3 incríveis serviços do Android que os brasileiros não verão tão cedo!
Desde o lançamento do Samsung Galaxy S6 e sua variante Edge venho percebendo que os brasileiros estão pagando um preço bastante alto por seus smartphones Android sem nem mesmo contar com todas as funções prometidas pela Google e pelas OEMs. O Android Pay, a loja de dispositivos da Google, o Project Fi e outros são exemplos de serviços que existem em outros países, otimizam a experiência de uso da plataforma Android, mas ainda são apenas promessas no Brasil. Confira alguns dos serviços do Android pelos quais você acaba pagando, mas pode nunca contar com eles.
1. Android Pay
- Android Marshmallow: todas as informações e funções da nova versão do SO
- Samsung Pay vs Apple Pay: O que você precisa saber
O Android Pay foi anunciado durante o Google IO 2015 como uma nova solução de pagamentos móveis e traz a integração avançada entre emuladores de cartões, internet e conectividade NFC (Near Field Communication) para oferecer uma forma de pagamento mobile mais simples e segura para os usuários de smartphones. O Android Pay oferece suporte para Android 4.4. ou superior, mas deve começar a ser implementado no Canadá e alguns mercados da Europa Ocidental. Mais uma vez temos um serviço de pagamento móvel que não deve chegar ao país pelos próximos 2 anos.
Em declaração ao jornal Folha de São Paulo, o diretor de inovação da operadora de pagamentos Ciela, Luiz Enrique Didier, afirma que a maior parte das máquinas da empresa utilizam NFC (1,4 milhão do total de 2 milhões), o que "falta é a Google conversar com os bancos". Contudo, durante evento da Samsung para a imprensa brasileira no MWC 2015, foi dito que o Samsung Pay, serviço similar e concorrente do Android Pay, deve começar a engatinhar no país daqui a pelo menos 2 anos.
Em contato com o Google Brasil fui informada de que ainda não existe previsão de lançamento da ferramenta no país. Logo, apesar do Android M trazer a opção como nativa do sistema, incluindo aqui um recurso de leitura biométrica, é possível que os usuários brasileiros nunca venham a usar o serviço como conhecemos hoje.
2. Loja de dispositivos
- Lançada a loja de dispositivos do Google: estamos mais perto dos Nexus no Brasil?
Desde de novembro de 2014 a Google Play Store brasileira já aceita cartões de crédito e débito nacionais como forma de pagamento, bem como vale-presente. Este é um indicativo de que a loja está em processo de nacionalização. Mas então por que ainda não é possível comprar dispositivos móveis no país a partir da loja da Google? De acordo com uma das nossas fontes de dentro da Google, a resposta é a manufatura nacional e a alta taxa de impostos. Apesar do Nexus 6 ser um dispositivo-exceção dentro da ideia da Google de que smartphones Nexus devem ser acessíveis, você só pode comprar os aparelhos da linha através da fabricante parceira da Google. No Brasil, apenas a Samsung (Galaxy X no Brasil) e a LG (Nexus 4 e Nexus 5) colocaram seus dispositivos Nexus à disposição dos usuários.
Para além da linha Nexus, só é possível comprar smartwatches rodando com Android Wear nas lojas oficiais e parceiras das fabricantes como a Sony, Motorola e LG, por exemplo. O Nexus Player e a Android TV também são recursos que até o momento só podem ser adquiridos em território nacional por importação e não através da Google Play Store. Sem falar que o Android One, um projeto que vem tendo um grande sucesso em mercados emergentes, pode nunca ser anunciado no Brasil por causa da questão de logística da Google no país.
Como consequência disso os brasileiros não contam com a possibilidade de ter um aparelho Android rodando um sistema operacional sem modificações de fabricante a preços mais acessíveis comprando direto da loja da Google.
3. Project Fi
- Project Fi: a operadora de telefonia móvel do Google é anunciada
Do laboratório Google[x] saem projetos mirabolantes como o Google Glass, o Project Loon, o carro autônomo do Google e outros tantos. Entre estes, o destaque de 2015 parece mesmo ser o Project Fi, e oferece um serviço de telefonia móvel próprio da gigante das buscas, primeiramente nos EUA.
Através do Project Fi o usuário terá acesso à melhor rede móvel que estiver disponível, alternando entre pontos Wi-Fi e antenas de operadoras parceiras do serviço, como a T-Mobile e Sprint. De acordo com a Google, será possível iniciar uma atividade no WiFi, como uma ligação, e transferir o sinal para uma rede 4G disponível sem queda na conexão ou tempo perdido. O Project Fi hospeda o número de telefone do usuário na nuvem, permitindo que os planos de dados ou voz do mesmo possam ser utilizados em qualquer aparelho logado com a mesma conta do Google. Assim como qualquer operadora, o Project Fi também comercializa planos de voz.
O Project Fi chega para melhorar a qualidade de sinal para planos de dados e de voz, e ainda pretende diminuir os custos de ligações e navegação. Este projeto poderia ser excelente para usuários brasileiros, contudo, assim como os demais serviços citados acima, não existe previsão de um dia ser implementado no país.
E aí, qual destas características da plataforma Android você mais sente falta neste momento no Brasil? Que outros serviços do Google você acha que não irão chegar para nós?
concordo com você mano
Cara, mal vi essa imagem do smartphone, e fiquei comparando com o Nexus 6, mas parece MUITO menor esses falantes e bordas superior e inferior e como se tivesse um aro em volta do smartphone, Lembra MUITO o Moto X 2013 no aproveitamento de espaço mas contendo os falantes.
espero que o Moto X 2015 seja deste jeito e com basicamente nenhum relevo nos falantes (algo como o Moto G 2) e com som estéreo, tendo 5.2 polegadas (sera menor que o Moto X 2014 devido o corpo mais bem aproveitado).
Gostei muito desse Android Pay pela facilidade de pagar algo, mas enquanto esse governo lixo estiver no poder nunca terei o prazer de ter esse sistema no meu smartphone.
O QUÊ o governo federal tem a ver com isso, meu chapa??? Você POR ACASO leu isso aqui no texto???: "falta é a Google conversar com os bancos" . Agora, qual que seria o partido que faria um "governo maravilhoso" na sua opinião? Fiquei extremamente curioso...
Meu véi bota na tua cabeça q toda inovação q se tem lá fora demora pra chegar aqui por causa das altas taxas de impostos e as vezes nem chega como essa Loja de Dispositivos da Google. Compreendeu agora? Se não, problema teu.
Besteira...
No Brasil ainda termos a vantagem da maior parte das máquinas de cartão já terem suporte para o NFC (situação bem diferente dos EUA inclusive)!
O que falta é o Google ter interesse e lançar o serviço por aqui, simples assim!
O Brasil será sempre o país do futuro. O problema é que quando esse futuro chega, ele já virou passado em outros lugares. Pagamos caro nos aparelhos, na telefonia e internet (fixa ou móvel) e não existe retorno na forma de investimentos. Basicamente smartphone é para mexer em rede social e mandar mensagens instantâneas, o resto é para poucos que se atravem a pagar os preços proibitivos dos pacotes de dados oferecidos pelas nossas (des)operadoras.
Pagamos caro na maioria sim dos fabricantes, MENOS a Motorola, que cobra aqui +/- o que cobra nos EUA, portanto sua observação é furada, pois o problema é de ganância dos fabricantes e não de impostos. Nossas operadoras são empresas privadas, e como empresas privadas elas fazem o que bem entendem em nosso mercado, ainda mais porque estão protegidas pela vergonhosa LGT, "lei geral das telecomunicações" criada pelo Fernando Henrique Cardoso.
Galera, um grupo muito seleto (se não um ou dois) de países ofereçe esses serviços, não entremos em pânico.
Na realidade o Project Fi é realmente bem seleto, mas os pagamentos via NFC e a loja do Google não é algo que se possa dizer estar em poucos países. Vejo um grande potencial no Project Fi, e acho o serviço realmente interessante para o público brasileiro, mas também vejo que seria muito difícil da Google entrar em um acordo com as operadoras nacionais, mas não acho impossível...
O serviço oferecido pelo FON existe no Brasil? www.fon.com.
Project Fi na frente com certeza, infelizmente aqui é Brasil.
Tem que fazer um reset bruto da política no pais.
Só vai começar a mudar quando jogarem uma bomba no palácio do planalto,na câmara dos deputados e no congresso dos senadores.
Só acho que deveria mudar todo esse nosso Brasil pq como esta não da pra continuar kkkkkkk
O Brasil é atrasado em tudo,graças aos impostos altíssimos que o governo aplica,varias fabricantes deixam de trazer seus produtos para o Brasil e quando chega ao Brasil já perdeu a graça porque o produto já terá anos que foi lançado e já terá várias tecnologia melhor do que ela. O Brasil nunca será um país de primeiro mundo graças aos governantes do nosso país.
Triste realidade.
verdade verdadeira.
Já foi enviado pro congresso 2 vezes projeto de reforma tributária do governo, mas nunca passou. Temos que cobrar do Congresso.