Estes são os sintomas de um smartphone Android infectado por vírus. Saiba como protegê-lo
O Android é um sistema operacional seguro, no entanto, as ameaças estão por toda parte. Nossos smartphones foram desenvolvidos para nos manter conectados com o mundo, o que pode ser uma excelente vantagem, como também uma brecha para essas ameaças. De qualquer maneira, o melhor é estar protegido.
- Zero-Day: nova falha de segurança atinge 66% dos dispositivos Android
- 15 funções do Android que o Google não quer que você conheça!
Nenhum sistema operacional está livre de vírus, embora algumas pessoas pensem o contrário. A maioria dos vírus e malwares exploram vulnerabilidades existentes em versões mais antigas do SO, principalmente as falhas que concedem permissões de acesso ao dispositivo, como uso da localização e memorização de senhas.
Sim, nem mesmo os dispositivos da Apple estão livres. Há alguns anos, quando os smartphones não representavam nem 20% dos dispositivos globais, nenhum hacker ou criminoso virtual perdeu tempo no desenvolvimento de malwares para sistemas móveis. No entanto, as coisas mudaram desde então, visto que atualmente os smartphones estão cada vez mais presentes no mundo inteiro.
Os smartphones que rodam com Android representam 80% do mercado global de dispositivos móveis, ou seja, o SO do Google é claramente o principal alvo dos hackers. Vale lembrar que o Google libera mensalmente um patch de atualização que traz inúmeras correções de segurança para o sistema. Entretanto, devido ao problema de fragmentação do SO, muitos usuários acabam não recebendo o pacote corretivo pelo fabricante do dispositivo.
A primeira medida para evitar danos ao software é mantê-lo atualizado, e essa instrução é válida tanto para o sistema operacional quanto para os aplicativos. Aliás, essa medida deve ser adotada para qualquer gadget, como computadores, tablets e roteadores: quanto mais atualizado, melhor.
Como saber se o seu smartphone está infectado
Os sintomas podem variar bastante. De fato, se um vírus é bom, dificilmente você irá notá-lo. A maioria dos malwares chegam por meio de anúncios, que estão presentes na internet, em apps e jogos. Por diversas vezes, você verá anúncios estranhos ou de origem desconhecida e que não condizem com sua realidade - desde o tipo de produto anunciado, preço muito baixo e idioma do anúncio, por exemplo.
Existem quatro sinais de uma infeção por vírus ou malware que você poderá encontrar, são elas:
- Publicidade na barra de notificações: Esse método é muito comum entre apps e jogos, e muitos malwares aproveitam desse comportamento para explorar seu dispositivo.
- Redirecionamento automático: Se você tentou visitar uma página e foi direcionado para outra, provavelmente esse comportamento é o sinal de malware. Por muitas vezes o problema não está no seu dispositivo, mas sim no próprio site que você está tentando acessar, no entanto, o malware irá tirar proveito da sua conexão para explorar o seu dispositivo.
- Uso excessivo de dados de internet: Caso o consumo de dados da sua internet tenha aumentado, tanto para download quanto para upload, suspeite.
- Uso excessivo de bateria: Se algum aplicativo estiver usando mais energia do que o convencional, provavelmente, este pode estar com algum tipo de malware.
Que tipos de vírus ou malwares podemos pegar
O ser humano é dotado de um ótimo nível de inteligência, no entanto, cada um se esforça para utilizá-la da forma que mais lhe convém. Existem muitos tipos de malwares, vírus ou worms, como esses que explicaremos a seguir:
- Adware: Esse é um tipo de publicidade; não é perigosa, mas pode ser um incômodo.
- Spyware: Rouba informações do seu dispositivo. Essa categoria de vírus não costuma causar um mal funcionamento do sistema, ou seja, pode passar despercebido. O alvo é, geralmente, senhas de bancos e de redes sociais. Em alguns casos, o usuário é chantageado pelo hacker.
- Scareware: São anúncios que nos assustam executando funções do dispositivo automaticamente, como baixando aplicativos sem autorização ou reiniciando o dispositivo constantemente.
- Ransomware: Esse tipo de vírus é quase um trote, visto que ele simula tipos de sequestros e pede dinheiro ao usuário. Se o valor solicitado for pago, nada acontecerá nem com o dispositivo e muito menos com a suposta pessoa em perigo.
- Trojan: O Trojan não é o próprio vírus, mas sim um software que é instalado no dispositivo que, mais tarde, irá instalar novos softwares maliciosos.
- Worm: É capaz de copiar dados e informações para outros dispositivos, além disso, esse malware envia e-mails e mensagens para outros contatos automaticamente.
Como remover um vírus ou malware do seu smartphone
Prevenção
Como falamos no início do artigo: melhor prevenir do que remediar. A chave para qualquer proteção é manter softwares e aplicativos sempre atualizados. Lembre-se de baixar apps e jogos somente da Play Store, no caso do Android.
Bom senso
Esteja sempre atento durante a navegação pela internet ou quando seu dispositivo estiver conectado em redes Wi-Fi públicas. Não clique em avisos que surgem em sites indicando a presença de vírus em seu dispositivo - mesmo aqueles que informam o modelo e o nome do seu smartphone. Provavelmente, esse aviso instalará malwares em seu dispositivo.
A chave para qualquer proteção é manter softwares e aplicativos sempre atualizados
Antivírus
Talvez, a solução para muitos pode ser a instalação de um bom antivírus. A maioria desses softwares detectam ameaças e outros softwares maliciosos e; na sequência, estes serão removidos ou bloqueados sem causar nenhum estrago ao seu dispositivo.
Backup e Restaurar configurações originais
Fazer um backup de todos os seus dados e restaurar o dispositivo para suas configurações de fábrica pode ser uma ótima alternativa. Claro, lembre-se de não transferir os dados que possuem ligação com o conteúdo infectado; como, por exemplo, imagens recebidas pelo WhatsApp.
E aí, alguma vez você teve problemas com vírus em seu Android? Como você fez para resolver? Conte-nos sua experiência através dos comentários abaixo.
Este artigo por escrito em parceira com Luis Ortega do AndroidPIT.es
Assim que tenho problemas de lentidão e tal ou suspeita de vírus . Só restauro. Graças ao Android 6 que tem como salvar os dados do Apps no Drive facilita muito.
360 security lite e bem pequeno para aparelho com ate 1ram
Nunca baixo APP que fala que meu aparelho esta com virus e nunca tive problemas com Android VC e o melhor anti virus ou baixa um
Já passei por um perrengue desses estava navegando e dirrepente apareceu um aviso de viros e q eu teria q estalar um a APP q iria destruir o virus eu aflito aseitei e instalei o APP , da i então não conceguia mas ver nem fotos n vídeos da minha galeria , então restou fazer um restauração de fabrica foi então q o problema foi resolvido .
certa vez eu instalei um apk do play store que era um papel de parede do dragon ball, eu tinha root no celular e usava o root apenas para colocar alguns apks selecionados como arquivos de sistema, assim que instalei o papel de parede animado o celular mudou o visual e começou a baixar aplicativos sem minha permissão, entao fissei o celular todo até descobrir o que estava causando isso, e vi que o papel de parede animado que eu tinha baixado da play store que tinha se tornado arquivo de sistema que estava bugando meu celular, desinstalei o papel de parede mas ai o celular ficou com mensagens de erro e travando, é o unico jeito foi reistalando o sistema novamente.
😂😂😂 amém
só escrevi esse livro pq lá em cima fala que só deve baixar arquivos da play store, e foi justamente da play store que me concedeu o virus.só foi essa vez que peguei virus
O negócio é não ser burro... já virus que o nome do arquivo era "isso não é vírus".
Sinceramente, fico cabreira de instalar anti vírus, mas também não saio clicando em tudo.
Gente gostaria que vc s me ajuda se meu moto g 2 geração só carrega se eu desligar e ligar o aparelho.por favor me ajudem?
Anti virus completos???
Qual melhor app para anti virus????
Qual melhor anti-virus para android 5/pelo play store.
Eu uso o AVG pago, é muito bom e ainda tem anti furto com armadilha de câmera, também consegue enviar comandos por SMS para o celular roubado
O cerberus também é antigo furto e muito bom. Uso a anos no meu celular é no da minha esposa só não é anti virus...
Mas tmbm nunca peguei vírus num celular.
Eu achei o CM Security bem interessante!
Prudência e canja de galinha...
Agora, não pude deixar de notar:
Foto da matéria tirada na macro, LG G4 ;-)
Nunca tive problemas, nem me preocupo
Dai vc vai instala um antivírus, juntamente com facebook e facebook messenger+wallpaper animado!
Pronto quero ver que vírus consegue penetrar essa desgraça que vai virar!
só não ficar visitando site pornô no smart kkk
😂
Tenho pc ha 10 anos e smarth ha 5 e nunca instalei nenhum antivirus em nenhum dos 2 e nunca instalarei kkkkkkkkkkkkk...