semelhantes. “Nunca fizemos, nunca faremos! Nós ligamos para o que nossos consumidores pensam”, foi a declaração dada pelo porta-voz da LG. A Samsung foi mais enfática e detalhou um pouco o processo de durabilidade da bateria de seus dispositivos, o que não inclui redução da CPU:
“A qualidade de produto tem sido e sempre vai ser a prioridade máxima da Samsung Mobile. Nós garantimos uma vida de bateria estendida de dispositivos móveis da Samsung através de múltiplas camadas de medidas de segurança, o que inclui algoritmos de software que governam a corrente de carregamento de bateria e duração de carregamento. Nós não reduzimos a performance de CPU através de atualizações de software através dos ciclos de vida do celular.”
É válido lembrar que, recentemente, devido aos problemas com o Note 7, a Samsung desenvolveu um novo padrão de qualidade para a bateria dos dispositivos Galaxy, o que inclui a manutenção dos modelos à longo prazo. Sony, Google e Xiaomi também foram convidadas a se explicarem sobre os procedimentos internos adotados a respeito da manutenção da bateria de seus modelos, e devem se pronunciar ainda em janeiro.
Lembrando que inúmeras evidências e testes foram realizados pela comunidade de usuários iOS e sites especializados em torno dos iPhones nos últimos meses - e anos - até que os resultados chegaram a grande imprensa e ganharam repercussão. Toda fabricante está sujeita a este tipo de analise a partir de agora, portanto será bastante difícil esconder dos usuários Android qualquer mudança em seus aparelhos nesse sentido.
Você já sentiu o desempenho do seu smartphone cair após alguma atualização?
Fonte: Phone Arena, The Verge
O problema de desfragmentação do Android é principalmente a modelos chinêses mesmo que tenham qualidade, a marca não é conhecida e não existe custom rom para eles e geralmente a fabricante destes aparelhos não atualizam , não só para eles mas para muitos principalmente Samsung, que lançou tantos modelos ao longo dos anos que não despertaram o interesse de desenvolvedores em muitos aparelhos dela de criarem uma custom rom mais atualizada. Vejo no AliExpress várias marcas chinesas com aparelhos de especificações boas até, porém penso no dia que comprar um desses como vou fazer para colocar uma versão mais recente.
Sabe de nada inocente kkkkk
Pra quê se preocupar com redução de desempenho de processador pra não consumir muito a bateria se o que eles fazem mesmo é nem atualizar o aparelho?
kkkkkk agora a prática veio a tona . natural a indústria quer faturar ,portanto povão ,as compras sempre...
Depois dessa historia da Apple, devemos entender pq o Android dar pouco tempo de suporte (ta, poderiam colocar suporte mais 1 ano somando 3 anos até porque tem smart que tem 2 anos e ainda tem hardware top). Eles atualizam de acordo com o limite do aparelho e outra pior que nao atualizarem o SO seria os apps nao atualizarem, isso sim seria a "morte" do aparelho
A Samsung me deu 3 anos de atualização no S5. Acho que algumas outras também dão.
Vamos lá, é bem verdade que a tecnologia avança com o tempo, os sistemas ficam mais pesados, assim como o hardware também evolui, podem e vão sofrer com o tempo, depois de muitas atualizações, até ai é normal. Mas como já comentei também em outro tópico, já vi melhorias de atualização após mudanças sistêmicas, como interface mais otimizada, nesse ponto, houve uma evolução com a Samsung.
Quando percebi ou notei alguma lentidão ou problema, bastaria fazer um Wipe Data que corrigia aquela situação. Pelo menos no Android tem esses macetes, o qual com a Apple, a mesma afirma reduzir o desempenho após a atualização, algo bastante condenável e suficiente para ninguém comprar nenhum produto Apple.
Para quem troca constantemente de aparelho, isso é irrelevante, mas quem busca ficar de 3 a 4 anos com um aparelho, pode notar uma diferença sim, mas não acho que o desempenho piore tanto assim não. O Android hoje dá uma aula no IOS. Até hoje, pelo que conheço e mexo em aparelhos Android, nunca vi grandes problemas, então ele aguenta de fato um longo período. Cabe também ao usuário, fazer um Wipe após a mudança sistêmica e usar o SD Maid Pro, pronto, o sistema roda liso, sem nenhum problema. Aliás, como sempre costumo salientar, alguns aplicativos são fundamentais, e o SD Maid Pro, é um deles, pois ajuda na limpeza de cache de aplicativos, instalações e desinstalações de aplicativos.
Eita Vinícius, começou 2018 inspirado nos textos!
Obrigado Marcelo, mas a gente costuma evoluir com o tempo, após tantos anos já mexendo com isso, a gente aprende, mas continuo sendo um aprendiz ou autodidata mesmo.
Bastante inspirado rsrs
Brother Vinícius
Também uso o SD Maid Pro...
Ele é muito bom!
Sem dúvida Claudio, o SD Maid Pro, não é santo, mas já me ajudou muito a resolver problema, quando as pessoas não querem restaurar o aparelho, ele consegue realmente deixar o sistema novo de novo, é incrível, ainda teve gente que perguntava, que feitiçaria é essa?
Brother Guerra arrebentando! \O/
Obrigado Deivis, a gente tenta, um abraço!
Tenho A5 2016 veio no android 5 e apesar de não gostar do 5 funcionava perfeitamente! logo foi para o android 6 e percebi um pouco de lentidão mas curti muito o android 6 e por fim veio o android 7 e percebi mais lentidão e pior alguns jogos ficaram com erro e sim fiz todo tipo de restauração mas o problema continua. não posso generalizar outros aparelhos mas meu A5 6 era ótimo quando era android 5 rodava sem 100% e todos os jogos que eu gosto mas agora no 7 perdi um pouco de desempenho e deixei de jogar alguns jogos porque simplesmente não funciona mais isso deve ser por causa otimização dos aplicativos que alguns ainda não tem suporte para o android 7
Tenho um humilde Moto G3 rodando o Android 7.1.2 fluidamente com uma bateria de 2470 Mah durando um dia e meio longe da tomada! Isso graças a Custom Rom que é infinitamente melhor do que Stock Rom!
Antes sempre tive um desempenho igual em todas as versões do Android que saiu pra ele na Stock Rom!
Ou seja ele nunca teve desempenho reduzido e rodaria tranquilamente a versão atual do Android!
O fato dele não atualizar é por conta da safadagem das fabricantes pra vender mais e mais modelos atuais!
Isso é ruim sim, mas fazer o que Apple fez é muito pior!
Prefiro android "desatualizado", que no fim das contas RODA AS MESMAS COISAS, principalmente para quem tem ROM customizada pela fabricante, a ter a última versão do sistema e ser uma tartaruguinha. Tenho um MOTO X 2013 100% funcional. Também tenho um LG G6 para aplicativos e jogos mais pesados.
Tbm prefiro o Android desatualizado!
Com ou sem absolesncia programada, com ou sem redução de desempenho, ainda sim fico com o android.
Somos 2 Daniel