Android Oreo 8.1 vai reduzir tamanho dos apps inativos para economizar memória
Após testar por algumas semanas o Moto X4 e perceber que em menos de um mês eu seria capaz de preencher a memória interna do aparelho com os poucos apps que eu instalo porque a plataforma com as funções que a Motorola adiciona estava ocupando metade dos 32 GB de fábrica, voltei a pensar no problema da falta de espaço. A quantidade de memória interna nos smartphones melhorou, especialmente nos topo de linha, mas nos aparelho de entrada e intermediários continua sendo uma questão. O lado bom é que a Google começou a tentar resolver isso.
como você já sabe, a versão para desenvolvedores do Android Oreo 8.1 já está circulando por aí e por isso alguns recursos começam a aparecer, como este de reduzir o tamanho dos apps para economizar memória interna. Quem primeiro divulgou a novidade foi o site XDA Developers. Um tópico no Android Open Source Project fala de um recurso de economia de espaço que é acionado automaticamente quando o dispositivo está com pouco espaço.
Depois de um período de tempo especificado pelo Android, os aplicativos que não tenham sido utilizadas naquele período são marcadas como inativos pelo Android e rebaixados. O Android considera ativos apps que foram abertos recentemente em primeiro plano, ou que estão rodando no fundo ao mesmo tempo, sendo usado por outros apps.
É uma solução elegante, mas não é decisiva, afinal, aplicativos ativos ocupam a mesma quantidade de espaço de instalação. Além disso, as fabricantes terão que habilitar esse recurso manualmente, o que pode ser um entrave.
Fonte: XDA Developers
vamos ver isso
Poderia dar mais liberdade para desinstalar (ao invés de desabilitar) apps nativos.
Tomara que funcione...
Se for igual o quase milagroso, quando foi anunciado, modo Doze (Que não mudou PN), vai aparecer aviso de memória cheia do mesmo jeiro, e os apps vão continuar cheios de cache. Dica, melhor investir em um smartphone com memória maior do que confiar nas promessas da Google.....
Dica sensata, melhor coisa é não confiar em softwares milagreiros e comprar um smart com memória de sobra.
kkkkk gostei do PN
Eu agora estou com um Nexus 5x, aparelho muito bom, me inscrevi no programa Beta e já estou na atualização 8.1. Muito top estou gostando muito.
Qualquer melhoria pra beneficiar a nós usuários é valida!
O Android por ser um sistema mais aberto, flexível, poderia perfeitamente deixar o usuário escolher quais aplicativos ele deseja desinstalar. Tirando o Chrome e Play Store, o resto seria tudo excluído da memória. O sistema e o próprio Google, acaba trazendo muita tranqueira, e quem tem pouca memória iria agradecer. Afinal, quando compramos um smartphone, presumo eu, o cliente passa a ser o dono, caberia ao Google entender isso. Algumas coisas melhoraram nos últimos anos, mas é preciso deixar o controle mais na mão do usuário. De restrições já basta a Apple.
Seria uma boa solução, igual quando instalamos custom rom e escolhemos o tamanho do Gaps. Cada um instalaria o qual respectivamente combina com o seu uso....
Não consigo entender o porque dessa imposição da Google e fabricantes, não seria mais fácil ao invés de criar funções pra reduzir o impacto de apps inativos na memória, retirar as tranqueiras e deixar o usuário decidir oque ele quer usar?
Gostei da ideia. Seria ótimo se isso acontecesse.
Acredito que qualquer quer fosse o dispositivo, era para vir com, pelo menos, 64 GB de memória. Tive um com essa quantidade e agora estou com outro que possui a metade e estou sofrendo um pouco, tem que se instalar um cartão micro sd, se não a coisa se complica.
Ah, depois que tive o primeiro de 64 GB, eu me nego a comprar outro aparelho com memória menor. Já é o 3° e meio até que me acostumei com esse espaço, já tô pensando em evoluir para os de 128 GB no próximo kkkkkk
Eu tb, depois que comprei o primeiro com 64Gb não cogito mais comprar com memória inferior.
Até que enfim alguém pensou nisso! Ufa! Viva 2017.
Se as OEMs reduzirem os seus bloatwares já seria um grande passo , ou pelo menos permitir que sejam desinstalados.
empresas chinesas lançando celular com tela quase sem bordas, 4gb de ram e 64GB de memoria interna por menos de 600 reais, enquanto isso as "marca boa" daqui sacaneando com J3 de 8GB, e Moto E de 16GB por mais de 600 reais
Pois é, essas empresas de "marca boa" não terão mais o meu dinheiro suado, só me arrependo de não ter importado antes.
2