Android Mensagens: Google continua sendo o único a ganhar em cima do SMS
O aplicativo nativo de SMS do Android mudou de nome. Antes chamado de Mensagens, agora passa a ser identificado como Android Mensagens. Mas o que muda para você?
A versão mais recente do Android Mensagens é a v2.0.770, e já está disponível através da Google Play Store. Além da mudança do nome, não tivemos nenhuma outra novidade, pelo menos não na superfície do app.
No ano passado, nesta mesma época, a Google já vinha trabalhando em colaboração com um consórcio de operadores e fabricantes de todo o mundo para criar um cliente RCS universal que possa ser explorado por todos os operadores GSMA.
RCS significa Rich Communication Services, uma sigla pomposa para indicar um cliente que permite não só enviar mensagens de texto e MMS, mas compartilhar emojis, arquivos, criar chats em grupo e até mesmo revelar ao remetente quando o destinatário recebeu e leu a mensagem. Este app era para ser o Android Mensagens, mas ainda não chegou nem perto disso e entre principais funções tem:
- Compartilhamento rápido de fotos e vídeos diretamente do app. Também é possível enviar mensagens de áudio para seus contatos;
- Pesquisa rápida de contatos e conversas;
- Possibilidade de bloquear remetentes de SMS;
- Compatibilidade com emoticons, adesivos, compartilhamento de local, conversas com texto colorido, arquivamento de mensagens e outros.
Passado um ano, claramente vemos que a Google não atingiu aquilo que almejava: oferecer um serviço de SMS tão atraente quanto WhatsApp e o Facebook Messenger. A única vantagem que a gigante das buscas teve foi tornar o aplicativo um serviço parte da "família Google", que chega pré-instalado em praticamente todos os dispositivos Android. Incluindo fabricantes como a LG, Motorola, Sony, HTC, e Nokia.
Logo, se você possui um smartphone de alguma destas empresas e receber o update do app, a única coisa que muda é o nome. Talvez no futuro, passamos ver o SMS como um serviço inovador, neste momento, continua atrás de muitos outros serviços.
Será que a Google, em parceria com outras empresas, conseguirá tornar o Android Messenger um aplicativo essencial para todos? Ou este será para sempre um serviço que usaremos apenas quando não tivermos acesso à internet?
Se a big G tivesse coragem de colocar SMS gratuito, com o envio de arquivos pela rede, n tinha whatsapp nem telegram q conseguisse competir.
Eu gostaria muito que as operadoras abraçasse a ideia, e abrir ao publico o SMS gratuito, como acontece nos EUA, com o iMessenge que é bastante usado, lá nos estados unidos é grátis, enquanto aqui, testando esse aplicativo, enviei um texto a cobrar, e a pessoa que aceitou, diz que cobrou 45 centavos, é de rachar de rir.
No momento em que o Google tiver coragem de "pegar" as qualidades do Telegram, "pegar" a chamada de vídeo do Duo e colocar em seu mensageiro SMS, FUNCIONANDO TUDO EM APENAS UM APLICATIVO, a big G terá feito um App para concorrer com os mensageiros tops.
O título da matéria diz uma coisa e o texto diz outra. Enfim, me referindo ao título da matéria: poderia mostrar fontes que mostrem o lucro real do Google com os SMS??
mandando o sms tanto faz
Quem acabou com o SMS foram as operadoras que cobravam caro demais por algo muito barato pra elas. Só agora percebemos que o custo do SMS é irrisório, e as operadoras sempre meteram a faca. Lembro que no começo eu pagava 1 real por cada sms na Vivo.
Mas se não tiver rede 4G disponível ( ou 3G ) e wi fi, como se usa esse app??
Uai José, é um aplicativo de mensagens SMS, só precisa de sinal de rede para ligações mesmo!
Alguém aqui ainda usa SMS ?
eu uso é muito ainda quando tô na rua sem crédito pra ligar aí é ele que sempre me salva
A Google deveria unificar esse aplicativo com o Allo e Duo, seria muito mais simples ganhar o público
Uma coisa que me fez desistir da dupla Allo/Duos é que para eles reconheceram os seus contatos que tambem usam eles e preciso inserir o DDD na sua agenda.
No meu caso, tenho um plano da Vivo Fixo que posso fazer ligações apenas para fixo local. E colocando o DDD (mesmo sendo da minha região), o meu número regeita as ligações. Apps como WA e Telegrama, por exemplo, auto completam o DDD no próprio app, sem a obrigatoriedade de tempos na minha agenda.
Recurso simples, mas que é falho nos apps da Google.
Triste não conhecer o Operadora DDD
Triste é a pessoa ler, não entender nada e tentar ser soberbo.
SMS sempre foi prático, a ideia da Google é muito muito boa, porém o investimento é baixo. WhatsApp tá no topo hoje, e pra tirar basta uma boa e forte estratégia, já que a parte do financeiro pode ser ilimitada.
Também o SMS nos aparelhos com a Android Stock só pode ser recebido por Mensageiro do Google... Fora o pessoal que aplica o GApps Stock e os ports para alguns aparelhos, como o port do Pixel XL para o Nexus 6P com umas features a mais que acabou sendo chamada de MegaPixel ROM.
SMS é bom pois pode ser usado quando o 3G/4G estão fora do ar! No dia a dia o pessoal prefere usar apps de chat.
eu parei completamente de mandar SMS
²
Nunca pensei que veria a Nokia nesses barco. Agr só falta vim para o Brasil de novo