Anatel convoca reunião para definir edital do 5G no Brasil
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) convocou nesta semana uma reunião extraordinária para iniciar as tratativas sobre o edital de implantação do 5G no Brasil.
O processo deveria ter sido iniciado em 2020, mas depois de inúmeros atrasos, somente agora é que órgão começará a dar andamento aos procedimentos legais de implantação. A reunião, prevista para o dia 01/02, servirá para o debate sobre a aprovação do edital que regulamentará o leilão das frequências.
5G no Brasil somente em 2022
As normas técnicas definidas até agora preveem a utilização da faixa de 3,5 GHz para o 5G. Se os pareceres técnicos forem aprovados, o edital tratará sobre os investimentos em infraestrutura necessários e a divisão de lotes geográficos para exploração das operadoras. Caso as normas propostas não sejam aprovadas o processo fica paralisado até que os novos ajustes sejam aplicados.
A expectativa é que o leilão ocorra apenas no segundo semestre de 2021, ainda sem data definida. A implantação da tecnologia 5G ficará provavelmente para 2022, embora muitos modelos de smartphones compatíveis com essa faixa já estejam sendo vendidos nas lojas brasileiras.
Conteúdo editorial recomendado
Com o seu consentimento, o conteúdo externo é carregado aqui.
Ao clicar no botão acima, concorda que o conteúdo externo poderá ser-lhe exibido. Os dados pessoais podem ser transmitidos a fornecedores terceiros no processo. Pode encontrar mais informações sobre isto no nosso Política de Privacidade.