Oreo cresce minimamente, Nougat ganha espaço e versões antigas do Android caem
É como acompanhar uma corrida de cavalos. Ficamos torcendo para o nosso preferido e vemos alguns avançando pouco a pouco. É dessa forma que eu enxergo os relatórios mensais de adoção das versões do Android. Agora em novembro, as coisas não estão piorando, mas estamos longe de comemorar uma melhora significativa.
Todo mês o site da Google direcionado aos desenvolvedores libera uma tabela e um gráfico com as atuais distribuições das versões do sistema Android. Agora em novembro, a tabela mostra uma adoção ainda tímida do Android Oreo 8.0, um crescimento bom do Android Nougat 7.x e uma diminuição das versões mais antigas.
O Oreo agora está presente em 0,3% dos aparelhos Android, e embora pareça pouco, é preciso lembrar que ele foi lançado tem seis semanas, e que só está saindo de fábrica nos novos Pixel 2 e Pixel 2 XL e na linha XZ1 da Sony.
Empresas como a Samsung e Huawei estão para lançar suas versões do Oreo, aparelhos da HTC e da Huawei anunciados recentemente já devem vir também com essa versão e aparelhos da linha Nexus e antigos Pixel estão sendo atualizados.
Em junho, a versão Nougat 7.x do Android beirava os 10%, e agora estamos com 20,6%. Por mais que não seja a versão mais atual, ser a versão anterior a ela e vê-la crescendo é uma boa notícia, ainda mais vendo os outros números caindo. Apesar disso, o Android Marshmallow 6.0 ainda é o mais utilizado, com 30,9%.
Essa liderança ainda deve durar alguns meses, assim como o segundo lugar pertencente ao Android Lollipop 5.x, que aparece com 27,2%. Versões com menos de 0,1% não são contabilizadas, mas com oito versões principais ainda circulando, vemos que a fragmentação ainda é um problema que irá levar um bom tempo para sumir.
Um bilhão de aparelhos desatualizados
Dan Luu, ex-engenheiro da Google e atual engenheiro da Microsoft publicou um artigo em que mostra através de gráficos que atualmente existem aproximadamente um bilhão de dispositivos com Android desatualizados.
De acordo com Luu, um grande problema é que a velocidade em que os smartphones ficam atualizados é muito grande, o que dificulta a vida dos desenvolvedores para a implementação de APIs mais novas. Isso sem contar no enorme problema de segurança.
Ele relembra que a Google afirmou que esse problema está sendo resolvido com o Oreo, uma vez que o Android não é mais tão profundamente atrelado ao hardware como era nas versões anteriores. Mas tentativas anteriores o deixam cético quanto a essa nova solução, e mesmo que ela realmente funcione, levarão anos até que a versão Oreo do Android chegue a muitos aparelhos.
Luu afirma que é uma sorte caso você possua um aparelho de 2015 que será atualizado para o Oreo, e cita como exemplo um Moto X que teve. Ele ganhou um Moto X em 2013, quando trabalhava para a Google e a Motorola fazia parte da empresa. Atualmente, o aparelho está estacionado na versão 5.1 do Android, lançada em 2015. Já o iPhone 5S, lançado no mesmo ano de 2013, está recebendo o iOS 11, a versão mais atual do sistema móvel da Apple.
- Android 8.0 Oreo lançado! Conheça todas as novidades e funções
- Projeto Treble: Google quer deixar as atualizações do Android mais fáceis
Repito o que já disse em diversos artigos que postei aqui. Essa é o maior desafio que a Google enfrenta com o Android, e embora seja responsável por muita coisa nesse problema, não é a única culpada. Fabricantes também precisam parar de pensar apenas nos lançamentos e trabalhar para mais suporte aos aparelhos antigos.
O que você acha dos gráficos? Estamos indo por um bom caminho?
Fonte: 9to5google, Google, Dan Luu
Engraçado são os 7.4% que ainda estão usando ou o Gingerbread, ou o Ice Cream Sandwich ou o Jelly Bean.
Deve ser o resultado de tantos Samsung Galaxy Pocket, Galaxy Ace, Galaxy Young, Galaxy S Duos, Galaxy Trend, Galaxy Fame, Galaxy Grand Duos, Galaxy Win, Galaxy S2, Galaxy S3, Galaxy Note 1, LG Optimus L3, L5, L7, L9, L1 II, L3 II, L4, L5 II, Motorola Defy, Motosmart, Atrix, RAZR, etc.
Acho que a atualização e importante na medida que traga melhorias e outras funcionalidades para os aparelhos.
Aparelhos que na grande maioria tem hardware de sobra para suportar a atualização, mas por questão capitalista ficam de fora.
Ex: LG G4 HEXA CORE 3GB DE RAM e ainda nem recebeu o nougat e talvez nem venha receber...
A questão não e a fome de se estar atualizado e sim a indignaçao de se ter condições e simplesmente ficar esquecido.... E ate mesmo com path de segurança que muitos gadgets sequer receberam.
Pra mim nao e nada de consumismo e sim indignação. ;-)
Essa fragmentação do Android não tem jeito não, usuário que quiser ter aparelho atualizado tem que comprar um pixel ou então comprar aparelhos high end no lançamento e trocar depois de 2 anos....
Normal Oreo crescer minimamente... A maioria das marcas ainda nao receberam o update
Receber eles receberam, ainda não terminaram de modificar suas versões para liberar update....
Eu estou doido pra instalar o Android 8.0 customizado no meu muv pro
Meu Xiaomi ainda está no 6.0.1, mas o que importa é a versão da miui.
Com certeza, com a Xiaomi a gente nem se lembra da versão do Android. Meu Mi5s Plus tá no 6.0.1 com a MIUI 8, mas como a MIUI 9 tá saindo já, acredito que vá atualizar para o Nougat também....
Ainda nem atualizei o meu aparelho para o Android Nougat, imagina o Oreo, só se comprar outro.
Triste realidade do universo Android 😏
Ainda está muito lento, porém, o dispositivo que uso já está na versão 7.0 .
Mas só vai receber o Android Oreo provavelmente lá por Maio ou Junho.
as fabricantes só atualizam os mais novos e mesmo assim demora...
Eu nem quero mais saber de Android atualizado, se o Oreo não viver eu meto custon ROM, cansei de depender da Google e das fabricantes pra ter software atualizado, cansei de comprar Hardware pelas promessas de Software da Google, esses números só compravam que a obsolescência programada ainda é proposital e impera no sistema Android.
Pior que é, Quem comprou um Galaxy S8 esse ano vai ter update até 2019 em média. Quem comprou um iPhone 8 vai ter update no mínimo até 2021. Como já migrei para o IOS uma vez, migraria de novo sem problemas mas como tô usando Xiaomi agora, parei de me aborrecer e me importar com versão do Android.....
Não acho que a culpa seja apenas do Google, mas sim das próprias fabricantes!
Não estou aqui defendendo o Google, mas é injusto só o Google receber a culpa!
Só lembrando que o Google tentou ela responsável por toda atualização do Android, mas a Samsung foi a primeira "soltar os cachorros"! Dai a Google recuou e deixou como está. Pois o impacto em perder a Samsung seria catastrófico para o Android!
Perder a Samsung é perder a maior parte do mercado! Seguido por Motorola!
Era só deixar a Samsung ir, a Nokia foi um grande exemplo, se achava a imbatível e esnobou o Android e todos sabemos qual foi o fim da história. Por mais que não seja mais a mesma empresa hoje em dia, mas podemos chamar de "A volta do cão arrependido".....
Não, muito lento, falta vontade para fazer um sistema que não dependa da ganância e avareza de ninguém. Quando aparecer algum sistema aberto que dê a possibilidade de o usuário instalar o SÓ direto do site da empresa, aí pode ser que eles da noite para o dia resolva isso. Pode até acontecer de não surgir uma empresa para concorrer com o Android, mais com o avanço da tecnologia é só sim. Talvez seria até bom. O symbian sucumbiu quando já fora o melhor sistema de smartphones, a Google tem que pensar nisso e resolver logo esse problema, fazendo um sistema livre do poder ganancioso de muitas empresas. Nada de suporte, quando há, primeiro tem que lançar novos aparelhos com o novo sistema aí quando está pra sair outro sistema é que começa a atualizar os que querem. O suporte ao cliente sempre é em último lugar. Se as empresas tivessem respeito pelos seus clientes, trabalhariam para atualizar primeiro antes de querer vender o sistema Android num novo aparelho que só muda mínimas coisas, e coloca uma letra a mais no novo modelo para seduzir o povo ao consumismo. Por isso que não espero nada de empresa alguma, não quer atualizar, root no aparelho e lineageOS nele.
A Salvação pra aparelhos com mais de 2 anos são exatamente as custom rom!
Graças aos team que desenvolvem, tenho o Android na ultima versão e com o ultimo patch de segurança lançado!