Android Nougat não fará boot se seu smartphone tiver um malware
Em uma tentativa de aumentar a segurança do sistema operacional Android, o Google introduziu uma nova verificação de malware como parte do processo de inicialização em todos os dispositivos Android. Até o Android Marshmallow, caso algum malware fosse encontrado você seria avisado, mas o aparelho ligaria normalmente. No Android Nougat, no entanto, o Google está levando essa verificação de segurança para o próximo nível.
- Root no Android 7.0 Nougat será mais difícil e poderá inutilizar o seu aparelho
- Próximo da versão final, última prévia do Android Nougat é liberada
No blog do desenvolvedor Android, a empresa explica que Android 7.0 Nougat impõe um check-boot, dando-lhe muito mais do que um aviso. A boa notícia é que, se o seu telefone for infectado com algum tipo de malware, o telefone irá se recusar a inicializar ou irá ligar em modo de capacidade limitada (algo semelhante ao modo de segurança). A má notícia, porém, é que algumas alterações não maliciosa no sistema podem ser identificadas como falhas e impedir o boot do dispositivo.
Isto significa que um dispositivo com uma imagem de inicialização corrompida ou partição modificada indevidamente não inicializará ou irá arrancar em uma capacidade limitada, com o consentimento do usuário. Esta verificação rigorosa, porém, significa que a corrupção de dados não- maliciosos, que anteriormente seria menos visível, pode agora começar a afetar a função do processo mais profundamente. Considerando que os dados corrompidos podem não ser sempre mal intencionados, o Android Nougat traz consigo um código adicional para se proteger contra a corrupção.
Para a maioria das pessoas, o novo processo de verificação é susceptível de ser útil, pois ajuda a manter o seu dispositivo - e crucialmente, os seus dados - seguros, pelo menos, após o primeiro reiniciar do telefone.
No entanto, para aqueles que gostam de usar o firmware personalizado, isto poderia representar um problema, já que o Google diz que qualquer dispositivo com um bootloader bloqueado irá usar esse sistema para verificar se há modificações. Resumindo, usar ROMs personalizadas e mexer com o seu smartphone vai ser muito mais difícil com Android Nougat.
E você, acha que esses processos de segurança são realmente necessários?
e qual a solução, restaurar para as configurações originais de fábrica? outra dúvida, posso querer não atualizar o OS?
E se desbloquear o bootloader?
Se a Google liberar as fontes, então teremos firmwares personalizados sim, não vejo problema nisso.
Calma negada! Leiam o post. O root e outras infinitas modificações continuarão possíveis, basta desbloquear o bootloader, passo que já é necessário para fazer root em alguns dispositivos atualmente. Desbloquear um bootloader não é nada difícil.
Com isso posso ter certeza que não haverá personalização no Android 7.0, pois o que me mantem nesse SO e as infinitas possibilidades de personalização, porém com essa nova versão as coisas podem mudar bastante.
Cheio de apps com malware, a Playstore devia fechar então.
Fera só não bato palma por que to segurando meu celular.
O Google trabalha com Licenças de Software aberto, deixando o ser alterado certo? Pois bem, isso não significa que é pra todos fazer root ou fazer mudanças, tal procedimento é para Desenvolvedores de Software. Então essa iniciativa de tornar o root mais difícil é para que problemas futuros não ocorra, mas é interessante ressaltar que o Android Nougat faz uma revisão vigorosa ao ligar o aparelho.
Tudo depende do que o sistema entenderá como um malware no aparelho, e sinceramente, não acho nem um pouco prático adotarem esse tipo de solução, pois imaginem só: todos os seus arquivos e jogos no aparelho, e de repente, seu aparelho não liga por encontrar um suposto malware, forçando você a formatar e perder todos os seus arquivos, tendo que refazê-los do zero, em alguns casos. Existe Uma forma de não perder os arquivos, mas os usuários mais leigos não saberão como.
Ao que tudo indica estamos caminhando de um sistema aberto para um sistema fechado (ponto-a-ponto). O Android OS só se tornou grande por causa de seu sistema aberto. Ela entrando para um ambiente fechado certamente perderá uma grande fatia de usuários.
se fechar vai pra onde? Ios? com 2 mil a 5 mil reais? WP? todos ja são fechados, acho mais justo a segurança mesmo.
Não tenho root nesse telefone ainda por causa da garantia, mas na minha opinião a Google deveria criar formas de tornar o root algo natural do android, mas tentando conciliar com segurança, porque gostando ou não esse é o diferencial do sistema. Na minha opinião a Google deveria chutar o pau da barraca e botar o root de fábrica.
Tá sabendo que o IOS vai comer seu butico agora né, Android?
se eu não me engano a Google quer dominar, tanto no sistema Android como ter os aparelhos feito por ela mesmo e até sair do projeto open soucer, talvez esse 7.0 não seja tão fechado mas se continuar assim as próximas versões serão "andoIOS" ta indo pelo mesmo caminho da Apple.
tá entrando na onda na Apple fechada ??
Quem ve assim ate acha que a playstore é super segura e q só usando apps da loja vc nunca tera malware ne ....... Inocentes haha o que mais tem na loja é app falso é so tu baixar um de limpeza por exemplo e vai aparece propaganda até no discador e vc n sabera como tirar e mesmo com formataçao alguns nao saem dai o que o google vai fazer pra te ajuda? advinha???????? bloquear seu cel hahaha to ate vendo a merda que isso ai vai da
E muitos spam que vc ganha instalando app de terceiros geram links pra instalação de app que estão na play store. Acho que esses apps deveriam ser banidos da play store.
A Google ta mais interessada em dizer q tem mais apps q o concorrente do q melhor sua fiscalização contra apps duvidosos
Adeus, Root, Xposed, Cyanogenmod, que Mundo cruel. :'(
ainda não e o fim... nos daremos um jeito.