Android Oreo, Go e One: você sabe qual é a diferença entre esses sistemas?
Atualmente, existem três versões do Android que são baseadas no Oreo, última versão principal do sistema do Google. Portanto, muitos usuários acabam confundindo o real benefício de cada uma dessas apostas do Google e também para quais tipos de smartphones são desenvolvidas essas variantes. Agora, iremos ao básico: as diferenças entre o Go, One e Oreo.
Android Oreo
O Android Oreo é a principal versão do sistema operacional do Google, lançada oficialmente no dia 21 de Agosto de 2017. Essa plataforma é responsável por implementar os recursos que são a base do Android para os próprios smartphones da Google, alguns já conhecidos por usuários de outras fabricantes. O ponto forte dessa versão é o desenvolvimento do ecossistema do Android como um todo, o que incluiu alterações no código-fonte e a criação de novas API que oferecem maior suporte a novos hardware, serviços e integração com soluções.
Por se tratar de uma versão, teoricamente, nova, o Oreo não está presente em muitos aparelhos de fábrica. Nós já falamos sobre isso aqui no site e, até o momento, somente o Xperia XZ1 oferece essa versão do SO pré embarcada no Brasil. Outros modelos chegarão em breve rodando o Android 8, como o Galaxy S9 e o Zenfone 5, e muitos outros estão na fila para receber o update. Moto Z2 Force, Galaxy S8 e Zenfone 4 são alguns dispositivos que já foram atualizados e estão à venda no país.
O próximo passo, se tratando de uma versão base, é o Android 9.0 P que será apresentado em breve. O lançamento em si dessa versão deve acontecer em meados de setembro. As novidades sobre o Android P estão aqui:
Android One
Esse é o novo esforço do Google para tentar acabar com a fragmentação do sistema mas, aparentemente, o One está tendo uma baixa adesão por parte dos grandes fabricantes. Basicamente, o Android One leva o software puro a dispositivos intermediários e topos de linha. Essa seria – ou será, quem sabe – a chance de usuários ao redor do mundo de experimentarem a essência do Google Pixel no "corpo" da sua fabricante favorita.
A administração do software é feita pelo Google, ou seja, quem atualiza e faz alterações no sistema operacional é a própria gigante das buscas, em conjunto com a fabricante do modelo. Até o momento, apenas os seguintes modelos fazem parte do projeto Android One:
- Moto X4 (versão internacional)
- HTC U11
- Nokia 6
- Nokia 7 Plus
- Nokia 8 Sirocco
- Xiaomi Mi A1
- Sharp X1
- Sharp S1
- GM 6 (General Mobile)
- GM 5
- GM 5 Plus
- Kyocera S2
Por fim, no que diz respeito ao One, o que você deve ter em mente é que estamos falando de uma portabilidade do SO puro para outros dispositivos, o que é uma mão na roda para os usuários. Não existem limitações básicas de hardware para seu funcionamento, apenas requisitos mínimos e condições comerciais entre o Google e a empresa parceria. Logo, o One serve para tops também. Os básicos ficam com o Go:
Android Go
O Android Go é uma versão lite do Android One – notem que todas as variantes aqui levam o Oreo como base – projetada para rodar em dispositivos com até 1 GB de memória RAM. Agora você deve estar pensando: que sentido faz lançar um smartphone com 1 GB de RAM em pleno ano de 2018? Pois bem, a verdade é que muitos usuários desconhecem as especificações dos aparelhos – usuários comuns – e em muitos países ainda existem modelos que saem com uma quantidade de RAM limitada.
O jeito que o Google encontrou aqui foi enxugar o Android mantendo seus principais recursos, embarcando versões leves de apps e garantindo uma performance "ok" a longo prazo para esses dispositivos. O Go é uma iniciativa bem interessante, o software é parcialmente controlado pelo Google e os apps rodam em versões web, ao menos os serviços do Google. Comercialmente a versão Go é conhecida como Android Oreo (Go Edition) e, até o momento, apenas o Nokia 1 roda com essa versão mini do Android.
A Google prometeu que lançará outros produtos com o Oreo Go em 2018 mas, assim como o Android One, eu não ficaria na expectativa de termos algum dispositivo rodando com a plataforma no Brasil.
Qual dessas três versões é a melhor, na sua opinião? Qual delas você tem vontade de testar?
Android One, sem dúvida! louco pra testar uma versão pura do sistema...Mas infelizmente a linha Pixel não chega em nosso país.
Resumindo:
Android Oreo: Sistema Full alterado pelas fabricantes;
Android One: Sistema sem alterações que poucas fabricantes irão abraçar, infelizmente;
Android Go: Sistema que as fabricantes irão oferecer só nos aparelhos mais básicos.
Moto G5S Plus funfa esse Android One?
Não, infelizmente. A Lenovo oferece um sistema alterado.
Alterado? O Android da Motorola é quase puro, mas infelizmente o Moto G5S Plus não está fazendo parte do programa Android One!
Seria melhor ainda, se as fabricantes adotassem o Android One e a sua interface, na hora da instalação, o usuário escolheria qual iria usar. Seria mais democrático.
Top de linha com Android one eu consideraria comprar.
Então o Nokia 8 Sirocco pode te interessar.
o problema é o preço e a taxação, a demora na importação...rsrs
Eu creio que o Android vai ser um sucesso por aqui!
Pois a maioria das pessoas compra um Smartphone pra Whatsapp, Facebook e Candy Crush. Então tanto faz a versão do Android desde que ela funcione o que citei!
Realmente é o Android Oreo fragmentado. Particularmente, não gosto dessa versão, pelo fato dela ser enfeitada demais, mas é uma boa o Google dar o suporte expresso à
a todos os aparelhos.
Agora, pra mim, se aparecer Oreo no meu aparelho, volto pro Nougat.
E o L?
Eu, particularmente, não vejo dificuldade em usar o Android One pelo fato dele ser considerado um sistema sem personalização ou Android puro, como é chamado por muitos, eu vejo a possibilidade de uma agilidade no que diz respeito a atualização. Alguns dirão que ele é ruim devido a falta de recursos extras que algumas fabricantes implementam nele, mas, no meu caso, eu daria acesso raíz e instalaria esses mesmos recursos através do Xposed ou aplicativos e os colocaria a nível de sistema. Coisa que tenho feito há bastante tempo. Sem contar o ganho de espaço de armazenamento que teria com um sistema mais enxuto.
Quanto ao Android Go, eu acho melhor deixar quieto.
Fio me perguntando o Android Go em um Top de linha! Acho que iria voar!
Eu também imagino isso.
Também usaria o Android One, não tenho problema quanto a sistema puro, sem personalização das empresas.
Facil um promete otimizaçao e android puro " q alias muita gnt acredita q as atts sao coisas boas quando na vdd as build sao bugadas e por isso recebe tantas atts.." e a outra e um sistema capado e lagado
^^
enfim né... o problema são as att demoradas em um mundo onde pra se ter atualizado compre um novo...
Triste realidade!